Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Abril 2018

Vamos ver se isto vai dar para umas bombas:trovao::rolleyes::
150-505SP.GIF

150-574SP.GIF

A posição da cut off ainda é uma incógnita, pelo que, para já, não vale a pena olhar muito para os acumulados, é ir acompanhando, pois estas situações são de difícil previsão.

Vamos ver se isto vai dar para umas bombas:trovao::rolleyes::
150-505SP.GIF

150-574SP.GIF

A posição da cut off ainda é uma incógnita, pelo que, para já, não vale a pena olhar muito para os acumulados, é ir acompanhando, pois estas situações são de difícil previsão.
Ai vai vai.... Como disseste dificil previsao... Mas provavelmente vai haver trovoadas, mais prováveis a Sul\Interior.

A seguir com atenção a situação do próximo sábado também, potencialmente gravosa

GFS 18Z, cut-off muito mais a Sul e um calor dos diabos chegaria aos 35º em certos sítios a confirmar-se! :o

A instabilidade desapareceria muito também. A ver vamos.

EDIT: Iso 20º praticamente ahah, recorde de Abril?!

O GFS delira.

Última edição:
GFS 18Z, cut-off muito mais a Sul e um calor dos diabos chegaria aos 35º em certos sítios a confirmar-se! :o

A instabilidade desapareceria muito também. A ver vamos.

EDIT: Iso 20º praticamente ahah, recorde de Abril?!

O GFS delira.
Os modelos mostram todos uma previsão diferente, tudo vai depender da posição da cut-off que pelos vistos está muito difícil de prever, como é normal. O ICON (modelo alemão) por exemplo, já retirou a chuva toda, basta ir um pouco mais para sul para dar só calor e poeirada. Nesta situações, só podemos tirar as conclusões daquilo que vamos ter realmente 1 dia ou 2 antes e mesmo assim é complicado. Vamos acompanhando as previsões mas não vale a pena dar muito crédito.

Os modelos mostram todos uma previsão diferente, tudo vai depender da posição da cut-off que pelos vistos está muito difícil de prever, como é normal. O ICON (modelo alemão) por exemplo, já retirou a chuva toda, basta ir um pouco mais para sul para dar só calor e poeirada. Nesta situações, só podemos tirar as conclusões daquilo que vamos ter realmente 1 dia ou 2 antes e mesmo assim é complicado. Vamos acompanhando as previsões mas não vale a pena dar muito crédito.

Fica aqui o GFS para Terça... Deus me livre... Acho que nunca vi LI e CAPE assim..

5SJ7dEY.png

Eu não gosto do ICON, acho muito pouco fiável... WRF>ECM>GFS

O WRF é imbativel a curto prazo para mim, depois o ECM a médio prazo. O GFS é muito instável e mesmo a curto prazo falha

Eu não gosto do ICON, acho muito pouco fiável... WRF>ECM>GFS

O WRF é imbativel a curto prazo para mim, depois o ECM a médio prazo. O GFS é muito instável e mesmo a curto prazo falha
É apenas para fazer comparação! Quanto aos restantes, concordo plenamente. No que diz respeito ao GFS pode-se perceber isso comparando a saída das 12z com a das 18z. :p Já esperava, e nestas situações que vão ser de lotaria não vale a pena olhar para acumulados previstos, todos mostram diferenças (por vezes grandes) e em locais diferentes também. É das tais coisas em que só acredito quando vir!

É apenas para fazer comparação! Quanto aos restantes, concordo plenamente. No que diz respeito ao GFS pode-se perceber isso comparando a saída das 12z com a das 18z. :p Já esperava, e nestas situações que vão ser de lotaria não vale a pena olhar para acumulados previstos, todos mostram diferenças (por vezes grandes) e em locais diferentes também. É das tais coisas em que só acredito quando vir!

Exatamente. Se o nucleo de ar frio\cut-off se move mais para N do que está modelado pelo ECM\GFS neste momento vamos ter umas valentes trovoadas e fenómenos severos...

Se for mais a sul temos muito calor...

Imprevisivel.

Isso para que dia mesmo, para a próxima terça feira dia 24 de Abril???
A partir de sábado...

O CAPE como já foi referido só por si nao quer dizer nada, mas há muitos fatores de alta instabilidade

-11 de LI e quase 3000 de cape? Era de invocar o apocalipse :lmao:
O ECM mete 5000 de CAPE e -14º de LI.

Mas só isso nao quer dizer nada. Mas quer dizer algo...