Previsões Primavera/Verão 2026

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Local
Aroeira (cota 59); Roterdão (cota 5)
Previsões longo prazo: Mensal e Sazonal

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.

Previsões longo prazo: mensal e sazonal (este tópico em que se encontra)
Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais

Links úteis:

- IPMA mensal
- IPMA sazonal
- AEMET sazonal
- Ilmeteo ECMWF (site italiano que costuma publicar cartas do ECMWF sazonal)
- MetOffice sazonal
- IRI sazonal
- CFSv2 sazonal
- Previsões mensais e sazonais de diversos modelos (NOAA)
- Previsão sazonal MeteoFrance (multi-modelos)
- Previsão semanal e mensal do ECMWF (Comissão Europeia)
- Previsão semanal do ECMWF (IM Húngaro)

Use este tópico apenas para:
- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.
- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:
- seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento.
- conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado.
- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".
- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.
- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo.
- Se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.

• Gosto
Reactions: joselamego e Cesar
Previsão que se enquadra melhor neste tópico.
Eu dessas não faço, é uma lotaria. Quando se acerta somos os maiores, quando não se acerta ninguém se lembra disso.
Até as previsões de período alargado, sazonais, longo prazo oficiais falham...
Errado, este é o tópico correto.
As próximas semanas serão secas por Portugal Continental, e só lá para meados de março é que há alguma tendência de maior precipitação. :pray: No entanto ainda falta um bocado para lá chegar, e as previsões a longo prazo são conhecidas pela sua instabilidade. Numa semana temos um cenário, na seguinte o cenário pode já ser o oposto... ->
VQZpRD2h.png

Algo me diz que o pico do inverno já passou. A primavera poderá ter períodos de instabilidade, como é normal, mas a intensidade dos mesmos dificilmente atingirá o nível de precipitação deste último mês. :unsure:

Errado, este é o tópico correto.
As próximas semanas serão secas por Portugal Continental, e só lá para meados de março é que há alguma tendência de maior precipitação. :pray: No entanto ainda falta um bocado para lá chegar, e as previsões a longo prazo são conhecidas pela sua instabilidade. Numa semana temos um cenário, na seguinte o cenário pode já ser o oposto... ->
VQZpRD2h.png

Algo me diz que o pico do inverno já passou. A primavera poderá ter períodos de instabilidade, como é normal, mas a intensidade dos mesmos dificilmente atingirá o nível de precipitação deste último mês. :unsure:
Pelo menos os dias de frio, pelo menos aqui por Lisboa, já lá vão, de certeza praticamente absoluta...
Mais uma vez tivemos 2 ou 3 dias de frio, e só isso, o costume...
Agora é rezar para que nao tenhamos os inícios de Verão em Março ou Abril, a nivel de temperaturas...
O ano passado no Verão nao saia de casa porque já nao suportava mais, todos os dias a mais de 35 graus, agora nao saio de casa, porque chove tanto que está tudo em perigo para andar por ai e pode me cair uma arvore em cima...
Esperemos que pelo menos a Primavera seja pacifica!!

Última edição:
Dada a tendência climática de longo prazo em linha com os registos globais desde há várias décadas, eu diria que talvez nem seja preciso um El Niño para os anos seguintes ao presente terem novos recordes. Os recordes manterão a frequência, o El Niño ajudará alguns a serem mais notáveis.

Dada a tendência climática de longo prazo em linha com os registos globais desde há várias décadas, eu diria que talvez nem seja preciso um El Niño para os anos seguintes ao presente terem novos recordes. Os recordes manterão a frequência, o El Niño ajudará alguns a serem mais notáveis.
A base é a mesma que dizia vinha aí a La Niña e nunca chegou. :D Essas previsões parecem ser mais tipo as previsões do NOAA dá todos os meses secos ou extremamente secos nos últimos dois Invernos e foi o que foi. :D

Já sei que andam todos doidos à espera das minhas previsões: (não é @Davidmpb ):inocente:

Primavera promete ser seca, embora tenha alguns períodos de instabilidade em Abril, mas Março será seco, Abril normal e Maio seco.

Quanto ao Verão, será menos quente do que no ano passado, quem sabe normal e com mais instabilidade. :D

A base é a mesma que dizia vinha aí a La Niña e nunca chegou. :D Essas previsões parecem ser mais tipo as previsões do NOAA dá todos os meses secos ou extremamente secos nos últimos dois Invernos e foi o que foi. :D

Já sei que andam todos doidos à espera das minhas previsões: (não é @Davidmpb ):inocente:

Primavera promete ser seca, embora tenha alguns períodos de instabilidade em Abril, mas Março será seco, Abril normal e Maio seco.

Quanto ao Verão, será menos quente do que no ano passado, quem sabe normal e com mais instabilidade. :D
Instabilidade/trovoadas é que não... Dispenso!