Previsões Outono-Inverno 2024/2025

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Local
loule-caldeirao
O que acharam destas previsões do Ecmwf??
Neste momento está de acordo com a previsão Mensal de 6 semanas do Ecmwf!
Parece que o Outono poderá ser seco mas vale o que vale... qualquer das formas ainda que seja igual ao ano passado é fraco. Mete depois muita responsabilidade no Inverno que é uma grande grande incógnita...

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Local
Faro
Só se estiveres a falar do Algarve, pois em grande parte do país foi chuvoso.
O ano passado ninguém neste país se pode queixar, nem nós os algarvios, pois o Outono foi até mais chuvoso que normal e não foi pouco.
Em Faro tivemos um mês em que choveu cerca de 180 mm, que corresponde a 300% a média...
Por outro lado dá a ideia a alguns de ter sido fraco pois Setembro e Novembro foram secos, só que o valor de Outubro já é superior a média desses 3 meses juntos.
Depois o Inverno, de dez a Fevereiro aí sim já mais para o seco, apesar de Janeiro e Fevereiro terem sido com precipitação na média. Por vezes as percepções devido a estes desfasamentos podem induzir em erro..

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Local
Faro
Eu quando falo refiro-me a Baixo Alentejo e Algarve! É preciso distinguir bem as coisas. O resto do país não sabe o que é seca à 2 anos diferentemente das 2 regiões mencionadas.
Apesar do valor excelente de Outubro, é preciso dizer que choveu mais no mês de Outubro que no resto do ano todo junto. Se não me enganei muito terá chovido apenas cerca de 330 mm.
Este ano já se deve levar cerca de 240 mm até ao momento acima da média, só que desta vez espero o inverso, dado que palpita me que este Outono Inverno será bem seco..

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Local
loule-caldeirao
Apesar do valor excelente de Outubro, é preciso dizer que choveu mais no mês de Outubro que no resto do ano todo junto. Se não me enganei muito terá chovido apenas cerca de 330 mm.
Este ano já se deve levar cerca de 240 mm até ao momento acima da média, só que desta vez espero o inverso, dado que palpita me que este Outono Inverno será bem seco..
O Outono pode ser salvo por 2 ou 3 eventos, já ter um Inverno ou o período Jan/Fev/Mar algo parecido com este ano já é apostar muito forte. O Outubro do ano passado foi muito díspar ao longo do Algarve mas apesar de tudo contribuíu bastante para o valor final anual. Qualquer das formas com os dados disponíveis actualmente não há grandes motivos para sorrisos.

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Local
Faro
O Outono pode ser salvo por 2 ou 3 eventos, já ter um Inverno ou o período Jan/Fev/Mar algo parecido com este ano já é apostar muito forte. O Outubro do ano passado foi muito díspar ao longo do Algarve mas apesar de tudo contribuíu bastante para o valor final anual. Qualquer das formas com os dados disponíveis actualmente não há grandes motivos para sorrisos.
Sim neste momento não existe motivo para sorrisos face ao previsto pelos modelos sazonais em que todos os modelos indicam precipitação abaixo da média e temperaturas acima da média.
Ora as barragens do Algarve estão bastante mal e se se formar um padrão La Nina o mesmo favorece um padrão de NAO + e assim tem tendência a tempo mais seco para este canto da Europa.
Repetição de 2004/2005 apesar de tudo me parece altamente improvável, apesar de tudo.

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mudança na segunda semana de outubro? Ainda falta algum tempo mas há indícios de que a segunda semana de outubro poderá trazer precipitação para todo o país. Veremos o que é que acontece, mas pelo menos haver alguma anomalia positiva de precipitação visível nos modelos a longo prazo já é bom... :pray: :rain:
yqYGekMh.png

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Parece que, após um começo de outubro relativamente razoável, o final do mês deverá trazer de volta o infame bloqueio anticiclónico. :angry: O que vale é que são previsões a longo prazo e valem o que valem...
93DXIQKh.png

SVzRtGIh.png

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
Em Abril, volta a chover :sono: Só tenho uma certeza, pior não fica, a escala rebenta em todos os meses :lol:

Faro115.jpg