Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Agosto 2016

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Face ao resto da Europa ainda nao se perfila uma vaga de calor do género 2003, embora existam condicoes para tal. Há mais entradas de ar fresco do Atlantico a cada 5 dias ainda.

Mas para Portugal acho que será uma vaga algo similar a 2003 mas mais curta e ligeiramente menos intensa.
A Amareleja atingiu 48° nessa vaga, nesta vaga preve-se 44 ou 45° para Tomar. Algures no interior Alentejano as temperaturas poderao atingir os 45 a 47°.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Face ao resto da Europa ainda nao se perfila uma vaga de calor do género 2003, embora existam condicoes para tal. Há mais entradas de ar fresco do Atlantico a cada 5 dias ainda.

Mas para Portugal acho que será uma vaga algo similar a 2003 mas mais curta e ligeiramente menos intensa.
A Amareleja atingiu 48° nessa vaga, nesta vaga preve-se 44 ou 45° para Tomar. Algures no interior Alentejano as temperaturas poderao atingir os 45 a 47°.

Vamos ver neste evento só mesmo quando tivermos a atravessá-lo podermos tirar conclusões. Pois os modelos vão subtraindo ou colocando graus de temperatura quase de run para run de forma alternada.Os 45º e 47º só valem em estações oficiais, como valeram em 2003 para a Amareleja.
Lisboa em 2003 aos 41,8º salvo erro, neste evento duvido sequer que ultrapasse os 40º, para o Porto o IPMA não prevê hoje máximas que ultrapassem os 35º graus. Existem aqui umas diferenças em relação a 2003.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Os modelos ainda vão alternando, nas suas saídas, entre recordes de temperaturas e " apenas " muito calor.
Vamos ver...

Tem - se falado, e bem, nos eventos de Agosto de 2003 e 2005 , mas também convém recordar o evento do início de Julho de 2013, um dos mais relevantes dos últimos anos, mais significativo no Litoral Norte e Centro, onde praticamente todo o Minho ultrapassou os 40 graus. Viana do Castelo, se não estou em erro, atingiu o seu máximo histórico: 39.7 graus
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Será um evento quente, mas penso que não se chegará aos extremos de 2003..:calor:

No entanto iremos ver muitas localidades acima dos 40ºc, nomeadamente os locais habituais no vale do Tejo, Alto e Baixo Alentejo, Pinhão, Mirandela... :calor:

Esta era a situação em 02/08/2003, apesar de ser uma reanálise penso que ainda há umas diferenças em relação à prevista para os próximos dias:

archives-2003-8-2-12-1.png
 
Última edição:

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Será um evento quente, mas penso que não se chegará aos extremos de 2003..:calor:

No entanto iremos ver muitas localidades acima dos 40ºc, nomeadamente os locais habituais no vale do Tejo, Alto e Baixo Alentejo, Pinhão, Mirandela... :calor:

Esta era a situação em 02/08/2003, apesar de ser uma reanálise penso que ainda há umas diferenças em relação à prevista para os próximos dias:

archives-2003-8-2-12-1.png

A questão aqui é que o GFS que até é bonzinho analisar a curto prazo, nesta run coloca o massa de ar quente a fugir bem mais para o Oeste, e em movimento para Oeste, desagravando possivelmente a intensidade e durabilidade do calor.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O GFS não prevê tanto calor, mas o ECMWF ainda está muito agressivo.


o ecm ainda não sabe, aliás é um modelo que prevê muito bem a longo prazo, menos bem a médio e curto prazo, se repararmos o ECM começou a prever este evento antecipadamente, mas depois anda nestes ultimos 3,4 dias totalmente incoerente de run para run. Ora retira ora coloca calor.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Mas para Portugal acho que será uma vaga algo similar a 2003 mas mais curta e ligeiramente menos intensa.
A Amareleja atingiu 48° nessa vaga, nesta vaga preve-se 44 ou 45° para Tomar. Algures no interior Alentejano as temperaturas poderao atingir os 45 a 47°.

As previsões do IPMA vão até aos 42,0 ºC para a generalidade do território..

"Devido a um fluxo de ar quente e seco, associado a uma corrente do quadrante leste, a partir do dia 5, e pelo menos até ao dia 9, prevê-se uma subida significativa de temperatura, em especial da máxima, atingindo valores entre 32 e 42°C na generalidade do território, com exceção das serras mais altas onde os valores serão inferiores a 30°C. A temperatura mínima deverá registar valores entre 20 e 25°C na generalidade do território. O vento será em geral fraco, soprando temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde e de sueste na costa sul do Algarve.
Este episódio de tempo quente terá início nas regiões do interior, afetando as regiões do litoral a partir do dia 6."

IPMA

Quaisquer outros valores aqui colocados são meras expectativas resultantes de uma melhor ou pior interpretação dos modelos, uns mais fiáveis e outros menos fiáveis...
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão


O GFS baralhado com as canículas e com os caniculares :D;)
Só sei que a 2ª quinzena de Agosto vai trazer novidades, pois o AA já está a chatear-nos durante demasiados dias... :calor:
A distancia temporal ainda é grande, mas é possível normalmente a 2ª quinzena de Agosto trás trovoadas, veremos.
Diziam os antigos e ainda pessoas mais velhas que utilizavam/ utilizam os 12 primeiros dias de Agosto para determinar o estado do tempo nos próximos meses.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Mal de nós seria de isto fosse uma repetição de 2003, quero acreditar que não, embora alguns locais possam ter mesmo uma onda de calor, face ás temperaturas previstas. vamos ver as próximas saídas.

Espero sinceramente que a repetição de 2003 seja lá para o ano 3002... As recordações desse mês de calor não são as melhores, quer por motivos familiares, quer pela loucura de tantos dias com temperaturas superiores a 35º C e noites tropicais...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
A distancia temporal ainda é grande, mas é possível normalmente a 2ª quinzena de Agosto trás trovoadas, veremos.
Diziam os antigos e ainda pessoas mais velhas que utilizavam/ utilizam os 12 primeiros dias de Agosto para determinar o estado do tempo nos próximos meses.

Off-Topic: (peço desculpa por desviar-me do tópico :)) O primeiro dia de agosto não conta, depois 2 de agosto é janeiro, 3 de agosto é fevereiro e assim consecutivamente. Quando se chega a dezembro (13 de agosto), o dia 14 volta a não contar e começa-se com dia 15 de agosto, novamente janeiro a dezembro, até dia 26 de agosto. Ai serão os caniculares ;)
Sou da crença que, conforme o quadrante do vento, as condições ao amanhecer e o entardecer, inclusive as variações de temperatura , são formas de "tentar" determinar o tempo do ano seguinte. Pena tenho de não ter absorvido todos os conhecimentos do meu avô materno, mas o fundamental ficou presente.
Agora quanto a realidade, há quem afirme cientificamente que não é possível: http://www.apgeo.pt/files/docs/CD_IV_Congresso_APG/Actas_CD/Comunica/novas_met/Amb/canicula.pdf
Eu continuo a acreditar que há algo. Tal como dizia a introdução do X Files "The truth is out there" :)
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.


O GFS baralhado com as canículas e com os caniculares :D;)
Só sei que a 2ª quinzena de Agosto vai trazer novidades, pois o AA já está a chatear-nos durante demasiados dias... :calor:

Lembro-me perfeitamente de em miúdo ir passar férias na zona de Gavião e estar na praia fluvial com as "torres" a crescerem por trás do monte para "animar" o fim de tarde/noite. Entretanto costumo ir sempre na mesma altura e à muito que deixei de ver esses cenários..a ver vamos este ano mas ainda é tudo indefinido.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Pelo menos, até 15 de Agosto vamos ter bastante calor, se calhar sem bater recordes absolutos, mas sim um período longo de temperaturas altas, que fará deste Agosto um dos mais quentes, tal como aconteceu em Julho.

O GFS, só tira a iso20ºC do continente lá para dia 18 de Agosto.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000