Previsões médio prazo: até 2 semanas Leia com atenção as condições de utilização do fórum. A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas. Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum. Previsões curto prazo: até 3 dias Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.; e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução. Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra) Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc. Previsões longo prazo: mensal e sazonal Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais Links úteis Modelos globais: - GFS: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3 - ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA - CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline - MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale - Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico) Ensembles: - Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc) - Wetterzentrale (GFS) - Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc) - ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros) Use este tópico apenas para: - colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos. - comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve. Não use este tópico para: - seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento. - conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado. - criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas". - discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal. - off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo. - se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
A nortada vai-se manter nos próximos dias, o que fará com que o calor não seja tanto. Entretanto, basta a nortada diminuir de intensidade e o vento mudar de direção para isto acontecer Ainda falta algum tempo mas todas as previsões apontam para que este dia seja bem quente. Em principio será apenas um dia, mas só por aqui vemos o que a ausência de nortada pode fazer.
Boas , Para semana dia 7 de junho devemos ter um dia bem quente com máximas já quase a bater nos 40 graus eu devo chegar por volta dos 36 graus já é muito calor !
O GEM e o GFS estão semelhantes a 180h. http://images.meteociel.fr/im/8825/gfs-0-180_yli6.png e http://images.meteociel.fr/im/8390/gem-0-180_ijo0.png A configuração atmosférica é bastante usual para as nossas andanças em que uma pluma tropical atravessa os Açores com pouca atividade mas despeja muita chuva no litoral norte. Os valores da AP são muito elevados e acho improvável que isto se confirme (devem ser um pouco mais baixos). Acrescento que o GEM é mais otimista que o GFS.
Interessante a ciclogénese modelada. O ECM chuta-a para o Atlântico noroeste. O GEM mais perto. O GFS paralelo ficará operacional no dia 19 de Julho. Fica as diferenças: O GFS mantém a AP muito elevada nos Açores, podendo chegar aos 50 mms. Chuva forte (tendencialmente estratiforme) deve ser o cenário mais provável dependendo isto da intensidade da frente (se houvesse mais lift tanto dilúvio que ocorreria 'aqui'). Para o continente (litoral norte), pequenos desvios na posição da crista anticiclónica farão muita diferença. Por agora o ar tropical passa 'ao lado'.
Quem está preparado para mais um mês infernal? ISO 20ºC parece ficar no território a partir do fim-de-semana durante largos dias, com certeza que passamos dos 40ºC este mês.
Os modelos começam a prever muito calor para os dias 16 e 17. O ECMWF prevê também temperaturas acima dos 40ºC em diversas regiões do Interior Sul.
Fonte aqui (com mais detalhe) http://www.pivotalweather.com/model.php?m=gfs&p=sfct_anom_c&rh=2017060912&fh=0&r=eu&dpdt=
Parece que é já em Junho que ultrapassamos os 45ºC Em Agosto quem aposta em 50ºC? Ironias à parte, isto está cada vez pior...
Previsão semanal do ECM http://effis.jrc.ec.europa.eu/applications/monthly-forecast/ Por mim ficava assim. Chuva perto do normal e temperatura abaixo da média
http://www.severe-weather.eu/news/b...parts-of-se-europe-in-the-final-part-of-june/ 'Spain, Portugal: extremely hot weather with daytime highs in the high 30s and locally in 40-45 °C range (!!) is set to continue across the Iberian peninsula at least until June 25.'
A partir de 6ª feira, estão previstas máximas que podem chegar aos 40ºC, no Algarve, com vento de norte e mínimas na casa dos 23/25ºC, o episódio de calor durará entre 6ª feira e domingo, mas pode ser prolongado. Dadas estas previsões, o risco de incêndio será extremo no Algarve, já no passado foi com estas condições que tivemos os piores de incêndios quer em 2004, quer em 2012.
Contudo, no resto do país parecem vir temperaturas mais normais do Verão. Apenas o Algarve e o interior alentejano devem levar com a massa de ar quente por mais algum tempo.