Previsões curto prazo: até 3 dias (Outubro 2015)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Fazendo um breve resumo das condições meteorológicas para os Açores nas próximas 48 horas. Um sistema frontal deverá atravessar lentamente o arquipélago com atividade fraca a moderada. Terá maior expressão nos níveis baixos (em altitude é apenas um cavado), especialmente no primeiro quilómetro e meio da atmosfera, e deverá começar as ilhas a partir de amanhã de manhã. A frente quente terá a particularidade de empurrar ar muito seco:

GIL0aIb.gif


EBXgqAT.gif


Apesar de haverem ventos moderados a fortes a 850 hPa, a humidade inconsistente dificultará a precipitação:

CktVtYS.png


n2hn5HI.gif


A atmosfera até aos 500 hPa evidencia humidades relativas interessantes mas não há grandes indicações de movimentos verticais intensos nem de vastas zonas de ar saturado. O CAPE será reduzido e o LI positivo. Desta forma os períodos de chuva ou aguaceiros poderão ser fracos a moderados, tendo também alguma dispersão. Estes serão mais comuns aquando da passagem da frente fria. Não descarto a ocorrência de aguaceiros ou períodos de chuva mais fortes devido a alguma convergência local associada à elevada água precipitável a 850 hPa (>1.5 polegadas = 38 milímetros). Parte dessa mesma água precipitável irá atingir posteriormente o noroeste da Península Ibérica:

8Vs9rV5.gif


Mais para a frente, o pós-frontal, ainda incerto, poderá trazer a primeira massa de ar muito frio da época. Se fosse em Janeiro provavelmente haveria neve em alguns locais inesperados:

WaIk9zP.png
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Tenho algumas expectativas positivas acerca da massa de ar frio que anteriormente mencionei. O ar seco a 700 hPa deve obliterar a maior parte da chuva (e mesmo a 850 hPa o ar não está saturado):

aGEOGgn.png


hrsfFMa.png


Ainda assim, estou confiante relativamente à ocorrência de aguaceiros de granizo. Quanto à trovoada, bom, deposito a minha ténue esperança (porque trovoada e Açores tipicamente não combinam) no CAPE reduzido a moderado e na bolsa de ar ártico, extremamente fria, em altitude:

St1Ioig.png


Ainda faltam 2 dias. Há que acompanhar.

---

Adição - Na saída do GFS 12+66, para o G. Oriental, o cisalhamento (0-6 kms) tem valores muito elevados (>35 m/s). Desta forma, as nuvens com origem em convecção mais fraca serão literalmente decapitadas. Por outro lado, esta variável poderá auxiliar a formação de células mais fortes se houver condições para tal.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
O GFS reforça a entrada de ar frio. Será reforçada por uma boa entrada aos 500hpa e aos 850hpa. Este mesmo modelo prevê que a iso0 desça até aos 1200/1300 metros entre a quinta-feira e sexta-feira. Com isto, a montanha do Pico será brindada com um manto de neve razoável, caso se verifique precipitação considerável em altitude. Há um modelo que prevê 15cm de acumulação. Esperar para ver :)
ff576e1b1e3b1b1b80e51dbc420ca3a0.jpg
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Análise Quarta-Quinta

Alta pressão a vigorar abaixo do sistema Montejunto-Estrela, acima está numa luta com uma depressão que trará vento e chuva para o noroeste.

wRVRsGl.png

jnD5TyP.png

77PvoKT.png

ikJDV0v.png


Os próximos dois dias serão ligeiramente mais quentes no litoral, com a ISO 10ºC a chegar ao território com a frente quente:

yJiPMSe.png

ZAegw81.png


Precipitação no extremo noroeste vai ser um constante das 18h de hoje até à tarde da amanhã. Passagem de frentes sucessivas no extremo da península, Gerês deve acumular bastante:

6naGoKB.png

YoLVHZZ.png

ro2KnCJ.png

HIzuhuv.png

hMj4WO7.png

wovcoOz.png


Vento de S/SO será moderado em todo o litoral norte:

EMOBmfN.png

66eGMvD.png

nNz3tEM.png


No sábado chegará mais chuva e Novembro pode começar em grande no sul.

 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Para os Açores nesta quinta feira, haverá um agravamento significativo do estado do tempo.
Espera-se para toda a região vento forte, a muito forte, proveniente de noroeste entre 65 a 80km/h, com maior incidência no grupo ocidental, com rajadas na ordem dos 110km/h.
Haverá precipitação em todas as ilhas. Nota para a montanha do Pico com condições para nevar acima dos 1300/1400 metros.
Descida acentuada da temperatura do ar, na madrugada de sexta-feira.
Destaca-se também a sensação térmica, a qual será muito baixa combinada com a velocidade e rajada do vento.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Atualizando a passagem do ar frio pelos Açores... o IPMA já 'oficializou' a possibilidade da ocorrência de aguaceiros de granizo durante a madrugada. A neve, em teoria, deve cingir-se ao único local habitual... a montanha do Pico. Quanto à trovoada, há alguma, pouca, a noroeste do arquipélago:

5Fe931g.jpg


Há alguma concordância entre o sbCape e o mlCAPE:

qQZHP20.png


O cisalhamento, como escrevi antes, irá estar brutal, despedaçando, a meu ver, a maioria das células com intensidade fraca a moderada:

STnVESx.png


A humidade muito inconsistente deverá limitar o surgimento das células:

LB0IFDh.gif


A água precipitável total, fruto da proveniência da massa de ar, será extremamente baixa. Portanto, dificilmente ocorrerão aguaceiros fortes generalizados:

dEjvId6.gif


Como neve é carta fora do baralho, as melhores atrações deste evento são mesmo a ondulação marítima, o frio inóspito e os eventuais aguaceiros dispersos de granizo (muito queria eu adicionar trovoada a este lote mas é melhor não).
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Análise Sábado - Dia de Halloween - Último dia de Outubro

O dia de amanhã será marcada por uma cut-off que se irá estabilizar a noroeste ao longo do dia, valores de pressão não são nada de mais:

wAhsdPk.png

EdGXw46.png

ex38AWR.png

Pdc9ZXo.png


Temperaturas mais frias devem se sentir de sul para norte, com a ISO 5ºC a entrar pelo sudoeste:

E6Y35DJ.png

3c4od52.png


O vento deve intensificar-se rapidamente à noite e o ponto máximo deve ser à meia-noite, com rajadas moderadas em todo a costa ocidental podendo chegar a forte:

UzXbS4V.png


Vento deve abrandar pela madrugada fora, pelas 06h já está moderado:

4gDDisw.png


Ao longo do dia deve continuar moderado no litoral e fraco no interior, com a chegada da noite deve ser nulo a fraco
:

AqVnJAE.png

64Zxjkm.png


Nebulosidade já chega de oeste, a primeira chuvada deve chegar à capital entre as 00h e as 03h:

lfFjXDX.png

LCSSQ1i.png


Pelas 06h-09h a frente continua rumo ao interior:

VehWv9Y.png

l19k9DE.png


E pelas 12h-15h é que sai do território, pós frontais podem chegar ao litoral norte e centro:

Wmudhjs.png

ylhaZvW.png


Com a chegada da noite podem chegar aguaceiros ao litoral e alguma chuva pode afetar o interior:

P0siRD6.png


Será um dia de chuva normal, maior parte deve acumular cerca de 10 mm-

Carta das frentes:

W6RC1ON.gif

0pFJWSU.gif


Bom fim de Outubro :rain: