Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Fevereiro 2018



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Obrigado Iserpa !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

O gráfico por si só, apenas demonstra uma tendência de uma diminuição épica da NAO, logo, haverá uma maior probabilidade de se estar perante uma mudança de padrão muito real... com as típicas entradas oceânicas suportadas por depressões que cujo o ponteiro do barómetro cola no lado esquerdo
Desta forma, estes sistemas arrastam consigo a frente polar para as nossas latitudes. (Com precipitação)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
O gráfico por si só, apenas demonstra uma tendência de uma diminuição épica da NAO, logo, haverá uma maior probabilidade de se estar perante uma mudança de padrão muito real... com as típicas entradas oceânicas suportadas por depressões que cujo o ponteiro do barómetro cola no lado esquerdo
Desta forma, estes sistemas arrastam consigo a frente polar para as nossas latitudes. (Com precipitação)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Queres dizer então que poderemos ter episódios de muita chuva e frio associado com neve ?
Vai-se estabelecer a circulação zonal, favorável para nosso país !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Queres dizer então que poderemos ter episódios de muita chuva e frio associado com neve ?
Vai-se estabelecer a circulação zonal, favorável para nosso país !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Não garanto que seja genuinamente zonal, mas o que sei é que agrada à vista :)
fa0e71ab9a09e648a462e42b21f80800.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
A NAO é um índice que traduz a diferença de pressão atmosférica entre latitudes mais a norte (p ex, Islândia) e a sul (p ex, Açores). A NAO+ é mais comum, com a baixa da Islândia e o AA nos Açores, favorecendo uma circulação zonal a norte, o que normalmente em PT continental traz tempo seco ou algumas frentes de NW que deixam alguma chuva no norte. A NAO- significa altas pressões a altas latitude, "puxando" as baixas mais para sul. Normalmente é uma situação que favorece a chuva em PT, embora não seja algo garantido. As baixas por vezes ficam presas ali no Oceano entre a PI e os Açores, não chegando a nos afectar. No entanto, quando a NAO- é bem marcada e duradoura, PT sai normalmente favorecido, o que parece que vai acontecer para o final do mês. Tal padrão ocorreu de forma intensa nos Invernos de 2009 e 2010, por exemplo.

Finalmente, parece que a mudança de padrão vai acontecer. Será preciso um grande volte-face dos modelos para não suceder, o que não sendo impossível, é improvável. Pode trazer alguns episódeos frios com circulação tempestuosa de W/SW, o que traria chuva a todo o país e não apenas aos do costume (NW). O split do vortex polar poderá ter um papel decisivo nesta mudança, como já tem sido indicado desde há 2 semanas para cá.

Falta saber a intensidade e duração deste padrão. Normalmente estabelece-se durante algumas semanas, mas ainda é incerto neste momento. E isso terá um papel fundamental na situação de seca. Provavelmente será amenizada no sul do país, havendo mesmo a hipótese de ser ultrapassada se o padrão for duradouro. Não será estranho chover 300/400 mm até Abril em zonas do sul do país se tal suceder.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Colegas, não se esqueçam, chat e afins no seguimento livre. Não nos façam andar constantemente a lembrar e a controlar isto SFF. É cansativo para a moderação e para utilizadores que procuram informação sucinta nestes tópicos.
Obrigado

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Apesar de ser pura ficção científica a esta distância conforme referido acima, os indicadores dos principais modelos são prometedores a médio prazo:

Essemble do ECMWF

gph500_anom_240.jpg

GFS

gph500_anom_234.jpg


Vamos ver se tal mudança não se irá restringir apenas ao Arquipélago dos Açores, mas tenho fé que seja o ponto de partida para o fim deste bloqueio que nos afecta há largos meses.

hgt300.png