Previsões longo prazo (Primavera-Verão 2016)

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Sobre os últimos verões.

19628227_yNGaY.png


http://www.ipma.pt/resources.www/do...GPciUk/cli_20150601_20150831_pcl_sz_co_pt.pdf

Vale o que vale, mas analisando a série de dados, diria que é muito raro haver subida de temperatura média 2 anos seguidos.

Ou seja, este ano ou mantém ou desce a temperatura média no verão.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Vale o que vale, mas analisando a série de dados, diria que é muito raro haver subida de temperatura média 2 anos seguidos.

Ou seja, este ano ou mantém ou desce a temperatura média no verão.

Não acho que exista uma fórmula ou previsão soberba para qualquer altura do ano, só o facto de a +192h os modelos andarem a brincar e a mudar a toda a hora, vê-se logo a incerteza que há na meteorologia. Claro que o padrão dos últimos meses pode levar à conclusão de que o Verão também será assim, mas é incógnito. Tanto que as previsões do Accuweather já são a desgraça que são...
 
  • Gosto
Reactions: rafathunderstorm

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Previsão para o mês de Agosto:

Previsão Mensal para o Território do Continente (Data de referência para a previsão: 01/08/2016)
Período de 01/08 a 28/08 de 2016- Previsão Mensal (01/08/201)
Produzido por Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P com base no ECMWF

RESUMO:

Na precipitação total semanal preveem-se valores abaixo do normal, para todo o território, na semana de 01/08 a 07/08 evalores acima do normal, para todo o território, na semana de15/08 a 21/08. Nas semanas de 08/08 a 14/08 e de 22/08 a 28/08não é possível identificar a existência de sinal estatisticamentesignificativo.

Na temperatura média semanal preveem-se valores acima donormal, para todo a faixa interior do território, na semana de01/08 a 07/08 e para todo o território, na semana de 08/08 a14/08. Nas semanas de 15/08 a 21/08 e de 22/08 a 28/08 não épossível identificar a existência de sinal estatisticamentesignificativo.

Fonte: IPMA
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Não sei porquê, mas talvez seja algum "wishforthinging" da minha parte que reconheço que tenho, mas olhando para os modelos, vejo ali alguma instabilidade atmosférica, após este evento quente, que poderá trazer alguma surpresa inesperada. :rolleyes:
Mas portanto já são boas noticias que esta massa de ar muito quente vinda de África com geo-potencias muito altos, não fique por cá muito tempo.
Não me parece liquido que este mês de Agosto vá exactamente pelo mesmo caminho que foi o mês de Julho.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Não sei porquê, mas talvez seja algum "wishforthinging" da minha parte que reconheço que tenho, mas olhando para os modelos, vejo ali alguma instabilidade atmosférica, após este evento quente, que poderá trazer alguma surpresa inesperada. :rolleyes:
Mas portanto já são boas noticias que esta massa de ar muito quente vinda de África com geo-potencias muito altos, não fique por cá muito tempo.
Não me parece liquido que este mês de Agosto vá exactamente pelo mesmo caminho que foi o mês de Julho.
A 2° quinzena de agosto por vezes é mais animada, vamos ver.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
A 2° quinzena de agosto por vezes é mais animada, vamos ver.

Sem duvida, na 2ª quinzena nem que seja pelos dias ficarem menores, mas já começa a haver um cheirinho subtil de fim de Verão.
Este AA está muito potente,vigoroso e estável, deverá continuar assim e como já disse em outros tópicos, desejo que isso aconteça, o que se nota é que haverá reequilíbrios atmosféricos no Atlântico, bem mais norte do Golfo da Biscaia, o que irá condicionar futuramente de forma ténue o estado de tempo por cá, com mais frescura e nortada. Poderá haver a possibilidade de esse Verão mais tenune sem mantenha é por isso que acho que o Agosto será ligeiramente diferente do Julho, sem nenhum dado concreto e objectivo, mas por o que vejo nos modelos á lá long, poderá haver a hipótese de o Pico do Verão a nivel de calor estar a chegar ao fim com esta entrada quente. Poderá acontecer ou não, lá está meras hipóteses.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Previsão da Aemet, fala de temperatura acima da média e precipitação abaixo da média para o trimestre de Agosto- Outubro, deve valer também para Portugal:
http://www.aemet.es/es/serviciosclimaticos/prediccion_estacional
Previsão da Aemet, fala de temperatura acima da média e precipitação abaixo da média para o trimestre de Agosto- Outubro, deve valer também para Portugal:
http://www.aemet.es/es/serviciosclimaticos/prediccion_estacional


Se o AEMET acertar tanto como acertou na sua previsão para a Primavera ou nas previsões mensais nas últimas semanas ( prevendo várias vezes anomalias das temperaturas nas semana erradas ou prevendo precipitação acima da média uma ou outra semana, que nunca se confirma) , estamos conversados... ;)
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Se o AEMET acertar tanto como acertou na sua previsão para a Primavera ou nas previsões mensais nas últimas semanas ( prevendo várias vezes anomalias das temperaturas nas semana erradas ou prevendo precipitação acima da média uma ou outra semana, que nunca se confirma) , estamos conversados... ;)
Também previu um verão quente com temperatura acima da média e é o que se está a verificar.
Com isto não estou a dizer que vão "acertar", apenas coloquei esta previsão deles.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Também previu um verão quente com temperatura acima da média e é o que se está a verificar.
Com isto não estou a dizer que vão "acertar", apenas coloquei esta previsão deles.


Eu também não te estou a culpar por teres colocado esta informação. Até fizeste bem em colocar. :thumbsup:

E em relação ao balanço do verão, calma que ainda vamos a meio do mesmo.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Os modelos lidam, geralmente, muito melhor com o verão / inverno do que com as estações de transição.
É de salientar que os modelos acertaram na previsão do inverno e estão a acertar agora na previsão do verão. Mas falharam redondamente na Primavera, estacao de transição.
Veremos como se comportarao na sua previsão na próxima estacao de transição que se aproxima, o Outono.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)