A chave parece ser mesmo o "regime subtropical", porque as temperaturas não baixam nada nestas previsões do weatheronline.co.uk:
A previsão do UM (UkMet) parece ser rubbish. Quanto mais próxima das ilhas a depressão estiver, melhor. O GOc poderá eventualmente ser afetado pela frente associada. Neste momento, os restantes grupos teriam que esperar que houvesse instabilidade (e HR) suficiente para gerar alguma convecção. É bem provável que seja mais um evento pouco significativo.
Como é habitual, conforme nos vamos aproximando das datas, a instabilidade vai desaparecendo das previsões: dos 4 dias iniciais, já só temos 2:
O GFS não desiste, e ainda bem, tal como inicialmente já tinha a previsão de precipitação para o dia 26 de Setembro de 2018, ainda a mantém, agora até para o Centro do País : Isto já arriscando, a curto prazo, o que garante cada vez maior possibilidade. Quanto ao resto, é certo que a possibilidade diminuiu um pouco, mais ainda continua, e espero que se mantenha para os dias seguintes: Vamos ver, pode ser que ainda haja alguma água garantida.
Possível Medicane ao largo da Grécia e uma tempestade de grandes dimensões no Atl (ex-Leslie). Nos próximos 5 dias, a atmosfera deverá estar bastante instável nos Açores por isso pode aparecer alguma convecção. Seria muito útil para as ilhas orientais que deverão ser as menos afetadas pelo evento principal (a transição extra-tropical da Leslie). Abaixo, a probabilidade de acumulados superiores a 25 mms nos próximos 7 dias (GEFS 00z). A eventual convecção poderá produzir acumulados locais relevantes (que dificilmente estariam incluídos nesta estimativa).
Uma depressão nos níveis altos com alguma intensidade pode gerar acumulados muito interessantes no G. Oriental. Precipitação com grande probabilidade de ficar no mar. Vai depender da posição final.
Será que é desta que o "Verão" acaba de vez, este ano? Previsão válida a partir do 9 de Outubro de 2018 (Terça-feira) A partir do dia 9 de Outubro de 2018 irá entrar, pela corrente atlântica, uma perturbação de origem subpolar (não subtropical!) que irá, finalmente, após semanas de anomalia positiva de temperatura, fazer arrefecer o tempo e finalmente poder sentir o bom frio que tanto desejávamos à algum tempo. Vejamos: Anomalia Positiva de Temperatura, até dia 8 de Outubro de 2018 Entrada da perturbação de origem subpolar, com anomalia negativa de temperatura, a partir do dia 9 de Outubro de 2018 Imagem mais recente do GFS, com estado mais avançado e mais próximo da perturbação, do território de Portugal Continental: Vamos aguardar pelos próximos dias a confirmar ainda com melhor certeza este acontecimento bastante aguardado
❄️ FRIO ❄️ (não muito) Mas SÓ no Interior Norte e Centro, a norte da Serra da Estrela e da Malcata Prevê-se temperaturas mínimas abaixo dos 10ºC É certo que ainda faltam alguns dias, mas cada vez é mais provável que este fenómeno aconteça, o que me parece ser cada vez mais possível que o pessoal de Trás-os-Montes e da Beira Alta vão poder experimentar o frio um pouco mais cedo Quanto ao resto do país, infelizmente, nas próximas duas semanas, ainda não há previsão certa de que virá alguma perturbação que faça criar frio em todo o resto do país. Até mesmo a perturbação de que falei ontem já desapareceu do GFS, o tempo ainda é bastante longo para previsões, e a instabilidade continua em cima da mesa. Neste momento posso já arriscar que os Transmontanos e os Beiraltinos vão poder receber o frio ainda mais cedo do que o resto do país!!
É sem duvida muito interessante falar de uma perturbação a 384 horas de distancia ... Sempre dá para alimentar temporariamente a fome de mau tempo mas pronto. Fiquemos-nos por falar na nova possibilidade de instabilidade para a semana, que o GFS vem apresentando, e o a semana a seguira essa fica pá próxima semana xD
Podemos não ter chuva e frio a sério, mas pelo menos algum frio sempre virá, isso não haja dúvida! Aliás, o melhor é aguardar por melhores saídas do GFS Ainda assim, agora a 300 horas de distância, claro que ainda é pouco provável, mas ao menos não é 384 horas:
UPDATE ❄️ FRIO ❄️ Agora com um pouco mais de força Conforme tinha mencionado ontem, irá-se prever temperaturas abaixo de 10ºC, para o Interior Norte e Centro, principalmente a Norte da Serra da Estrela e da Malcata. Estamos a 84 horas de distância do fenómeno acontecer, já é cada vez mais provável que isto aconteça. Mas, pior do que isto, a sensação de frio irá aumentar, isto porque estamos habituados a temperaturas acima da média neste momento, por norma, acima dos 20ºC, e, assim em tempo muito curto, a temperatura irá descer para valores, em média, para os 7ºC! Estou a falar de valores em torno de 15ºC de diferença de temperatura mínima em relação aos dias anteriores!!