O IPMA foi lento a decidir. Nos avisos emitidos às 11:36utc só referia rajadas até 100 Km/h nas terras altas. Apenas às 12:25 utc, na previsão descritiva, incluiu o valor até 130 Km/h, nas terras altas do Centro e Sul.
O WRF (vale o que vale) na saída das 00h de hoje, colocava rajadas superiores a 110 Km/h na costa entre Peniche e o Cabo da Roca pelas 14-15h do dia 20 e pelas 15-16h superiores a 100 K m/h no litoral de Setúbal ao Meco: Nada aparece nas terras altas, à excepção do maciço da Estrela. A previsão mais recente de rajadas até 130 Km/h no Centro e Sul e apenas nas terras altas (não fala do litoral) elimina aquela possibilidade vista pelo WRF? EDIT: na saída das 6h do WRF 5Km, as rajadas máximas não chegam aos 100 Km/h ( a não ser por efeito localizado) e são retirados valores superiores a 90 Km/h do litoral do Cabo da Roca para norte:
Reparem na extrema sensibilidade da colocação da ondulação frontal associada à 'Barbara': nesta previsão do MetOffice a 48h para as 12h de terça-feira, a frente está sobre Lisboa/Setúbal, o vértice (ponto duplo) poderá ainda ser puxado ligeiramente mais para o centro do pequeno núcleo depressionário periférico. Ou não! E esse pequeno detalhe pode trazer os ventos mais intensos sobre a Arrábida ou mais para Leste. De acordo com o ECMWF o vértice será mesmo 'puxado' para a Arrábida, a julgar pelo pico de rajadas previsto para as 15 utc.
Na saída das 18h do WRF, as rajadas máximas, entre 100 e 110 Km/h, apenas se estendem, no litoral, entre o Cabo Espichel e a Ericeira, e depois nas terras altas a partir do Açor/Estrela para nordeste e ainda Montemuro: Previsão a 46 horas... muito volátil ainda portanto. Mas a preocupação mantém-se pela constância de ser a região da península de Setúbal e Oeste, especialmente Sintra, uma das zonas mais atingidas.
Para amanhã o ECMWF 0Z mostra o núcleo depressionário a subir junto à costa entrando perto do Litoral Norte e seguindo para NE/NNE, em cavamento:
E vem com muito "bom" aspecto ... Contudo são previsões algo preocupantes, principalmente para dia de amanhã Alguns locais vão sem dúvida receber muita precipitação em pouco tempo O índice de SWEAT , será também ele muitíssimo alto em grande parte do país, referência ali para aqueles +350 ali para a minha zona
Não é todos os anos que temos os modelos globais a preverem mais 60mm/6 horas em Portugal continental. Provavelmente haverá lugares pontuais que vão ter mais de 100mm nesse período. E outros apenas com 10mm. Onde vai calhar a precipitação mais forte, acho que apenas em nowcasting o saberemos.