Previsões longo prazo: Mensal e Sazonal Leia com atenção as condições de utilização do fórum. A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas. Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum. Previsões curto prazo: até 3 dias Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.; e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução. Previsões médio prazo: até 2 semanas Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc. Previsões longo prazo: mensal e sazonal (este tópico em que se encontra) Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais Links úteis: - IPMA mensal - IPMA sazonal - AEMET sazonal - Ilmeteo ECMWF (site italiano que costuma publicar cartas do ECMWF sazonal) - MetOffice sazonal - IRI sazonal - CFSv2 sazonal - Previsões mensais e sazonais de diversos modelos (NOAA) - Previsão sazonal MeteoFrance (multi-modelos) - Previsão semanal e mensal do ECMWF (Comissão Europeia) - Previsão semanal do ECMWF (IM Húngaro) Use este tópico apenas para: - colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos. - comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve. Não use este tópico para: - seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento. - conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado. - criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas". - discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal. - off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo. - Se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
As últimas duas semanas de maio serão mais secas, mas mesmo assim poderão ter alguma instabilidade no Sul do país. No Norte também poderá ocorrer alguma instabilidade logo no início de junho. No máximo, as temperaturas não deverão ultrapassar os 32ºC nestas duas semanas. No entanto, parece que há uma certa tendência para um verão quente e bastante seco. A segunda semana de junho, por exemplo, poderá trazer temperaturas de 35ºC ou mais no Interior. Em Tavira, por exemplo, a previsão a longo prazo do Wunderground prevê já 30ºC para Tavira no dia 12 de junho, e na semana seguinte as temperaturas não deverão descer dos 27ºC.
24ª semana (7/06 - 14/06): anomalia positiva na temperatura no Nordeste e na costa ocidental e ligeiramente positiva na precipitação, nas regiões do Interior e do Sul. 25ª semana (15/06 - 21/06): anomalia positiva na temperatura nas zonas costeiras e positiva no interior alentejano. Com estas previsões do modelo europeu, junho seria claramente um mês quente, e não um mês frio... Com alguma instabilidade habitual no Interior e alguma precipitação na segunda semana.
Impressão minha ou teremos La Niña no Outono/Inverno https://www.cpc.ncep.noaa.gov/produ...ng/lanina/enso_evolution-status-fcsts-web.pdf
Saída do S5 de Agosto com previsões até Fevereiro de 2021... o que mais choca é ver a precipitação quase sempre muito abaixo do normal!!!
Sempre essas anomalias negativas junto à costa ocidental portuguesa... Sinceramente, pelo menos no que diz respeito às temperaturas, parece-me um modelo no mínimo algo enviesado, com tendência muito marcadas repetidamente em determinadas regiões. Na minha ignorância, gostava de conhecer melhor o mesmo, em que se baseia, e comparar a realidade com as suas previsões desde que foi criado.
https://www.ecmwf.int/en/newsletter/154/meteorology/ecmwfs-new-long-range-forecasting-system-seas5 https://www.ecmwf.int/sites/default/files/medialibrary/2017-10/System5_guide.pdf
La Niña para o próximo Outono-Inverno é, claramente, uma certeza. Iremos esperar quais os efeitos no Oeste Europeu e se efectivamente irá trazer temperaturas mais baixas