Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Março 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Infelizmente, os modelos apontam apenas para hoje algumas trovoadas no Centro e Sul e para o Baixo Alentejo e Algarve alguma chuva na próxima semana, que deverá acumular até 5 mm.

Curiosamente, também há uma grande probabilidade de a minha zona apanhar com uma trovoada ainda hoje. Seria a primeira vez desde há 1 ano. :trovao:

ECMWF_240_PT_APC_pt-PT_pt.png


De resto, não há mais nada a apontar. :facepalm: O tempo será mais seco no resto do país e predominantemente quente, com temperaturas que poderão chegar aos 30°C em certos pontos. :calor:
ECMWF_060_PT_T2M_pt-PT_pt.png
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

É por estas e por outras que a meteorologia me fascina tanto ;) Contra todas as expectativas , já existe praticamente consenso entre os modelos numa sinóptica diferente do que aquela que vinha a ser modelada à cerca de poucos dias para a primeira quinzena do mês de Abril, parece mesmo que o Sr.Antílope vai dar umas voltas mais a Oeste , e o Sr.Inverno nos vem visitar novamente já a a meio desta semana, e ainda sem modelação de quando se vai embora! :D Neste momento não vale muito a pena de falar de acumulados, até porque vamos ter muita instabilidade já a partir de hoje , e sabemos como as coisas funcionam nesse sentido! Uma coisa é certo, a tão preciosa precipitação vai aparecer nos próximos dias, e mesmo não nos salvando de uma seca grave este Verão, vai amenizar a coisa e isso é muito importante:viva:.

uFwVCIv.gif


MmLwL80.png


:cold:

TAGIWtl.gif


:rain:

x6e0qU8.gif
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Tempos frescos se avizinham :cold:

Disto:

ECMWF_060_PT_T2M_pt-PT_pt.png


passamos para isto e com vento a ajudar :cold:

ECMWF-102-PT-T2-M-pt-PT-pt.png


Apesar de faltar algum tempo, a previsão da acumulação de neve do ECMWF também está interessante, tendo em conta a altura do ano:

ECMWF-180-PT-ASN-pt-PT-pt.png
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mas que maravilha que estão as previsões para os próximos 10 dias, com tempo frio e chuva à discrição! Tinha que calhar nas férias, mas é o que se tem! :rain:
Até sexta deverá chover ainda um pouco, mas será a partir de sábado, dia 6, que começará a chover "à séria" e a vir o frio que não é desejável para esta altura do ano. :cold:

Previsão para dia 6:
ECMWF_144_PT_APC_pt-PT_pt.png

Previsão para dia 8:
ECMWF_144_PT_APC_pt-PT_pt.png


Previsão para dia 10:
ECMWF_240_PT_APC_pt-PT_pt.png


Este vai ser o padrão na primeira quinzena de abril: fortificação do ciclone no Atlântico e fortificação do anticiclone no Báltico, influenciando toda a Europa de Leste. Isso fará, com que hajam, por exemplo, diferenças na precipitação nos Alpes. Zonas dos Alpes franceses poderão ter quase 300 mm nos próximos dias, enquanto que os Alpes austríacos terão 0 mm, pelo menos até dia 8.
GFS_216_EUR0_G50.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.