Previsões segundo os Modelos - Abril 2007



RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
É engraçado verificar como existe uma enorme diferença entre a previsão a longo prazo dos dois modelos (ECMWF e GFS). Um aponta para temperaturas acima do normal para o inicio de Maio e o outro aponta para temperaturas mais frescas. Isso só demonstra a enorme instabilidade da atmosfera nesta altura...tanto pode dar sim como sopas :cool:

test8.gif


Para já o certo é q vamos ter células a rebentar um pouco por todo o país!
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
vamos todos para a serra da estrela :D

Não deve ser necessário...lol...por estes modelos teremos um princípio de Maio bem lindooo:lmao: :lmao: :lmao: :lmao:
Como é obvio tou no gozo...mas acho piada a estes modelos...são lindos...principalmente por serem para Maio...Mas uma coisa é certa:
Metem precipitação...LOL:D



ISO 0 a norte de Portugal...


E aí está a precipitação:


Cheira-me que vou ter uma queima das fitas em Coimbra frequinha...:cheers:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Desde ontem que uma banda nebulosa frontal está a atravessar Portugal Continental, no sentido oeste-este.
O estado do tempo em Portugal Continental está condicionado pela presença de condições de instabilidade nas camadas intermédia e superior da troposfera, devido à formação de um núcleo de ar frio isolado em altitude a Oeste da Península Ibérica e que dará origem a uma depressão também em altitude, e que se reflectirá à superfície por baixas pressões relativas sobre a Península Ibérica.
Para amanhã, a pequena depressão fria em altitude já estará bem definida, prevendo-se que se localize sobre Portugal Continental, contendo um núcleo de ar frio com temperaturas na ordem de -20 ºC a -25 ºC a 5 500 metros de altitude. Com estas condições haverá uma instabilidade do tipo primaveril no continente, com tempo bastante variável e ocorrência de aguaceiros e trovoadas de distribuição irregular, especialmente durante a tarde.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Para meados da próxima semana irá prevalecer uma situação típica de Primavera, com uma corrente de Noroeste a atingir o território de Portugal Continental, dando origem a tempo instável com alguma precipitação nas regiões do norte e centro e temperaturas amenas, características para esta época do ano.

472338682_faf4005906_o.gif


Fonte: ECMWF
 
M

Membro excluído 274

Não deve ser necessário...lol...por estes modelos teremos um princípio de Maio bem lindooo:lmao: :lmao: :lmao: :lmao:
Como é obvio tou no gozo...mas acho piada a estes modelos...são lindos...principalmente por serem para Maio...Mas uma coisa é certa:
Metem precipitação...LOL:D



ISO 0 a norte de Portugal...


E aí está a precipitação:


Cheira-me que vou ter uma queima das fitas em Coimbra frequinha...:cheers:

Pois realmente este modelos roçam o ridículo e o anedótico! Cada vez mais compreendo os falhanços do passado Inverno! E a tendencia para a asneira mantem-se!:disgust: :disgust: :disgust:
Sei que prever o tempo é tarefa mto dificil, mas estes erros sao mesmo mto grosseiros!:disgust: :disgust: :disgust:
 
M

Membro excluído 274

Não deve ser necessário...lol...por estes modelos teremos um princípio de Maio bem lindooo:lmao: :lmao: :lmao: :lmao:
Como é obvio tou no gozo...mas acho piada a estes modelos...são lindos...principalmente por serem para Maio...Mas uma coisa é certa:
Metem precipitação...LOL:D



ISO 0 a norte de Portugal...


E aí está a precipitação:


Cheira-me que vou ter uma queima das fitas em Coimbra frequinha...:cheers:

Pois realmente estes modelos roçam o ridículo e o anedótico! Cada vez mais compreendo os falhanços do passado Inverno! E a tendencia para a asneira mantem-se!:disgust: :disgust: :disgust:
Sei que prever o tempo é tarefa mto dificil, mas estes erros sao mesmo mto grosseiros!:disgust: :disgust: :disgust:
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Não se pode dar grande crédito a saídas para mais de 3 ou 4 dias :D

Isso é verdade, mas se eles não tem esse crédito para que que lançam esses modelos?? lançavam apenas a 3 ou 4 dias...

É graças a essa fraca fiabilidade do sistema que muitos corações palpitaram este inverno e depois nada...nem um neve nas serras houve...:angry: :angry: