Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2016

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Acho que isto resume a próxima semana:

anom_eu_t2.png


:suicidio:
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Caros foristas:

Por favor leiam as regras para colocação de posts nos tópicos de previsão a curto, médio e longo prazo.

Usem à vontade o seguimento meteorológico livre para comentários, opiniões desejos e afins.



Alguns posts foram apagados. Respostas a este post serão igualmente removidas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Impressão minha ou a chuva prevista para o meio da próxima semana em diante está a desaparecer ?

As melhores saídas do GFS são a das 00 e a das 12. Recomendo esperar pelas próximas atualizações para se tirar melhores conclusões.

Escrito isto, ainda há pequenas diferenças relevantes na posição da depressão. Por exemplo esta carta...

22esbnG.png


... seria excelente para 'vocês' (tendo em conta a intensidade da depressão). Infelizmente, e até agora, os principais modelos não vão na onda.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Impressão minha ou a chuva prevista para o meio da próxima semana em diante está a desaparecer ?
Os padrões apresentados por ambos os modelos, são incomuns, daí alguns devaneios, a circulação natural "normal" no Atlântico norte, deveria ser de Este para Oeste, neste momento, e a tendência prevista é para que continue, uma circulação de Este para Oeste a qual é bloqueada e atirada para norte antes de atingir os açores . Entretanto há a prevalência de constantes cutt offs perto da península ibérica, onde prevalece a circulação de Este para Oeste, criando um fluxo persistente de Norte na região dos Açores. Logo, não se Admirarem destes constantes devaneios


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: AMFC e TekClub

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Sim, pelo menos a saída das 18z do GFS mete a depressão a fugir para Oeste, o que significa que a maior parte da instabilidade fique toda no mar.

Como o @Dias Miguel disse, não é só o GFS. E nem é só o ECMWF também, corri todos os modelos agora mesmo, mesmo até os que são pouco conhecidos/consultados e 98% deles "oferece" a festa toda ao mar e apenas ao mar, restando apenas meia dúzia de aguaceiros fracos ou nem isso para cá.