Numa altura em que, à exceção do Litoral Norte, todo o país vai ter sol na próxima semana, alguns modelos vão-nos mostrando já o regresso da chuva a todo o país. O ECMWF, por exemplo, mostra uma cut-off entre os dias 20 a 23 de fevereiro. No entanto, é um pouco cedo para falar de acumulados, porque ainda existe uma grande instabilidade nos modelos sobre isso: O GFS, por outro lado, apenas prevê o regresso da chuva no dia 25 de fevereiro. Mais uma vez, é um pouco cedo para falar de acumulados: Seja como for, ainda só vamos a meio do mês, portanto há que ter calma!
As previsões de precipitação estão interessantes para a próxima semana. Se há uns dias o ensemble do ECMWF era o único a prever precipitação para o período de 20 a 28 de fevereiro, agora a saída operacional parece estar a querer seguir os passos do ensemble, mesmo assim com uns devaneios. Vejamos: no caso de zonas do interior ou do Sotavento Algarvio, como Tavira, os valores de precipitação estão claramente sub-valorizados e bem abaixo da média do ensemble: Saída operacional: 10,7 mm Valor mediano: 22,2 mm Diferença: -11,5 mm Por outro lado, em zonas mais a oeste, como Almada, ocorre o completo oposto da situação anterior, com valores claramente sobre-valorizados: Saída operacional: 73,7 mm Valor mediano: 41,6 mm Diferença: +32,1 mm Outros modelos, como o GEM, também já estão a acompanhar o ensemble do ECMWF: Quanto ao GFS... bem, é quase sempre o mais atrasado e desta vez não é exceção! Mesmo assim vale a pena referir que o próprio modelo já colocou mais precipitação em zonas costeiras a sul, o que indica que já está a seguir a tendência do ensemble do ECMWF:
Run 12z do ECM , contínua brutal, e o modelo já não está totalmente sozinho na sinoptica prevista a partir do fim de semana, a concretizar-se um cenário destes já iria trazer alguns problemas em algumas zonas do Norte e Centro! enquanto que no Sul seria mais um grande empurrão para continuar a encher barragens que ainda estão abaixo dos 50% Geopotencial Acumulados a 240h ( Ou melhor, para 24h , dado que grande parte deles podem ser feitos no próximo Domingo) ECM GEM Cá pela zona o ensemble do ECM está assim O GFS vê instabilidade, mas mete o grosso da precipitação todo acima do Tejo, situação interessante de seguir nos próximos dias
Para sermos mais rigorosos, não será o FDS que tem 48H; E pela imagem a chuva só chega ao litoral +/- 18H de sábado, Pelo que ainda se safa o Sábado diurno sem chuva; Refazendo : Vamos ter um FDS = sábado noite + domingo em cheio.
A 48 horas o sge prevê neve a cotas baixas, vai ser uma sexta e sábado com correria para o Planalto da ilha do pico. Se se conrfirmar São Jorge vai ser uma linda paisagem para São Roque do pico
Para aqueles do Sul que acham que este mês já deu tudo o que tem para dar, desenganem-se. Parece que há uma concordância entre vários modelos para uma gota fria que vai atingir a região nos dias 25 e 26 Ainda há bastante incerteza nos acumulados previstos porque tudo dependerá da posição do Anticiclone dos Açores. Se o anticiclone estiver mais a leste, os acumulados serão muito pequenos mas se estiver mais a oeste, os acumulados podem ser significativos. Há modelos a preverem 30 mm e outros a preverem apenas 8 mm, mas sem dúvida alguma é um evento para acompanhar nos próximos dias. Março também promete começar bem instável, mas temos que esperar para termos mais certezas: