Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Junho 2021

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Previsões médio prazo: até 2 semanas

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas.

Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum.

Previsões curto prazo: até 3 dias
Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.;
e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução.

Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra)
Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc.

Previsões longo prazo: mensal e sazonal
Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais

Links úteis

Modelos globais:
- GFS: MeteoPT | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3
- ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA
- CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline
- MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale
- Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico)


Ensembles:
- Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc)
- Wetterzentrale (GFS)
- Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc)
- ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros)

Use este tópico apenas para:
- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.
- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:
- seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento.
- conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado.
- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".
- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.
- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo.
- se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Bom dia e bom mês de Junho para todos os membros seguidores deste fórum.

Parece que o calor do fim de semana passado fez amuar o tempo. O Junho começa fresco na primeira semana e vai ficar zangado para o interior Norte e Centro com trovoadas e granizo. Já o Noaa prevê alguma precipitação a partir de dia 12 ( mas tudo muito incerto ainda).
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nos próximos dias a sinóptica está interessante... A gota fria, que tem permanecido no interior norte da Península Ibérica há vários dias, vai interagir com a frente em aproximação de noroeste, levando a uma intrusão de ar frio que se já se nota no litoral mas que se irá começando a notar também no Interior nas próximas horas: :cold:
NRM8xO8h.png


A frente em si não deverá chegar à Península Ibérica, mas irá interagir com a cut-off nos próximos dias e produzir ainda mais instabilidade que poderá afetar todo o país. Diria que inclusive poderia surgir alguma coisa interessante mesmo no Algarve, mas é preciso esperar para ver: :trovao:
l0px7jZh.png


O calor deverá desvanecer durante alguns dias e inclusive teremos a aproximação duma superfície frontal fria no dia 20, algo que não temos por estas bandas desde há já algum tempo e que deverá ser a última antes desta primavera astronómica: :shocking:
l0px7jZh.png

gyszAJxh.png


Depois desta frente fria, que pouco ou nada deve acumular no sul do país (como já é costume nestas alturas do ano), parece que a tendência é de estabilidade e inclusive de calor. Tirando o GFS, os restantes modelos para já estão concordantes com uma possível vinda da dorsal africana após o dia de São João. Veremos o que acontece! :calor:
HcjPw9Kh.png
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Parece que, a partir do São João, a entrada fria que nos tem afetado nos últimos cinco dias irá mover-se para a Europa Central e o anticiclone que está agora nos Açores deverá mover-se para aqui. Em contrapartida, nos Açores o tempo deverá ficar mais instável, o que é altamente habitual no verão por lá: :rain:
LwVDa2Yh.png


Contudo, o calor não chegará a todo o país. De facto, no Litoral Oeste, somente os dias 24 e 25 é que serão mais quentes e soalheiros, porque logo a seguir virá a famosa nortada e as temperaturas deverão descer, acompanhados dum aumento da nebulosidade. Não deixa de ser algo absolutamente normal e que ocorre em todos os anos por esta altura, ainda que, para quem goste de praia, seja algo chato. :cold:
e3aprx6h.png


Em contraste, as temperaturas no Interior, depois duma ligeira descida no dia 26, subirão e bem na semana seguinte segundo as últimas saídas dos principais modelos. Inclusive poderiam ser batidos os primeiros 40ºC do ano em pontos do Vale do Guadiana, bem como as primeiras mínimas tropicais em zonas mais abrangentes e não só em estações específicas: :scared:
kbpznRMh.png

4hLMQath.png


Veremos o que acontece! :calor:
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
E na run das 12h sai o contrário
Estou mesmo a ver o cenário a se repetir, o pessoal este ano não pode largar os casacos, 2 ou 3 dias de calor e depois volta o frio!

Seria uma boa prenda de aniversário para mim! :D
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Vendo pelas últimas saídas dos principais modelos, parece-me cada vez mais provável que tenhamos um evento de calor estável já a partir do início do mês que vem. Se o GFS já demonstrava essa tendência há já alguns dias, o ECMWF agora parece que quer também seguir nessa tendência de calor e tempo estável. Ainda assim aquelas "baixas pressões" a norte e sudoeste da Península Ibérica, no modelo GFS, deixam-me um pouco intrigado também... Veremos o que acontece! :calor:
qGgRHCmh.png

Wdg2TbNh.png