Previsões curto prazo (até 3 dias) - Outubro 2017

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
VrFSARa.gif

Zl1H8Yi.png

Já passaram 4 anos desde o último Outubro acima da média. Este está no bom caminho.

E essa depressão vai ajudar ao deslocamento de ar quente e seco vindo de África, teremos final da semana bem quente aqui no Continente, e mais a sul do Mondego com vento de leste e pouca humidade.

fYWtowz.png

629C9u6.gif

ae8s0MR.gif

gy3uLFh.jpg

E até durante a noite as temperaturas serão amenas praticamente em todo litoral e no interior a sul do Tejo, e acho que são bem impressionantes se acontecerem.

y3hlG8R.gif

Boa tarde.
O GFS a ser dramático no que concerne à precipitação para o grupo central!
440cb704881bbfeb71f722b8c1e976a1.jpg

5f0298a33ad591ccc45b74f2f9e4390d.jpg

O ECM apesar de prever precipitação, esta não será tão dramática.
Que avisos o IPMA optará por colocar? Vermelho? Amarelo? Neste momento falta consenso nos dois principais modelos.
f04b1a51bf0978c37e156fc4d08cbe41.jpg

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A situação pode tornar-se invasiva até sábado tanto no grupo central como no oriental.
Os acumulados maiores estão previstos para o grupo central, mas o oriental deverá ter mais instabilidade. E vai situar-se em situações com grandes discrepâncias de ar húmido/muito seco, pressupondo linhas convectivas com potencial para trovoadas pontualmente intensas ou fenómenos convectivos excecionais em algum ponto dos mares açorianos. Nota para uma forte discrepância entre ventos à superfície e em altitude.
Acho que o aviso de partida deverá ser laranja, mas um agravamento do aviso é plausível...
Por mim, a máquina e a bateria já estão a postos! :bombar:

Boa tarde.
O GFS a ser dramático no que concerne à precipitação para o grupo central!
440cb704881bbfeb71f722b8c1e976a1.jpg

5f0298a33ad591ccc45b74f2f9e4390d.jpg

O ECM apesar de prever precipitação, esta não será tão dramática.
Que avisos o IPMA optará por colocar? Vermelho? Amarelo? Neste momento falta consenso nos dois principais modelos.
f04b1a51bf0978c37e156fc4d08cbe41.jpg

Não só o ECM desloca ligeiramente a precipitação para leste (para o canal Terceira-S. Miguel) como também indica menos HR, o que reduz significativamente os acumulados.

O GFS volta a saturar completamente a atmosfera.

P6AMLN7.gif

A precipitação seria principalmente estratiforme, com potencial para ser persistente e de intensidade moderada a forte. Haveria a possibilidade da ocorrência de células convectivas (e provavelmente alguma trovoada ocasional), podendo isto gerar acumulados horários gordinhos (aviso laranja?).

Haverá uma ideia mais clara com o ECM 12z (ou talvez não porque pode tudo continuar na mesma). Até porque pelo GFS a chuva forte começará amanhã de manhã.

O elevados acumulados no ECM na costa sul das ilhas também certamente se devem a um efeito orográfico. Nem sempre são representativos do estado global do tempo.

Provavelmente o mais sensato será ficar entre a previsão apocalítica do GFS e a mais moderada do ECM. Aviso amarelo com o laranja preparado?

Penso que o ECM deverá levar a melhor... pois, vendo a atual animação de satélite a mancha em aproximação teria que ter uma evolução brutal para gerar a precipitação que o GFS prevê...
as coisas por aqui até estão bastante calmas e há a ausência de cúmulos expressivos.
Se houvesse alguma coerência entre os dois dava para ter uma melhor ideia...

Um radar é que era...

• Gosto
Reactions: joselamego
Aspeto da massa nublosa em aproximação
c87422e5835064323ca529739dbf8b29.jpg

Ficará encoberto dentro de horas.
Segundo a previsão do IPMA ao final da tarde já se esperava que estivesse encoberto. Parece que isso será adiado por mais umas horas.

Daqui a pouco mando uns bitaites tendo em conta o ECM mas desde já escrevo que a existência de CAPE por si só não significa nada. O WRF é o exemplo extremo disso.

frwv5wl.gif

zENTF29.png

• Gosto
Quanto à frente/linha de instabilidade (nem sei bem o que chamar) que afetará o GC:

uUJweS1.gif

O ECM mantém uma HR inferior (daí os acumulados mais baixos) mas os fundamentos são globalmente os mesmos -> Períodos de chuva que poderão ser moderados a fortes com possibilidade de ocorrência de trovoada. É mais provável que a Terceira seja a ilha mais afetada.

O cisalhamento vai variar ao longo do tempo. Se surgirem trovoadas, estas deverão ser fracas a moderadas.

Não obstante o ECM não mostrar da mesma forma que o GFS, há potencial para chuva forte no Faial e no Pico durante a próxima madrugada (com trovoada se as células conseguirem resistir ao cisalhamento).

Não se enganem com o mau aspeto das nuvens a sul do GC. Os ventos deverão aumentar nas próximas horas.

1bSsBcCl.jpg

Última edição:
  • Gosto
Tanto o GFS como o ECM preveem valores de CAPE moderados a elevados (mais o GFS) desde o final de 6ª até o início de Domingo no G. Oriental. Enquanto que os modelos indicam que o CAPE mais elevado fique tendencialmente a leste das ilhas do G. Oriental, as curtas distâncias não dão para grandes certezas.

A HR em altitude é muito díspar e variável mas estará mais concentrada sobre as ilhas. Como este é um evento primariamente convectivo, os períodos de chuva poderão ser ocasionalmente moderados a fortes.

Tendo em conta a incerteza relativamente ao CAPE e o cisalhamento moderado a forte, poderão surgir trovoadas frequentes (algumas com intensidade moderada a forte).

No que concerne a eventos extremos, que não há, por agora, helicidade suficiente para que seja razoável avisar para o risco de tornados ou de rajadas de vento excessivas.

Contudo, haverá um jet streak sobre S. Miguel durante a madrugada de Sábado. Como consequência, não se pode excluir totalmente a ocorrência de atividade convectiva anormalmente intensa.

Em suma, este seria um excelente evento para se acompanhar com um (atualmente inexistente) radar.

Última edição: