Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Fevereiro 2018

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Penso que a grande dúvida dos modelos será onde se vão encontrar as duas massas, a continental e a atlântica ,disso dependerá a queda de neve, mas pelo menos desta parece que não existe o dilema de se houver frio não haver precipitação. Agora sem dúvida que o nordeste em quem está melhor posicionado para a neve.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
Saída das 6Z melhorou os acumulados no geral:

240-777SP.GIF


Acho que nunca vi uma carta de 240h com acumulados tão astronómicos para todo o país no geral, é que parece que o evento foi mesmo feito para Portugal xD

E não se vê o AA até aos fins das cartas! Que bruxaria é esta? :D O "ciclone" dos Açores é bem-vindo!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Saída das 6Z melhorou os acumulados no geral:

240-777SP.GIF


Acho que nunca vi uma carta de 240h com acumulados tão astronómicos para todo o país no geral, é que parece que o evento foi mesmo feito para Portugal xD

E não se vê o AA até aos fins das cartas! Que bruxaria é esta? :D O "ciclone" dos Açores é bem-vindo!
E eu nunca tinha visto o meteograma tão bem composto aqui para a minha zona :D:
Portalegre:
C58Hj1p.png

Arronches:
8KGpZQu.png


Oxalá que se concretize, bem merecemos! :rain::rolleyes:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
E eu nunca tinha visto o meteograma tão bem composto aqui para a minha zona :D:
Portalegre:
C58Hj1p.png

Arronches:
8KGpZQu.png


Oxalá que se concretize, bem merecemos! :rain::rolleyes:
Acho que qualquer meteograma de qualquer ponto do país está top, parece que vamos ter o evento do ano. Ainda estou a tentar pensar se isto é um sonho.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Informação especial
Comunicado válido entre 2018-02-26 15:47:00 e 2018-03-02 23:59:00
Assunto: Chuva e Vento em Portugal continental

Uma região depressionária com vários núcleos centrados a norte e/ou a noroeste dos arquipélagos dos Açores e da Madeira aos quais estão associados sistemas frontais, irá afetar o estado de tempo na próxima semana.

Esta situação meteorológica caracteriza-se pela ocorrência de precipitação contínua com início no dia 26 na região Sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e que pode ser especialmente forte no dia 28. Poderá ocorrer queda de neve nos dia 27 e 28, inicialmente nos pontos mais altos da serra da Estrela, podendo atingir temporariamente a cota de 800 metros nas regiões Norte e Centro.

Nos próximos dias, o vento irá soprar por vezes forte nas terras altas, no entanto, a partir do dia 28, o aumento da intensidade do vento será mais generalizado. Predominará do quadrante sul e as rajadas poderão atingir 85 km/h nas terras altas e 75 km/h no litoral.

A agitação marítima não irá aumentar significativamente na primeira parte da semana mas a direção das ondas passará a ser de sudoeste. Espera-se um aumento da altura significativa das ondas a partir do dia 28.

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
Fonte: IPMA
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Penso que a grande dúvida dos modelos será onde se vão encontrar as duas massas, a continental e a atlântica ,disso dependerá a queda de neve, mas pelo menos desta parece que não existe o dilema de se houver frio não haver precipitação. Agora sem dúvida que o nordeste em quem está melhor posicionado para a neve.

Creio que esse encontro sera em Franca e sul Inglaterra (=nevoes).

Portugal tera diluvio mas sem neve a cotas baixas. Ou se tiver só apos dia 5, com corrente de nordeste.

É espantoso ver a circulacao de leste (siberiana) a penetrar e bem no Atlantico norte.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
+240h continua um quadro para emoldurar:

240-777SP.GIF


GFS prevê chuva até dia 13 de Março, sem um único dia de pausa. Medo.
O ECM está igual:
4azwZJi.png


Ali para a zona de Portalegre até prevê 325mm. De hoje a 8 de Março, para esta zona é bastante, e digo e repito, o acumulado anual de 2017 foi cerca de 350mm por aqui. E pronto, clima cada vez de mais extremos...