Previsões curto prazo: até 3 dias (Novembro 2015)

Rui Alex

Cumulus
Registo
7 Out 2015
Mensagens
125
Local
Amora
Bem, o TAF do aeroporto de lisboa prevê a chegada dessa frente a partir das 18 até às 24 horas, com vento moderado e períodos de chuva com uma probabilidade de 30% de entre as 18 e as 21 haver períodos de vento com rajadas de 20 nós (aprox 40km/h) e chuva forte acompanhada de trovoada; também probabilidade de 30% de uma noite de chuva/drizzle.

TAF LPPT 011700Z 0118/0224 04013KT 9999 SCT012 BKN025
TEMPO 0118/0124 5000 RA SCT008 BKN015 PROB30
TEMPO 0118/0121 VRB10G20KT 2000 +TSRA SCT005 BKN010 FEW018CB
PROB30
TEMPO 0200/0209 5000 RADZ BR SCT004 BKN008
BECMG 0206/0209 16013KT
BECMG 0218/0221 04007KT
 
  • Gosto
Reactions: meko60 e TiagoLC


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Análise Segunda-Feira:

Pelas 00h, núcleo depressionário a oeste de Peniche e outro núcleo, a sul de Espanha.
Pela madrugada, o núcleo na costa portuguesa desloca-se para S/SW e o núcleo de Espanha rapidamente se aproxima do interior Norte. Vento passa de moderado a fraco:

V8uNqxM.png

WtF8glg.png


Pelas 09h e até às 15h, a depressão perto da costa desloca-se para S/SE e o núcleo a noroeste de Portugal desloca-se para a Galiza. Vento pela manhã/tarde deve-se intensificar e passar a moderado/forte no sul e no noroeste do país. A oeste, no Atlântico, aproximam-se mais dois núcleos:

1AqDBt7.png

n1Lsrqt.png


Entre as 18h e as 00h, o núcleo atinge a costa alentejana e provoca ventos fortes no litoral Sul, o núcleo a norte chega ao golfo da Biscaia. Temos nestas imagens um aglomerado de 4 núcleos:

i1CfUTI.png

cJ7V8rT.png


À meia-noite e pela madrugada fora, a frente deve afetar o interior centro/sul, sendo que no litoral pode chover de um modo fraco:

zzh8Wr0.png

MFvpQJT.png


Com a chegada da manhã, a frente continua a afetar o interior centro e começa a cair chuva no interior norte. No litoral centro/sul continua a chuva fraca da frente oclusa:

usFN48G.png

aMeM99v.png


Pela tarde e até à noite, todo o Norte de Portugal continua sobre a frente lenta que se desloca para Espanha (a frente passa a fazer do núcleo a noroeste), enquanto que o núcleo a sudoeste faz a sua despedida com a passagem da frente oclusa no sul:

d8I2GSJ.png

HfoNcvM.png

MbspXLi.png

LjH3m8S.png


Vai ser mais um dia de céu completamente nublado, sendo que desta vez é o Norte que deve acumular mais. O litoral centro deve acumular pouco ou até nada.

As temperaturas devem baixar ligeiramente no litoral, no interior devem baixar mais.
Boa Segunda-Feira :rain:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A depressão vai ocluindo, sendo difícil já distinguir as massas de ar..

O que se distingue já é a circulação ciclónica que se vai alargando ao largo ou nas proximidades do litoral SW, com a pressão a descer abaixo dos 1005hpa em Sines ( ZIL2).

As próximas horas serão marcadas por actividade convectiva pós frontal de carácter disperso, esta actividade será potenciada pela chegada do cold core em altura e pela acção da região de ciclogenese no litoral sudoeste.

Z8rpuGa.png


Amanhã prevê-se retorno de humidade ( setas a laranja ), o que deverá gerar um 2º round de actividade convectiva intensa, apoiada pelo estabelecimento de um low level jet de sul no Algarve e Alentejo, com advecção diferencial sob o cold core nos níveis médios.

As condições termodinâmicas deverão melhorar bastante, com SBCAPE a atingir até 1500J/kg, som um contexto dinâmico marcado por shear rotacional forte dado o fluxo de NW em altura e de S nos níveis baixos, e forçamento dinâmico adequado com convergencia á sfc.

Neste contexto são de esperar algumas linhas e aglomerados convectivos de carácter semi estacionário em especial nas proximidades do centro da depressão, que avança do litoral Alentejano para o vale do Guadiana.

A sul, no Algarve, células mais discretas evoluirão num ambiente favorável á organização de sistemas supercelulares e segmentos em arco, capazes de gerar tornados/trombas, rajadas severas, precipitação excessiva e granizo.
Por estes motivos coloco um nível laranja, descarto um nível vermelho por haver alguma incerteza nos modelos quanto á escala temporal e espacial da actividade.

xSNi4Fa.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Nos próximos dias deverá abrir uma brecha no anticiclone, estando os núcleos do mesmo a sudoeste e sudeste dos Açores. Isto permitirá que se forme um vasto cavado que trará muita chuva, na sua maioria fraca a moderada, para o arquipélago. Alguma da precipitação deverá chegar ao continente. A Madeira será mais prejudicada.

Oaz5vZj.png


Lá para o dia 6 de Novembro, o GFS indica a formação de mais um rio atmosférico, ou mangueira de incêndio :lol:, que poderá passar sobre a ilha de Sta. Maria.

Khegddy.png


Este fluxo terá mais expressão nos níveis baixos:

RXcQkFf.gif


Contudo, o ar nos vários níveis não está consistentemente saturado ou sequer perto disso. Portanto, a chuva não parece ser muito preocupante.
 
Última edição:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
vai ganhar o GFS... o Hirlam também saiu com a mesma manta de água algures entre Sines e a Lourinhã, entrando pelo vale do Tejo...
Serão bem menos horas de chuva mas o pico vai ser elevado... acima de 20mm numa hora, vão ser activados os avisos laranja na quarta-feira.
 
  • Gosto
Reactions: Garcia

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
vai ganhar o GFS... o Hirlam também saiu com a mesma manta de água algures entre Sines e a Lourinhã, entrando pelo vale do Tejo...
Serão bem menos horas de chuva mas o pico vai ser elevado... acima de 20mm numa hora, vão ser activados os avisos laranja na quarta-feira.
Hoje de manhã estava um membro do IPMA a falar sobre isso na RTP1. Parece que vai ser uma quarta-feira animada e hoje parece que aqui a 20km de Sines ainda posso apanhar alguma coisa.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Análise Terça-Feira

O núcleo depresionário a sul desaparece em Lisboa, o núcleo a Norte já vai no golfo da Biscaia, a oeste aproxima-se outro núcleo.
Das 00h às 06h, vento deve ser moderado no litoral norte e sul, sendo fraco/moderado no resto do país:

ejJDcqU.png

hlwNcBO.png


Pela manhã as isóbaras devem manter-se quase inalteradas, pelo que o vento deve manter-se geralmente fraco/moderado. Do meio-dia até às 18h com a aproximação de outro núcleo o vento no litoral deve passar a moderado:

zOUQwDY.png

G8h5Y3f.png


Pelas 00h, os dois núcleos a oeste agregam-se ao principal no Atlântico e fica tipo um pseudópode a noroeste e a provocar ventos fortes no litoral:

BSLYcWi.png


Em relação à precipitação, pelas 00h frente oclusa acabada de sair do território a sul enquanto que a frente quente continua a afetar o Norte/Centro até que pelas 06h se dissipa perto do litoral:

QuE3YYp.png

pOCgKBY.png

n0jlEMw.png


Das 09h às 15h pós-frontais geram aguaceiros fracos/moderados um pouco por todo o país, a sul do Algarve situa-se uma frente:

RqpcHlN.png

gLVsmT0.png

HznJ0Do.png


À noite continuam os aguaceiros no interior e começa um novo evento, a aproximação de uma superfície frontal de um núcleo no Atlântico que começa a largar chuva no litoral centro:

OJoam4B.png

md7WB3G.png

Qem7jfR.png


Carta das frentes:

00UTC
Frente oclusa a sair a sul, frente quente também a fazer a sua despedida a norte, com extensão ao litoral:
OCIKfUU.png


12UTC
Pós-frontais da linha de instabilidade
EzktvHx.png


00UTC (Quarta)
Interessante a formação de uma frente quente no território que larga chuva no Centro. Aproximação da frente fria.
nwloy2Y.png


As temperaturas devem manter-se iguais às de hoje. Na quarta-feira o evento deve ser mais forte.
Boa Terça-Feria! :rain:

 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Lá para o dia 6 de Novembro, o GFS indica a formação de mais um rio atmosférico, ou mangueira de incêndio :lol:, que poderá passar sobre a ilha de Sta. Maria.

Contudo, o ar nos vários níveis não está consistentemente saturado ou sequer perto disso. Portanto, a chuva não parece ser muito preocupante.

O cenário agravou-se. Já falta pouco tempo e os modelos não concordam com a localização (que é importante para Sta. Maria). Está-se a caminhar para o 3º ou 4º evento do ano deste tipo.

n1mbqDd.gif


Uu6UO0M.gif


LC7xdks.gif
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Análise Quarta-Feira

Um pequeno núcleo secundário cava a noroeste durante a madrugada e vai "lutar" contra a alta pressão da península, o que trará ventos moderados/fortes à ocidental praia lusitana:

XkppOlE.png

392PV1m.png

vIeyNzK.png


Pela manhã o pior já deve ter passado e até ao final do dia as isóbaras vão se afastando, tornando-se o vento fraco/moderado:

Mmb2wuu.png

ugFxvqE.png

UFeVpQY.png


A partir de amanhã a ISO 10ºC começa a chegar ao território, e promete ficar durante os próximos dias. Temperaturas devem aumentar no litoral centro e sul ao longo do dia:

XjKV9wB.png

8hySPex.png

bLNgSFm.png

5qc9IU8.png


A chuva deve começar antes da meia-noite, com o litoral norte a levar com o maior acumulado inicial, depois ao longo da madrugada o litoral centro e o interior levam com as frentes:

2vfRR9d.png

6OZbCBP.png

oMJMUja.png


Às 9h as frentes quente e fria ocludem (mais ou menos na Serra da Estrela). Frente oclusa a norte da Serra da Estrela, frente fria a delimitar quase perfeitamente o sistema Montejunto-Estrela, a frente quente já vai na fronteira com Espanha:

JhjglhZ.png

VzBQj5K.png


A partir das 15h a frente fria faz a sua despedida:

9LwdCbN.png

HuxxhBz.png


O ponto de maior precipitação parece ser onde as frentes ocludem.

Carta das Frentes:

00UTC
twrSUeq.gif


12UTC
xgtptQJ.gif


00UTC (Quinta)
u9c0ulB.gif


Este pode ser o último evento antes do "Verão de S.Martinho"
Boa Quarta-Feira! :rain:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
(...) Este pode ser o último evento antes do "Verão de S.Martinho"
Boa Quarta-Feira! :rain:

Vamos entrar então num período anticiclónico, mas olhando para o GFS parece que Litoral Norte ainda pode ir apanhando uns restos de frentes.
Para o resto do País esperemos que o período de acalmia não dure muito.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Vamos entrar então num período anticiclónico, mas olhando para o GFS parece que Litoral Norte ainda pode ir apanhando uns restos de frentes.
Para o resto do País esperemos que o período de acalmia não dure muito.
O pior é que este tempo anticiclónico que se aproxima não vai trazer geadas nem frio, só temperaturas mais de primavera, o que é um pouco "chato".:dry:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
O pior é que este tempo anticiclónico que se aproxima não vai trazer geadas nem frio, só temperaturas mais de primavera, o que é um pouco "chato".:dry:

Durante o dia sim, as temperaturas devem ser amenas, mas durante as noites já deve dar para ir refrescando, as noites nesta altura do ano já começam a ser muito grandes e em caso de estabilidade atmosférica como a que prevê, poderemos vir ter noites frescas devido a inversões térmicas. ;)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Durante o dia sim, as temperaturas devem ser amenas, mas durante as noites já deve dar para ir refrescando, as noites nesta altura do ano já começam a ser muito grandes e em caso de estabilidade atmosférica como a que prevê, poderemos vir ter noites frescas devido a inversões térmicas. ;)
Sim é verdade mas nesta altura do ano a estabilidade atmosférica podia dar algumas geadas, algo que neste momento não se prevê, nem mesmo em trás-os-montes.:)