Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Janeiro 2017

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O que é certo é que o ECM ( não sei também se o IPMA conjuga com outro modelo) vê algo para o Alto Minho a partir do dia 10 ( Melgaço e Monção, por exemplo, já com probabilidade de precipitação acima dos 40% um ou outro dia) .
Também acho natural, não acho que este AA tenha capacidade para evitar a passagem de uma ou outra frente de vez em quando, pelo menos, aqui no NO. Acredito que alguma coisa virá.
Mas ainda está longe, muita água ainda correrá debaixo da ponte.
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O cenário continua igual a médio prazo com o poderoso AA a imperar no Atlântico, a sua dimensão é impressionante. Há que ter paciência..

gfs-0-384.png
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Caso este cenário viesse a acontecer na região Açores, seria provavelmente um bom presságio de que finalmente a circulação estaria a ficar mais normal para esta altura do ano
97a2183ea30c12ad5e0b351a6e521e44.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
O que podia acontecer com este cenário?

A frente polar avançaria pelo arquipélago e traria consigo frio e eventualmente algum granizo e neve às cotas médias/altas


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Caso este cenário viesse a acontecer na região Açores, seria provavelmente um bom presságio de que finalmente a circulação estaria a ficar mais normal para esta altura do ano
97a2183ea30c12ad5e0b351a6e521e44.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

3º a +- 750 metros (925 hPa).

wvRUj3O.gif


Isso é sonhar muito :D Não há vórtices polares por estas andanças :D

Só não concordo contigo na parte da circulação 'normal'. O anticiclone ficaria bastante espalmado :D

ZF3PQzp.gif
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
3º a +- 700 metros (925 hPa).

wvRUj3O.gif


Isso é sonhar muito :D Não há vórtices polares por estas andanças :D

Só não concordo contigo na parte da circulação 'normal'. Um anticiclone de tal forma espalmado é bastante anormal :D

ZF3PQzp.gif
Normal, não no sentido do AA espalmado, mas sim da visita semanal da ISO0º a 850hpa

Um vórtice polar por aqui seria de loucos! Seria o pânico no arquipélago se a temperatura fosse próxima dos 0 à superfície


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O GFS aponta a continuacao do frio siberiano na Europa central até amanha ou depois de amanha. Especialmente brutal nos Balcas e Grécia.

Esta semana há uma frente que entra pelo Reino Unido até Alemanha entre dia 11 e 13 (quarta e sexta), e traz algum ar ameno à Europa central, mas é pouca dura. A depressao arrasta ar polar para a Escandinávia (e assim irá desenvolver-se uma nova entrada siberiana na Europa). Em Portugal o tempo persiste seco e fresco.

No fim de semana, o frio siberiano chega até Franca, e talvez a partes da Espanha (mais algum frio em Portugal dia 15) mas ainda nao é o inicio da siberiana em Portugal, ainda se espera alguns dias.

Entre dia 16 e dia 19 (nova semana) é muito frio entre a Alemanha e a Franca. E depois dia 19 a siberiana entra a toda a forca pela Península Ibérica! Nesses dias (19 e 20), sim, quer Portugal quer os Acores recebem frio polar.

Entre 21 a 23, a parte ocidental da Europa recebe algum ar ameno (pode ser a primeira entrada de chuva em Portugal), mas a siberiana está brutal ainda na Europa de leste, especialmente nos Bálticos, e Escandinávia.

Após dia 24, o ar ameno, finalmente, entra e persiste pelo menos em parte da Europa central (mas regressa algum frio pós-frontal a Portugal). Mas por volta de dia 26, parece haver entrada de ar mais húmido e subtropical por Portugal.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
estamos perante uma situação de muita indefinição em relação á forma como a siberiana vai afectar portugal. Em minha opinião uma das chaves está ás 96 h onde o gfs modela uma depressão a leste da Gronelândia com um cavamento enorme, este cavamento e trajeto cujo os emsembles e gfs não têm ainda bem defenido vai ter influência no espaço criado para que o anticiclone que nos acompanha á dois meses se desloque para norte, e permita que o ar frio entre na penisula iberica e não fique á porta.
gens-22-1-96.png


gfs-0-96.png



Posteriormente esta situação tem potencial para criar varios cenários mas para já tudo muito indefinido