Tempos interessantes se avizinham, até meio do mês bons acumulados de precipitação segundo o GFS: Não deverá ser só chuva, pois pela sinóptica deverá ocorrer instabilidade com algumas trovoadas, granizo, neve.
Desta troca com a Islândia é que não esperava, está literalmente tudo ao contrário ISO 0ºC e 5ºC a atingir bem o polo norte, até se forma 10ºC na Gronelândia:
Situação de "festa no atlântico" permanece mas a depressão está menos cavada. A partir desde fim-de-semana até dia 15 pode chover sem parar...
Bom dia, interessantes os modelos, o ECMWF mostra a depressão a NW de Portugal durante algum tempo, com esta circulação de SW eventualmente teremos boa chuva e instabilidade, vamos ver como evolui, mas apesar de faltar algum tempo os modelos têm se mantido bastante estáveis.
Bom dia, cada vez mais certa a depressão do próximo fim de semana e dias seguintes, as quantidades de precipitação previstas ( GFS) são significativas, devemos ter vários dias de chuva e instabilidade No Minho já se atingem ou ultrapassam os 200 mm no período
A depressão que se avizinha beneficiará principalmente o norte de PT continental. O continente beneficiará de uma corrente de sudoeste com água precipitável baixa mas ainda assim apreciável: A Madeira parece passar ao lado da maior parte do evento. Já para os meus Açores nativos parece que o tempo vai ser na generalidade chuva fraca dispersa. Lá para dia 12 parece haver CAPE de jeito. Quem sabe? Até pode haver uma granizada qualquer. Nota ainda para a pluma tropical que quase chega ao pólo norte (imagem acima).
Bem os modelos dão cada vez mais chuva, o GFS é só chuva a partir de sábado até ao final da semana! E parece que nascem depressões nos Açores! Teremos um fluxo de sudoeste, pelo que a temperatura deve manter-se amena, mas abaixo da média.
Bom dia, acumulações elevadas no Minho e Douro Litoral até às 240 horas, um belo evento em perspectiva com vários dias seguidos de chuva/aguaceiros. No Minho mais de 340 mm até 18/04/2016 GFS 0Z:
Só agora vi o meteograma para Ponte de Sôr da run do GFS das 6 e nunca vi tanta chuva prevista para aqui, + de 163mm, com um acumulado de 6 horas a pisar o risco (aviso) vermelho 56mm! Bem sabemos, que ainda falta muito para o evento da próxima semana e a run das 6 tem tendência a ser exagerada mas cá fica para recordação. Esperemos pelos próximos capítulos.
Ok o Atlântico e a Europa vão entrar numa grande instabilidade meteorológica neste mês, é que nem no fim dos modelos se vê alguma acalmia! A Gronelândia vai levar uma grande injeção de calor, o que fará derreter grande parte do gelo e possivelmente ainda aumentar mais a anomalia negativa da temp. do mar. Quem deve ganhar com isto é a Islândia, que deve ver dias menos depressionados As baixas pressões devem manter-se à nossa porta por bastantes dias, (até às 252h). É literalmente Abril, águas mil. A mudança Inverno-Verão vai ser violenta. Meteograma para aqui, 114 mm mais os 45 mm já feitos, (e isto só até dia 18), vamos com certeza ter a maior anomalia mensal de precipitação deste ano! Quinta-feira concorre para o dia mais chuvoso do ano, visto que temos um "rio atmosférico" no centro do país. Não isto não é um sonho (ou um pesadelo...): A temperatura segue o mesmo caminho do último mês:
Todo o Minho e Douro Litoral estão acima dos 200 mm de acumulados totais, Braga por exemplo com 268.9 mm
De volta depois da cirurgia e respectivo internamento no IPO-Porto (8 dias) vejo os modelos a preverem uma verdadeira semana tempestuosa e até com possibilidade de neve a cotas baixas no domingo À noite\segunda de manha, vamos ver no que dá para a minha zona...
Ao contrário dos foristas do continente, naturalmente entusiasmados pela chuva e instabilidade que se avizinham, no AN a situação é quase decepcionante: Chuva 7-14 Abril: Chuva 14-21 Abril: O CAPE mais significativo foi adiado para dia 13/14 surgindo depois da passagem de uma depressão no dia 12. Este sistema traria (trará?) um pouco da pluma tropical de volta para os Açores... ... e mais tarde para o restante território: