Previsões médio prazo (Dezembro 2015)

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Volta e meia, o ECM mete um dilúvio, pelo menos no Litoral Norte e Centro, para a noite da passagem de ano.
Nesta última saída, mete novamente.

A verdade é que quer o GFS quer o ECM estão com uma instabilidade enorme na previsão a mais de 5 dias. Tanto prevêm a subida da dorsal como prevêm intensas depressões atlânticas a varrer todo o país ou até cut - offs no Algarve. :huh:

Certo, para já, é uma depressão razoável ( ou talvez nem tanto) para amanhã / segunda.
 


meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
O GFS mantém uma semana bem molhada enquanto o ECM depois da aproximação da depressão á PI mete tempo ameno e anticiclone.
Numa coisa estão de acordo teremos ar frio a chegar já amanhã e a descida das temperaturas para valores normais para a época.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O GFS mantém uma semana bem molhada enquanto o ECM depois da aproximação da depressão á PI mete tempo ameno e anticiclone.
Numa coisa estão de acordo teremos ar frio a chegar já amanhã e a descida das temperaturas para valores normais para a época.

Olhando à ultima run do ECMWF eu não vejo AA nem tempo ameno, pelo contrário, vejo a possibilidade de a próxima semana ser relativamente molhada com a passagem de algumas frentes, mas claro, o GFS está um pouco melhor.

ECMWF 0 Z:

http://www.meteociel.fr/modeles/ecmwf.php?ech=72&mode=1&map=0&type=0&archive=0

A previsão do IPMA fala em chuva pelo menos até à próxima Quarta-Feira dia 30:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Segundo o GFS a frente de amanhã ainda pode dar uns mm jeitosos:

GlzdBRj.png


pFVhDtE.png
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Quer o GFS quer o ECM prevêm probabilidades de precipitação para os próximos 10 dias, pelo menos no Norte. Os próximos 5 deverão ter mesmo bastante chuva e vento.

Eu penso que o que o membro Meteoamador estava a postar sobre tempo ameno, acho que ele queria fazer alusão ao próximo fim de semana, em que realmente os modelos indiciam tempo não muito frio. Mas isso não se deve à acção do AA ( que tem realmente possibilitado a existência de pouco frio para a época, como hoje) , mas de uma possível depressão vinda de SO, que como se sabe vêm carregadas de humidade, mas não provocam muito frio.

Frio, esse que por sinal, frio a sério como é óbvio, vamos ter que continuar a aguardar, continua a não haver sinais.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Claro, que a cut-off desaparecia daquele delírio do GFS. :rolleyes: Aqueles mais de 150 mm previstos na saída das 12 ontem, passaram para uns míseros 35 mm e pelo andar da carruagem ainda vão desaparecer mais. Amanhã choverá entre 10 a 15 mm, para Dezembro é uma miséria, se acabar este mês com 30 mm, já será muito. Depois, existe a possibilidade de alguma chuva fraca no dia 31 e depois logo se vê, o AA anda sempre perto daqui do sul.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Frio, esse que por sinal, frio a sério como é óbvio, vamos ter que continuar a aguardar, continua a não haver sinais.

O frio pouco a pouco está a entrar na Europa.
Lá para meados/20's de Janeiro poderá chegar até nós qualquer coisa. Mas claro. Esse assunto ainda não é para este tópico!
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O frio pouco a pouco está a entrar na Europa.
Lá para meados/20's de Janeiro poderá chegar até nós qualquer coisa. Mas claro. Esse assunto ainda não é para este tópico!

O frio não entrará pouco a pouco, vai entrar à bruta, com uma entrada siberiana bastante forte que deverá afectar toda a metade Oriental do continente a partir do Ano Novo. É uma transição brutal depois de uma semana de Natal com fortíssima anomalia positiva de temperaturas nessa região.

Por cá, estando o Atlântico tão activo, não deve chegar nada.

No início do ano prevê-se, finalmente, a desintegração do Vórtice Polar, com a negativização da Oscilação Ártica (AO). Pode ser que a longo prazo possamos começar a sentir os efeitos disso, mas não será fácil. Os modelos de previsão a longo prazo (ECM mensal, CFS) mantêm a tendência para que a dorsal continue por cá, sendo a Europa Ocidental a única região entre as latitudes 40º e 50º com anomalia positiva de geopotencial. Mas vamos esperando, nenhum deles anteviu a entrada siberiana de Ano Novo, e ela parece-me assegurada.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
A médio prazo: Os modelos estão a melhorar significativamente com uma circulação zonal acentuada trazendo sucessivas depressões ao nosso território, principalmente a norte do sistema Montejunto-estrela.Pelo menos a chuva irá já aparecer, no que respeita ao frio só após as 192h.
A longo prazo: Os modelos começam a prometer algo entre as 192h-240h, que poderá se traduzir de algo mais interessante no que respeita a uma entrada fria as nossas latitudes e longitudes.
No que respeita á entrada siberiana nos nossos vizinhos europeus, o GFS coloca a entrada a não entrar muito para Ocidente, sendo que o frio a sério estará restrito mais a Europa de Leste, a Grecia e principalmente a Turquia poderão beneficiar desta siberiana, sendo que a Itália estará no limbo, poderá levar com alguma coisa ou passar ao lado.
Uma coisa é quase garantida, tanto a dorsal bem como o AA, andarão mais enfraquecidos, pelo durante os proximos tempos, acho que entraremos naquela fase em que os modelos andarão a adiar a longo prazo a vinda do AA, falo por mim espero que dure algum tempo esta conjuntura atmosférica.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
A médio prazo: Os modelos estão a melhorar significativamente com uma circulação zonal acentuada trazendo sucessivas depressões ao nosso território, principalmente a norte do sistema Montejunto-estrela.Pelo menos a chuva irá já aparecer, no que respeita ao frio só após as 192h.
A longo prazo: Os modelos começam a prometer algo entre as 192h-240h, que poderá se traduzir de algo mais interessante no que respeita a uma entrada fria as nossas latitudes e longitudes.
No que respeita á entrada siberiana nos nossos vizinhos europeus, o GFS coloca a entrada a não entrar muito para Ocidente, sendo que o frio a sério estará restrito mais a Europa de Leste, a Grecia e principalmente a Turquia poderão beneficiar desta siberiana, sendo que a Itália estará no limbo, poderá levar com alguma coisa ou passar ao lado.
Uma coisa é quase garantida, tanto a dorsal bem como o AA, andarão mais enfraquecidos, pelo durante os proximos tempos, acho que entraremos naquela fase em que os modelos andarão a adiar a longo prazo a vinda do AA, falo por mim espero que dure algum tempo esta conjuntura atmosférica.




para mim ainda não esta descartada a hipotese de a siberiana chegar á europa ocidental, os modelos estão a sobrevalorizar as depressoes atlânticas se o A dos acores começa a alimentar o escandinavo o frio vai chegar muito mais a oeste, e ainda não estão a ser modeladas as depressões mediterrâneas características destas situaçoes posso estar enganado mas parece-me que os modelos ainda vão dar uma grande volta
 
  • Gosto
Reactions: Topê

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
para mim ainda não esta descartada a hipotese de a siberiana chegar á europa ocidental, os modelos estão a sobrevalorizar as depressoes atlânticas se o A dos acores começa a alimentar o escandinavo o frio vai chegar muito mais a oeste, e ainda não estão a ser modeladas as depressões mediterrâneas características destas situaçoes posso estar enganado mas parece-me que os modelos ainda vão dar uma grande volta

Espero que tenha razão. Anseio por uma boa entrada siberiana na Bélgica que traga muito frio e alguma neve.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nas últimas saídas, quer o GFS quer o ECM cortaram na precipitacao. Quando parecia que íamos entrar finalmente numa mudança de padrão, parece que a partir do dia 4, o AA parece querer recuperar a sua posição.
Parece que anda sempre ao largo, não está fácil sairmos disto.

E as propalada entradas frias, nem vê - las.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Nas últimas saídas, quer o GFS quer o ECM cortaram na precipitacao. Quando parecia que íamos entrar finalmente numa mudança de padrão, parece que a partir do dia 4, o AA parece querer recuperar a sua posição.
Parece que anda sempre ao largo, não está fácil sairmos disto.

E as propalada entradas frias, nem vê - las.

Sem duvida, mas entretanto o ECM nesta saída já volta a enfraquecer a dorsal, mantendo a atmosfera bastante instável mas sem uma entrada fria a sério por enquanto.