Engraçado este ano só se fala dessa "famosa" cut-off, onde é que anda o nosso amigo "AA", cut-off para oeste, para sul, para norte... raio da cut-off que não nos larga
Pois é que o problema do nosso "cantinho" é sempre o mesmo, ou 8 ou 80.Ahahahah...estás a desesperar Alex, calma que o Verão vai chegarO AA tem andado afastado para latitudes anormais para esta altura do ano, e então devido a esse afastamento de PC tem permitido a passagem das tais "cut -off" , não foram uma, foram várias
Contudo como o @Tonton referiu, continuamos com a ausência da NAO +, mas já se vai vendo umas saídas do modelos com as cristas anticiclonicas a estenderem.se até ao golfo da biscaia , e travando assim a passagem das altas pressões a norte, e fortelecendo as baixas a sul , ou seja o Antípole tem andado mais enfraquecido , mas parece querer fortalecer.se nós próximos tempos ,como seria normal, este fim-de-semana já irá ser diferente com a subida da dorsal africana , com temperaturas 20º hPA no litoral , e 24º hPA no Interior
Contudo lá mais para dia 25/26 tudo ainda muito incerto, com o GFS e ECM a verem cenários muito desfasados
.
AA em crista ...
![]()
ISO 20 e ISO 24
![]()
Previsões para dias 25/26
ECM
![]()
GFS
![]()
@Aine , vai estar quentinho, mas nada de extremos , tudo mais ou menos dentro da média.
Pois é que o problema do nosso "cantinho" é sempre o mesmo, ou 8 ou 80.
O mês de Junho foi o que foi, estive pelo Algarve, nunca o tinha visto assim e vou lá quase todos os anos, noites frias e ventosas, os dias iguais, com máximas a rondar os 23/24°C com sorte... Água fria como nunca a tinha visto.
E cá por cima é só nortada, nuvens e dias aborrecidos... Só este mês de Julho, já perdi a conta aos dias que começaram com nuvens lol e alguns mantiveram-se assim o dia todo...
Havia por aí alguém que tinha posto algo sobre um Verão fresco este ano e pelo que parece... As temperaturas até não estão más de todo, o pior é o vento, a humidade e tudo o que vem atrás
Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Após anos consecutivos de seca extrema lá vem um verão mais normal e logo aparecem pessoas zangadas por não poderem torrar convenientemente durante as suas férias pessoais.
Vejo aqui com cada uma... Não gosto, nem nunca gostei de torrar ao Sol. E não estou nem estive zangado, seja com o que for, sempre fui uma pessoa bastante resolvida com estes assuntos da meteorologia, graças a Deus, não somos nós que mandamos, mas da mesma maneira que não faz muito sentido pedir calor no inverno, não faz muito sentido pedir o contrário na altura em que o tempo deve ser mais estável...Após anos consecutivos de seca extrema lá vem um verão mais normal e logo aparecem pessoas zangadas por não poderem torrar convenientemente durante as suas férias pessoais.
Não espero nada diferente dos media e pessoas comuns. Mas num fórum de meteorologia já me causa algum espanto.
Depois ainda há pessoas com esperança em que a humanidade mude em relação às alterações climáticas. Até em circunstâncias destas o incómodo pessoal nota ser mais forte que a lógica.
Peço desculpa, também já disse o que queria...Conversa tipo chat no Seguimento Meteorológico Livre sff...
Obrigado.