Previsões médio prazo: até 2 semanas Leia com atenção as condições de utilização do fórum. A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas. Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum. Previsões curto prazo: até 3 dias Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.; e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução. Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra) Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc. Previsões longo prazo: mensal e sazonal Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais Links úteis Modelos globais: - GFS: MeteoPT | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3 - ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA - CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline - MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale - Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico) Ensembles: - Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc) - Wetterzentrale (GFS) - Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc) - ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros) Use este tópico apenas para: - colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos. - comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve. Não use este tópico para: - seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento. - conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado. - criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas". - discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal. - off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo. - se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
Continente Previsão para 6ª feira, 5.abril.2019 Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro. Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h), por vezes com rajadas até 70 km/h, no litoral oeste e nas terras altas. Descida da temperatura máxima, em especial nas regiões Centro e Sul. METEOROLOGISTA(S): Joana Sanches Atualizado a 1 de abril de 2019 às 11:41 UT O IPMA para já sò fala em cotas de 800/1000. Com os mapas do GFS estava com alguma esperança de cotas de 400 metros se houvesse precipitação na hora de mais frio. Mas com a aproximação da hora do evento a tedência costuma ser para piorar os modelos.
O mês é grande mas é possível que não se verifique a previsão da MF. Pela MF, Maio poderá trazer algumas cut-offs.
Coisa tão rara de se ver , que acho digna de registo Os modelos estão um mimo, ECM neste momento mais generoso que GFS . GFS ECM
Os modelos parecem concordar. Haverá (muita) instabilidade nas redondezas dos Açores. Contudo, ainda é muito cedo para se saber os contornos.
Precipitação acumulada até dia 14. Tão bom! GFS: ECM, belos <100mm na zona da Serra de S. Mamede. Para os solos ficarem com muita água e os nascentes aguentarem mais tempo, seria excelente! Já para as barragens, é algo tarde e será preciso chover mesmo muito. No entanto, acumulados destes em pouco mais de 15 dias em Abril, é fantástico. Vamos ver se se concretiza, pelo menos a durante a próxima semana, deverá chover um pouco todos os dias.
É aproveitar a instabilidade enquanto dura. --- A depressão até tem uma pressão interessante mas os ventos mais intensos devem ficar no mar. Não obstante o lento deslocamento do ciclone para leste, os valores de água precipitável serão reduzidos. Em outras palavras, e como o GFS mostra, a precipitação poderá ser contínua mas - pelo menos em teoria - não deverá causar grandes transtornos.
A previsão aponta para tempo seco a partir do dia 14, domingo. Mesmo que se altere um pouco, a probabilidade de precipitação abaixo do eixo Montejunto-Estrela é baixa. Oxalá nos enganemos todos e se enganem o modelos meteorológicos. E que até esses dias haja chuva boa no sul e interior...
A próxima semana promete mais instabilidade para todo o continente (Portugal Continental), com a chegada e passagem de sucessivos cavados... a começar logo na segunda-feira, com a precipitação a afectar a maior parte do continente.
Faltando só o IFS das 12z, GEM, GFS e UM (UKMET) indicam uma depressão algo cavada a norte dos Açores. A frente pode ter uma intensidade interessante.
Voltaram as saídas do GFS com mais chuva para as 2 próximas semanas, que se reflectem nesta previsão do WeatherOnline.co.uk:
Bom dia, ECMWF a registar bastante precipitação para o evento de quinta-feira. Prevê quase 38 mm em dois dias. O ECMWF está melhor para a minha zona que o GFS, que prevê 10 a 15 mm. Ainda há a possibilidade da ocorrência de instabilidade após a Páscoa, ainda a alguma distância. É de acompanhar.
@"Charneca" Mundial Apesar de ser já daqui a 72 horas às diferenças entre os modelos ainda são muito diferentes particularmente entre ukmo e os restantes. A situação é complexa e difícil previsão. Relativamente a frente chega com pujança ao litoral .. Parece morrer e reactiva em Espanha. Após a passagem aos aguaceiros serão temporariamente abrangentes e depois parecem confinados as regiões do interior. A duração da instabilidade parece ainda ser de difícil previsão!!