Previsões médio prazo: até 2 semanas Leia com atenção as condições de utilização do fórum. A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas. Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum. Previsões curto prazo: até 3 dias Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.; e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução. Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra) Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc. Previsões longo prazo: mensal e sazonal Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais Links úteis Modelos globais: - GFS: MeteoPT | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3 - ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA - CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline - MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale - Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico) Ensembles: - Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc) - Wetterzentrale (GFS) - Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc) - ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros) Use este tópico apenas para: - colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos. - comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve. Não use este tópico para: - seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento. - conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado. - criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas". - discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal. - off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo. - se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
Voltou a aparecer um CT: Ao contrário do outro, este parece ser uma tempestade tropical: No ano passado a previsão atualizada do NHC foi publicada no dia 9 de Agosto (11 em 2016). Para se chegar ao Gordon só faltam Ernesto e Florence.
Um detalhe, a nomenclatura "tropical" não está correta porque para este caso não é nos trópicos. Certo? Assumo que não domino esses pormenores...
O GFS já começa a afiambrar-se para a semana O ECM mostra essa possibilidade também, mas não tão acentuada. Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Um qualquer ciclone é classificado consoante as suas características e não a sua posição https://www.wunderground.com/hurricane/subtropical.asp
Incerto ainda o IFS indica o surgimento de um ciclone tropical (resta saber se é depressão ou tempestade): É esperar para ver.
A 120h GFS, GEM e IFS mostram um ciclone com características eventualmente tropicais a oeste dos Açores. O UM do UkMet também o mostra a 96h mas a 120h parece que o ciclone se dissipou. De qualquer das formas, a área já está sinalizada pelo NHC. Tendo em conta os dados disponíveis, é improvável que o ciclone (sub)tropical constitua ameaça para as ilhas. Eventualmente poderá aparecer outro ciclone, não tropical, ao largo do GOc que poderá gerar precipitação.
Uma depressão a passar naquela zona, mesmo que não excessivamente cavada, poderia provocar um fluxo de sul forte... Ou seja vento forte e quente de Sul... Foi o que tivemos em Outubro do ano passado e provocou a pior vaga de incêndios de sempre em Portugal e na Europa.