Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2019/2020)

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Quando começam a haver este tipo de devaneios no GFS, é porque o princípio do ano vai correr mal.
GFS_384_EUR0_G50.png

:( :rain:
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Quando começam a haver este tipo de devaneios no GFS, é porque o princípio do ano vai correr mal.
GFS_384_EUR0_G50.png

:( :rain:
E pronto, na saída a seguir, a depressão desapareceu. Típico do GFS em previsões a longo prazo. :facepalm:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Este começo do mês de janeiro, por aqui, faz-me claramente lembrar janeiro de 2016. Um começo seco e quente e com poucas inversões térmicas em grande parte do Centro e no Sul. :)
Inclusive, se não estou em erro, registaram-se recordes de temperatura no mês de janeiro de 2016, com temperaturas máximas acima de 20°C no Alentejo e à volta dos 15-18°C na região de Lisboa.
A única diferença entre 2015 e este ano é que, neste ano, a dorsal anticiclónica está a afetar toda a Europa (exceto os Balcãs e a Turquia), trazendo temperaturas muito altas para regiões da Escandinávia. :calor:

Na minha opinião, a única maneira de nos vermos livres deste marasmo meteorológico é se ocorrer a formação de depressões localizadas (gotas frias), formando uma zona mais frágil no anticiclone e permitindo a passagem de frentes. E isso é, curiosamente, o que o ECMWF e o GFS têm previsto, já há algumas saídas, a partir do dia 10. Ainda é algo incerto, mas poderemos ter mais uma semana de arromba lá para meio do mês. :rain: A ver se isso acontece... :pray:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Este começo do mês de janeiro, por aqui, faz-me claramente lembrar janeiro de 2016. Um começo seco e quente e com poucas inversões térmicas em grande parte do Centro e no Sul. :)
Inclusive, se não estou em erro, registaram-se recordes de temperatura no mês de janeiro de 2016, com temperaturas máximas acima de 20°C no Alentejo e à volta dos 15-18°C na região de Lisboa.
A única diferença entre 2015 e este ano é que, neste ano, a dorsal anticiclónica está a afetar toda a Europa (exceto os Balcãs e a Turquia), trazendo temperaturas muito altas para regiões da Escandinávia. :calor:

Na minha opinião, a única maneira de nos vermos livres deste marasmo meteorológico é se ocorrer a formação de depressões localizadas (gotas frias), formando uma zona mais frágil no anticiclone e permitindo a passagem de frentes. E isso é, curiosamente, o que o ECMWF e o GFS têm previsto, já há algumas saídas, a partir do dia 10. Ainda é algo incerto, mas poderemos ter mais uma semana de arromba lá para meio do mês. :rain: A ver se isso acontece... :pray:
Só agora é que vi que isto está publicado no tópico errado. Podem mover esta mensagem para o tópico "Seguimento Meteorológico Livre 2020"?
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,824
Local
Faro
Boas,
O cenário actual é exactamente aquele previsto pelos modelos sazonais.
Um superanticiclone instala se por toda a Europa do Sul incluindo a Península Ibérica, com efeitos duradouros e a consequência é este tempo ameno e solarengo que mais faz lembrar a Primavera.
A manter-se o cenário actual as barragens do Sul vão começar a reverter o processo e vão começar a descer os seus níveis de armazenamento.