Previsões curto prazo (até 3 dias) - Março 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Para estes próximos dias, devido a uma depressão localizada sobre Marrocos, teremos regime de lestada. Vento moderado a forte, temperaturas acima do normal, humidade baixa e levante.

iCk6XQi.png


Essa depressão irá transportar até Portugal Continental poeira desérticas.

uI9GfIr.gif


Os níveis de humidade relativa serão baixos. Amanhã durante a tarde prevê-se que praticamente todo o território esteja abaixo dos 30%, com excepção de certas zonas costeiras e algumas zonas montanhosas. No Alentejo pode mesmo baixar dos 10%.

8FG2kBa.png


Prevê-se que possam ocorrer rajadas fortes, sobretudo nas regiões montanhosas. O AROME aponta mesmo para a possibilidade de rajadas acima dos 90km/h.

WtNxyyX.png


wmwp06J.gif


Devido a estes factores, o risco de incêndio destes dias aumentará significativamente.

s4E8GAX.png


Devido à corrente marítima ser proveniente de leste, iremos ter o chamado levante. Prevêem-se ondas até 3,5 de sueste na costa Sul do Algarve.

jfO8nTW.png

Quer em termos de vento e ondulação, o IPMA está menos intenso que o GFS. Na ondulação, o GFS coloca ondas entre 4 a 5 metros na faixa costeira entre Faro e Sagres e as rajadas de vento andam entre 75 km/h em Faro e quase 90 km/h em Sagres, durante a madrugada de 4ª feira.

Consultando o Windguru para Sagres https://www.windguru.cz/32 e o Windguru para Faro: https://www.windguru.cz/48973
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
aviso_ANPC.jpg

1. SITUAÇÃO: De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se a partir de hoje, 25 de Março, a ocorrência de acentuado aumento da intensidade do vento e a manutenção de valores de temperatura acima do habitual para esta época do ano, que se traduzirá:
-Humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30% na generalidade do território do continente (sendo inferior a 20% na região interior Sul), durante a tarde, verificando-se uma fraca recuperação da humidade durante a noite;
-Intensificação do vento a partir da noite de hoje, do quadrante Leste, por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 65 km/h no litoral a norte do cabo Mondego durante a noite e manhã, e no Algarve a partir do final da tarde. Nas terras altas (acima 800 metros), o vento será moderado a forte (até 50 km/h) do quadrante leste, com rajadas até 80 km/h até final da manhã e a partir do final da tarde.
-Temperatura máxima acima dos valores normais para a época do ano, a contribuir para onda de calor, com valores entre 25ºC e 28ºC nas regiões do Centro e Sul e entre 20ºC e os 25ºC na região norte.
Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre hoje e quarta-feira com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em todo o território continental, com níveis Elevado a Muito Elevado.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS: Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS: A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível MUITO ELEVADO ou superior:
-A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.
A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da Internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
ANPC
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Nebulosidade a crescer rapidamente, já com registo de alguma precipitação.

jAicJEo.gif

Crescem rápido mas chegam ali aos 3.5/4km de altura (-15/-18ºC) espalham-se e não crescem mais verticalmente. Pela previsão do Arome no Meteociel mostra que pode-se formar um ou outro aguaceiro mais intenso mas nada de especial. Para amanhã também tem uma previsão parecida mas podem crescer um pouco mais. Está difícil para trovoadas.

Hoje:

XnVTGc8.gif


Amanhã:

JEFeqCr.gif
 
Estado
Fechado para novas mensagens.