Previsões longo prazo (Primavera-Verão 2016)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Previsões longo prazo: Mensal e Sazonal (Primavera-Verão 2016)

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas.

Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum.

Previsões curto prazo: até 3 dias
Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.;
e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução.

Previsões médio prazo: até 2 semanas
Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc.

Previsões longo prazo: mensal e sazonal (este tópico em que se encontra)
Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais

Links úteis:

- IPMA mensal
- IPMA sazonal
- AEMET sazonal

- Ilmeteo ECMWF (site italiano que costuma publicar cartas do ECMWF sazonal)
- MetOffice sazonal
- IRI sazonal
- CFSv2 sazonal

Use este tópico apenas para:
- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.
- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:
- seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento.
- conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado.
- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".
- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.
- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo.
- Se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
A transition to ENSO-neutral is likely during late Northern Hemisphere spring or early summer 2016, with close to a 50 percent chance for La Niña conditions to develop by the fall.

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/enso_advisory/ensodisc.html

The 2015–16 El Niño continues its slow and steady decline. The tropical Pacific Ocean has cooled further over the past fortnight, and trade winds are near normal. However the Southern Oscillation Index (SOI) remains very low, indicating that while El Niño is easing, it is still capable of influencing Australian and global climate.

International climate models indicate that cooling in the tropical Pacific will continue, with a likely return to neutral levels by mid-2016. For winter and spring, climate models favour ENSO neutral slightly ahead of La Niña. However, accuracy of forecasts made at this time of year are lower than those at other times, and therefore some caution should be exercised.

http://www.bom.gov.au/climate/enso/

Xu4kIFI.gif


9FR4jsm.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
At an El Niño Conference hosted by FAO today, WMO presentatation included probabilistic air surface temperature and precipitation forecasts for March-April-May from WMO's lead centre for long range forecasts.



 
  • Gosto
Reactions: dahon e CptRena

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Primavera será mais quente do que o normal


Com a chegada da Primavera esta madrugada espera-se que a nova estação seja mais quente e seca do que o normal após um inverno que foi o terceiro mais quente desde 1931, data dos primeiros registos do género em Portugal.

As previsões meteorológicas a longo prazo estão sempre sujeitas a um grande nível de incerteza, mas as tendências são claras: o mês de abril deverá ser "mais seco do que o normal". Quanto à temperatura, para o conjunto dos meses de abril, maio e junho, "há uma indicação credível de que a temperatura estará acima do normal entre 0,2 e 0,5 graus", explica Ilda Novo, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=5086314


Se calhar, daqui por uns dias já falam em Primavera fria e húmida, ou normal, assim é fácil acertar.. :unsure:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Primavera será mais quente do que o normal

As previsões meteorológicas a longo prazo estão sempre sujeitas a um grande nível de incerteza
, mas as tendências são claras: o mês de abril deverá ser "mais seco do que o normal". Quanto à temperatura, para o conjunto dos meses de abril, maio e junho, "há uma indicação credível de que a temperatura estará acima do normal entre 0,2 e 0,5 graus", explica Ilda Novo, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Como pode haver uma indicação credível para que a anomalia de temperatura se situe num intervalo de apenas 0,3ºC de amplitude? E uma anomalia de 0,5ºC, seja para cima ou para baixo, não configura um período dentro da normalidade? Se uma anomalia de 0,2 a 0,5ºC configura uma "Primavera mais quente que o normal", quando é que teremos um período dentro do normal? Quando a anomalia for de 0,1ºC?
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Se calhar, segundo o ipma, vai chover menos 2 dias que o habitual em Abril. E pronto, lá temos a dita anomalia negativa com os 0. Não sei quantos por cento.
À já algum tempo que o IPMA consegue dizer tudo e o seu contrário em curtos espacos de tempo.
Assim é difícil manter a credibilidade de uma instituição.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A primavera de 2016 é a mais precoce dos últimos 120 anos

No espaço de uma semana tudo pode acontecer: começa a primavera, chove e faz sol e chove outra vez, temos uma Lua cheia, uma mudança de hora e a Páscoa. Mas cada coisa a seu tempo.

Ainda que o fim de semana seja de chuva, os dias soalheiros de março já vinham anunciando a chegada da primavera. Este domingo, pela madrugada, as posições dos astros vão marcar o início oficial da estação das flores e das andorinhas. Daqui oito dias, com chuva a marcar o fim da semana, muda a hora – exatamente no Domingo de Páscoa.

Precisamente às 4h30 (hora de Lisboa) de dia 20 março acontece o equinócio da primavera, o momento em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste, explica o Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Também é por esta altura que o dia e a noite têm aproximadamente o mesmo número de horas. O equinócio de março é o momento escolhido para anunciar o início da primavera no hemisfério norte – e o início do outono no hemisfério sul.

http://observador.pt/2016/03/19/primavera-2016-precoce-dos-ultimos-120-anos/

Mais uma vez os media a fazerem previsões quase astronómicas, é verdade que as árvores "acordaram" mais cedo da dormência do que o normal, mas no caso das amendoeiras já á mais de 1 mes e meio que já entraram na floração, e ainda estávamos bem longe da Primavera, tudo isto se deveu á escassez de horas de frio, no devido tempo(cronológico) ,
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Dezembro, janeiro e fevereiro tiveram de facto temperaturas acima da média, e devido, na minha opinião, aos efeitos colaterais do fenómeno natural El Niño.


E essa anomalia positiva na temperatura já vinha desde Março do ano passado.

Na minha opinião, também acho que ocorreu devido à influência do " El Niño ".
Vai ser curioso ver como vai ocorrer a evolução do Atlântico, agora com a progressiva perda de influência deste fenómeno. E como, penso eu, o próximo ano é de " Lá nina ", vamos ver de que forma nos influenciará.

De uma coisa não tenho dúvidas, estes fenómenos influenciam - nos quer com anomalias positivas quer negativas. Ao contrário dos que diziam que não nos influenciava.

Até pode influenciar pouco o resto da Europa, mas convém não esquecer que a Península Ibérica, Norte de França e ilhas britânicas são muito mais influenciados pelo Atlântico e da instabilidade ( ou estabilidade) da América do Norte, do que o resto da Europa.
Basta ver que o Estado do tempo nestas regiões da Europa Ocidental está muitas vezes em contra - ciclo com o restante continente.
E isso é muitas vezes ignorado.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Também não sei se a notícia será verdadeira mas de qualquer forma o mês de Março não é para contar. O Inverno climatológico engloba os meses de Dezembro,Janeiro e Fevereiro apenas.
Não sabia, mas mesmo assim, o mês de Fevereiro nem teve anomalias. Acho que já passei por Invernos mais quentes.