Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Novembro 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Portanto chuva para o 27 certo?

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

Bom dia, é impossível especificar com 100% de certezas o tempo que irá fazer nesse dia, é uma distância temporal de mais de 200h e a fiabilidade das previsões dos modelos é de 2/3 dias.
Sugiro que continues a acompanhar o evoluir da situação neste tópico e posteriormente coloques essa questão muito mais perto dessa data porque até lá tanto podes ter uma Ciclogénese explosiva há porta como um cenário de tempo seco. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Bom dia, é impossível especificar com 100% de certezas o tempo que irá fazer nesse dia, é uma distância temporal de mais de 200h e a fiabilidade das previsões dos modelos é de 2/3 dias.
Sugiro que continues a acompanhar o evoluir da situação neste tópico e posteriormente coloques essa questão muito mais perto dessa data porque até lá tanto podes ter uma Ciclogénese explosiva há porta como um cenário de tempo seco.
Sim, estou colada mas pendente de alugar um recinto e por isso expectante...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
A próximas semana resumem-se em:

Depressão vinda do Atlântico, com núcleo no Golfo da Biscaia, depois subindo para o Norte (Sábado/Domingo) -> Segue-se outra depressão, desta vez com mais ênfase em Portugal devido à sua largura, mas com centro no canal da Mancha (Domingo/Terça) -> Anticiclones do Atlântico e na Rússia estrangulam a depressão e originam uma cut-off, com centro no NW de Portugal e com o derrubo do "Icelandic low" (Quarta-Incerto)

A partir do momento em que se origina a cut-off, é um jogo de "quanto tempo duras". O GFS aponta para uma depressão "dançarina", sendo que parece que se liga ao fluxo normal, mas depois volta, depois já não quer... É uma questão de acompanhar, mas a chuva não nos escapa :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
kyHaLTB.gif


A pasmaceira acabava da pior, ou melhor, forma.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Alguém reparou na depressão que se formará no Mediterrâneo, zona das Baleares, e que depois de uma movimento retrógrado, estará posicionada sobre o norte de Espanha\Golfo de Leão, no dia 24?
O litoral norte gosta muito disto; com o condimento frio e com a precipitação a entrar de NO, foi uma assim que originou a queda de neve do dia 9 de janeiro de 2009 (Epá! Estou a ficar velho...:p).

source.gif
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Alguém reparou na depressão que se formará no Mediterrâneo, zona das Baleares, e que depois de uma movimento retrógrado, estará posicionada sobre o norte de Espanha\Golfo de Leão, no dia 24?
O litoral norte gosta muito disto; com o condimento frio e com a precipitação a entrar de NO, foi uma assim que originou a queda de neve do dia 9 de janeiro de 2009 (Epá! Estou a ficar velho...:p).

source.gif
mas desta vez a cota andará alta segundo o gfs...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Alguém reparou na depressão que se formará no Mediterrâneo, zona das Baleares, e que depois de uma movimento retrógrado, estará posicionada sobre o norte de Espanha\Golfo de Leão, no dia 24?
O litoral norte gosta muito disto; com o condimento frio e com a precipitação a entrar de NO, foi uma assim que originou a queda de neve do dia 9 de janeiro de 2009 (Epá! Estou a ficar velho...:p).

source.gif
Lembro-me perfeitamente desse dia, já não via nevar com acumulação há mais ou menos uma década. E foi durante a busca de informação sobre o evento que descobri este fórum que desde então nunca mais larguei.
No que diz respeito a Viseu as depressões com movimento retrógrado são uma das configurações atmosféricas mais favoráveis à neve pois são acompanhadas por uma grande injecção de ar frio. Mas o facto de ainda estarmos em Novembro não me parece que seja muito favorável. É a tal história se fosse em Janeiro......
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
A cut-off que vai acontecer nesta semana parece que foi um bocado mais para a direita, baixando a precipitação prevista ao longo da semana no território :( Contudo, o GFS prevê uma manutenção algo longa desta depressão sob a Península Ibérica e a longo prazo prevê o AA na Escandinávia, deixando o caminho livre para a Europa Ocidental para mais depressões :)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Alguém reparou na depressão que se formará no Mediterrâneo, zona das Baleares, e que depois de uma movimento retrógrado, estará posicionada sobre o norte de Espanha\Golfo de Leão, no dia 24?
O litoral norte gosta muito disto; com o condimento frio e com a precipitação a entrar de NO, foi uma assim que originou a queda de neve do dia 9 de janeiro de 2009 (Epá! Estou a ficar velho...:p).

source.gif

Podia ser tudo muito bonito, o problema é que a ISO 0ºC mal atinge Portugal, fica quase tudo em Espanha e no Atlântico: :unsure:

G4AmlQj.png


soWMTNc.png


7kJIBsD.png


Muita neve vai cair nos Pirenéus, Montes Cantábricos e na Cadeia Central.

Também a esta distância basta mudar a posição da cut-off para nos sair o jackpot, haja esperança :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.