Previsões segundo os Modelos - Agosto 2006



Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Acho que esta época e a Primavera são dos piores momentos para as Previões Numéricas em termos de acerto... A atmosfera entra num estado um pouco caótico, a cintura do Anticiclones Tropicais ora sobe ora desce o Jet Stream varia de uma maneira brutal e tudo isto serve para baralhar os modelos. Não se esqueçam que estamos numa das latitudes em que os modelos mas percentagem de falhas têm por via de nos encotrarmos justamente na junto da divisão entre o ar polar e o ar tropical
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Boas a saída das 00Z é mesmo de mudança na Lua Nova e irá ficar com instabilidade durante algum tempo talvez até ao inicio de Outubro;)
por enquanto os ensembles já mostram a mudança:D :rain:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Os modelos continuam a apontar para uma inversão cada vez mais notória e intensa a partir de 7 de Setembro. A forma como as peças estão a começar a encaixar deveremos ter algumas supresas agradáveis ;) . Ainda é cedo para deitar foguetes mas durante o FDS já teremos certezas do que se irá passar na 2 º semana de Setembro. Até temos de aguentar este calorzito e o alarido do aqueciment global.:rolleyes:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]


Começam a ser umas quantas actualizações a indicarem a tendência que tenho vindo a falar. Estamos no bom caminho e a +5 anda a rondar-nos muito. Seria um mês de Setembro com records de precipitação :rain:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Começam a ser umas quantas actualizações a indicarem a tendência que tenho vindo a falar. Estamos no bom caminho e a +5 anda a rondar-nos muito. Seria um mês de Setembro com records de precipitação :rain:

Mas continuo achar que só a partir da 2ª quinzena 14/15 é que iremos ter qq coisa de muito interessante!
Contudo reparem na diferença entre Porto e Lisboa, i.e. ao nível das oscilações, são muito mais intensas e rápidas, pelo que as pessoas do daqui estão mais habituadas ás bruscas alterações das condições atmosféricas.
Muitas das vezes no Verão verifiquei um descida mais 10ºC em 24h aqui na Serra do Pilar, situação que confirmou uma grande variabilidade meteorológica influenciada por microclimas desta região.

http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Mas continuo achar que só a partir da 2ª quinzena 14/15 é que iremos ter qq coisa de muito interessante!
Contudo reparem na diferença entre Porto e Lisboa, i.e. ao nível das oscilações, são muito mais intensas e rápidas, pelo que as pessoas do daqui estão mais habituadas ás bruscas alterações das condições atmosféricas.
Muitas das vezes no Verão verifiquei um descida mais 10ºC em 24h aqui na Serra do Pilar, situação que confirmou uma grande variabilidade meteorológica influenciada por microclimas desta região.

http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png

Já são muitas as actualizações com o mesmo tipo de saída, por isso começa a ser uma grande probabilidade de a partir de dia 7 começar uma acentuada descida da temperatura, acompanhada de uma bela :rain:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

A depressao que irá atingir os açores nas proximas horas, será que atinge Portugal continental???
A tempestade esta a ganhar forças com rajadas de 120km/h!!
Chuva muito intensa vai a caminho dos Açores...akeles gajos sofrem:D

Outra: Já repararam nas pequenas e rapidas depressoes a formarem-se ao largo de Portugal continental??Interessante!!!

Este Setembro vai prometer!!!:w00t:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

]ToRnAdO[;8451 disse:
A depressao que irá atingir os açores nas proximas horas, será que atinge Portugal continental???
A tempestade esta a ganhar forças com rajadas de 120km/h!!
Chuva muito intensa vai a caminho dos Açores...akeles gajos sofrem:D

Outra: Já repararam nas pequenas e rapidas depressoes a formarem-se ao largo de Portugal continental??Interessante!!!

Este Setembro vai prometer!!!:w00t:

Junta-te ao clube da corrente do golfo e dos seus efeitos. A água já não sobe pra norte e lentamente vai virando cada vez mais pra sul. Esta situação é transitória, depois destes desaparecerem vêm os icebergs ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Mas que bela saída, no segundo quadro parece que o A dos Azores vem pra sul, que lindo menino, pq será que ele vem pra sul?;)
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Junta-te ao clube da corrente do golfo e dos seus efeitos. A água já não sobe pra norte e lentamente vai virando cada vez mais pra sul. Esta situação é transitória, depois destes desaparecerem vêm os icebergs ;)

Por falaram em icebergs, aqui estou eu ... :lol:

Luper, também sou um aficcionado pela variabilidade climática que poderá conduzir-nos a um novo período frio. Infelizmente, não tenho conhecimentos técnico-científicos que me permitam fazer essa análises. Estou aqui para aprender. No entanto, nunca esqueço as palavras do conceituado Anthimio de Azevedo, ao comentar o último nevão no Sul do país, este ultimo Inverno, ao afirmar que não teríamos de esperar mais 50 anos para ver nevar novamente em Lisboa. E isto porquê?

Porque, de facto, já estamos a sair de um período interglaciar de 10.000 anos, pelo que a teperatura já deveria estar a descer. Neste aspecto, segundo Anthimio de Azevedo, o aquecimento global até é benéfico :angry: porque está atrasar o regresso dos frios.

O meu instinto é que este súbito aquecimento do planeta é apenas uma antecâmara do início de uma nova glaciação, embora a uma escala humana imperceptível no espaço de várias gerações.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Por falaram em icebergs, aqui estou eu ... :lol:

Luper, também sou um aficcionado pela variabilidade climática que poderá conduzir-nos a um novo período frio. Infelizmente, não tenho conhecimentos técnico-científicos que me permitam fazer essa análises. Estou aqui para aprender. No entanto, nunca esqueço as palavras do conceituado Anthimio de Azevedo, ao comentar o último nevão no Sul do país, este ultimo Inverno, ao afirmar que não teríamos de esperar mais 50 anos para ver nevar novamente em Lisboa. E isto porquê?

Porque, de facto, já estamos a sair de um período interglaciar de 10.000 anos, pelo que a teperatura já deveria estar a descer. Neste aspecto, segundo Anthimio de Azevedo, o aquecimento global até é benéfico :angry: porque está atrasar o regresso dos frios.

O meu instinto é que este súbito aquecimento do planeta é apenas uma antecâmara do início de uma nova glaciação, embora a uma escala humana imperceptível no espaço de várias gerações.


Perfeito raciocínio, é isso mesmo, 98 foi o pico a partir daí começou uma nova era. Resta-nos esperar e ir preparando os nosso familiares para o que aí vem. Pessoalmente já o comecei a fazer, e já acreditam mais nas minhas previsões do que nas do INM, :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: .

Há que irmos preparando as nossas mentalidades para algumas mudanças que irão ter de existir na nossa vida do dia-a-dia. É que se alguem pensa que isto irá demorar a chegar, eu sou da opnião que até ao final da decada o nosso clima está muito diferente do actual, e nem mesmo as médias de 61-90 vão salvar os profetas do aquecimento.:thumbsup: