Previsões médio prazo (Fevereiro 2016)

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Na última saída do GFS, a cota de neve baixaria mais cedo no sábado e, possivelmente, ainda durante a tarde, com bastante precipitação. Este pormenor poderá fazer toda a diferença ( caso se mantenha a possibilidade desta entrada fria com esta magnitude, como é evidente) .
sim é verdade sexta feira poderá ser a valer agora e prolonga-se durante mais tempo mesmo no sábado mas tudo pode mudar rapidamente, oxalá não
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Evento Sexta-Sábado

ecUFTOY.png


EEeTwD0.png


y2vmhz0.png


jt64iyf.png
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Eu sinceramente preferia as últimas runs em que se formava uma depressão mais cavada sobre a península, mas no entanto só estamos na segunda-feira. ..

A depressão mais cavada traria muita mais chuva, instabilidade e bastante neve a cotas médias/altas, só que a possibilidade de neve a cotas baixas era anulada nesse cenário. O cenário actualmente modelado mostra um anticiclone mais forte que se estende em crista e cria ali um corredor para o ar frio em direcção à península. Teríamos pelo menos a iso -4 no Norte durante cerca de 24 horas, embora com chuva pouco abundante.

Mas pronto, isto funciona como uma balança, já sabemos o que a casa gasta. Nas próximas saídas a haverem alterações vai ser isto, põe chuva - tira frio, mantém o frio - mantém pouca precipitação nas horas propícias à queda de neve.

Eu que estou numa zona baixa obviamente que gostava que se mantivesse este cenário, quem sabe ainda via uma água-neve. Vamos ver. :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
fax chart ukmo para sábado 12h

528 dam quase até ao Algarve...

fax120s_vwd7.gif

Grande decepção :lmao:Após a passagem da frente fria na Sexta-feira, o interior a sul do sistema montejunto-estrela fica a ver estrelas no Sábado e Domingo, com escassas probabilidades de precipitação (probabilidade de precipitação maior junto dos principais sistemas montanhosos: S.Mamede, Marvão, serras algarvias...). Os beneficiários, como sempre, o interior norte e centro (neve) e o litoral oeste (humidade relativa muito alta quando a temperatura baixar, mais propícia a trovoadas e granizo). O núcleo de baixas pressões parece que não cruza o centro (interior) da Península mas sim vai passar, como é hábito, pelo norte da Península...
 
Última edição:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O ECMWF 00z para sábado num produto que não é publico para além dos locais habituais do norte e centro, tem neve por serras como Sintra, zona Oeste, etc. e pequenas manchas pelo Alentejo.


Carta épica do GFS :)

kNtpkmY.png




Muito frio em, altitude

qcgCpy3.png


E a necessária instabilidade, que se fosse assim como está nesta saída poderia transformar o dia numa grande lotaria de tudo ou nada, mas também numa possível surpresa a qualquer cota.

t8AjYLJ.png



Mas vamos esperar com calma, ainda a 100 horas de distância.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O ECMWF 00z para sábado num produto que não é publico para além dos locais habituais do norte e centro, tem neve por serras como Sintra, zona Oeste, etc. e pequenas manchas pelo Alentejo.


Carta épica do GFS :)

kNtpkmY.png

Carta épica ou conspiração contra a Beira Baixa? Precipita apenas à volta (inclusive Espanha).:facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Saida do GFS muito boa mesmo a concretizar-se teríamos água-neve a cota 0 e neve acima dos 200m, sobretudo no litoral norte . Sem dúvida dois dias muito frios acompanhada da tão preciosa instabilidade. Mas vamos com calma, que ainda hoje é terça-feira. Amanhã já teremos mais certezas. Pessoalmente acredito que ocorra água neve acima dos 100m e neve acima dos 200/300m. É o meu prognóstico a ver vamos. ;)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu estou pessimista hoje.. A cada run, observo o retirar de precipitação nas horas de frio para sábado. Se a tendência seguir assim, a precipitação no interior norte e centro acaba às 21H de sexta-feira. No sábado ocorreria precipitação apenas no litoral, algarve, vila real, viseu e beja.

Falo apenas de tendência.