Previsões curto prazo: até 3 dias (Outubro 2015)

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O GFS não é muito severo relativamente ao vento no Sábado. O ECMWF também não o parece ser. No entanto, modelos de alta resolução baseados nestes dois modelos globais (WRF e HIRLAM) mostram um pequeno núcleo de baixas pressões que resultaria numa tempestade de vento já bem perigosa no litoral centro e Sul:
d05qUwA.jpg

uEFMxPg.jpg

c7znCGc.jpg

zWPzbyZ.jpg

VmvLCmZ.jpg

ifIYkI5.jpg


A seguir com atenção... pode ser devaneio dos modelos de alta resolução, mas também pode estar a escapar algo aos modelos globais.
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O GFS não é muito severo relativamente ao vento no Sábado. O ECMWF também não o parece ser. No entanto, modelos de alta resolução baseados nestes dois modelos globais (WRF e HIRLAM) mostram um pequeno núcleo de baixas pressões que resultaria numa tempestade de vento já bem perigosa no litoral centro e Sul:

A seguir com atenção... pode ser devaneio dos modelos de alta resolução, mas também pode estar a escapar algo aos modelos globais.

Desde ante-ontem que noto isso nesses modelos... Existe uma discrepância ENORME entre os de alta resolução e os de menos resolução.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esse WRF tem mostrado uma espécie de "Vince II", até aos 500hPa tem uma anomalia térmica quente.
Recomendava bastante cautelas. É aguardar, a depressão sendo tropical/subtropical poderia ser tão pequena que os modelos globais não a "vêem". Mas não estou muito convencido disso.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Desde ante-ontem que noto isso nesses modelos... Existe uma discrepância ENORME entre os de alta resolução e os de menos resolução.

A minha dúv
Esse WRF tem mostrado uma espécie de "Vince II", até aos 500hPa tem uma anomalia térmica quente.
Recomendava bastante cautelas. É aguardar, a depressão sendo tropical/subtropical poderia ser tão pequena que os modelos globais não a "vêem".

Precisamente isto que vinha agora dizer... quer o WRF quer o Hirlam colocam uma depressão algo cavada mas de muito curta extensão, e os modelos globais podem não ter resolução para ver isso...
 
  • Gosto
Reactions: dahon

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
a depressão sendo tropical/subtropical poderia ser tão pequena que os modelos globais não a "vêem". Mas não estou muito convencido disso.

Realmente um dos pontos fortes deste fórum é o facto de se aprenderem coisas que nunca nos passam pela cabeça... Vince não sabia que tal era possível sequer :confused: obrigado pelo esclarecimento :thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
o núcleo que chegará de sudoeste dá um salto interessante em pressão atmosférica que provavelmente só a estação de sines do IPMA poderá medir.

sítios como monchique e a arrábida seriam bem fustigados por vento... são os pontos mais altos e mais junto da costa...
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Um desses gráficos mostra rajada máxima até aos 10m perto dos 150km/h, claro que obviamente isto ainda vai mudar mas não deixa de meter algum respeito. Desde que me conheço como pessoa que o mais forte evento que eu presenciei no que ao vento diz respeito e na minha zona em particular foi o Gong. O pós frontal do Gong foi qualquer coisa de assustador em Almada.
 

PapoilaVerde

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
247
Local
Almada
Desde que me conheço como pessoa que o mais forte evento que eu presenciei no que ao vento diz respeito e na minha zona em particular foi o Gong. O pós frontal do Gong foi qualquer coisa de assustador em Almada.

Não venho para aqui dar palpites de previsões a ninguém, apenas gosto de vos ler e de ir acompanhando os eventos mais interessantes como o que se prevê.

Essa tempestade Gong também me ficou na memória pelo vento que trouxe a Almada. Foi no dia em que a minha pequena fez um mês.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
não tanto como na saída das 12h de ontem mas vê-se no europeu que alguma entidade vai aproximar-se de sudoeste e percorrer a costa ocidental portuguesa ou paralelamente a ela no sábado entrando em sagres e saindo pelo cabo da roca... o campo de ventos continua lá.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Um desses gráficos mostra rajada máxima até aos 10m perto dos 150km/h, claro que obviamente isto ainda vai mudar mas não deixa de meter algum respeito. Desde que me conheço como pessoa que o mais forte evento que eu presenciei no que ao vento diz respeito e na minha zona em particular foi o Gong. O pós frontal do Gong foi qualquer coisa de assustador em Almada.
Em Almada devias ter estado em Leiria... Dava para sujar a cueca lol
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nesse WRF tem oscilado assim, saídas 12z ontem, 00z de hoje e 12z de hoje.
dlUOElg.png

(nas 00z de ontem também estava na "fase" mais agressiva, mas não guardei imagem)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Nesta saída, que está a sair do GFS, aumenta novamente a precipitação no Sotavento e Sudoeste da Andaluzia, o acumulado às 144 horas, chega aos 175 mm no litoral de Huelva. Impressionante, como varia tanto a precipitação de saída para saída, só mesmo na altura se saberá aonde choverá mais. Já o ECM prevê para aqui, cerca de 95 mm até 3ª feira.