Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Agosto 2025

Tenho reparado que o GFS está com mais acerto. Pelo menos nas últimas semanas o ECM tem quase sempre mudado para acompanhar o GFS. As temperaturas máximas previstas não estão a acompanhar a realidade, com cerca de 1º a 1,5º a menos entre o previsto e a realidade.
Por exemplo, na estação que tenho o dia mais quente foi domingo, quando se apontava que seria hoje. Mas, a ver pelo que está a acontecer, hoje ficará abaixo de domingo. No domingo atingiu a máxima de 41.9º (ainda que por breves minutos).
A maioria das previsões cá em portugal são baseadas no modelo europeu (ECMWF).
Se quiserem observar os dados:
 
Para o nosso bem esta saída do ECM tem de levar uma volta nas próximas atualizações: ISO 27 ou 28 estacionária no Centro e Sul durante longos dias...
 

Anexos

  • 850temp_20250805_12_234.webp
    850temp_20250805_12_234.webp
    86.6 KB · Visto: 41
Esta TT (Dexter) é a diferença entre o ECM e o GFS, o ECM coloca essa TT a passar a norte dos Açores (tal como indica o NHC) e depois uma cut-off sobre os Açores, que é a perfeição para a dorsal subir e explodir sobre as nossas cabeças, o GFS não vê a TT chegar aí como mostra o ECM e está mais soft.

Faro129.webp
 
Última edição:
Informação especial
Comunicado válido entre 2025-08-06 17:48:00 e 2025-08-09 23:59:00
Assunto: Tempo quente em Portugal continental - Comunicado nº1
De 6 a 8 de agosto, prevê-se uma ligeira descida dos valores da temperatura máxima em Portugal continental, que será mais significativa no litoral oeste, mantendo-se, no entanto, os valores mais elevados no interior das regiões Norte e Centro.

Nos dias 9 e 10, os valores da temperatura máxima irão subir e manter-se elevados até dia 11, podendo variar entre 30 e 38 °C na generalidade do território do continente e atingir 43 °C em alguns locais, nomeadamente no interior da região Sul e nos vales dos rios Tejo e Douro.

A temperatura mínima continuará a ultrapassar 20 °C (noites tropicais) no interior das regiões Norte e Centro, estendendo-se ao interior Sul durante o próximo fim de semana.

Os valores da temperatura máxima, já registados nos anteriores episódios de tempo quente, têm estado a contribuir para uma onda de calor podendo em alguns locais do interior não ser interrompida com a descida temporária de temperatura.

Um anticiclone localizado a norte da região dos Açores desloca-se gradualmente para leste/nordeste, intensificando e posicionando-se a sudoeste das ilhas Britânicas no dia 10, o que em conjunto com uma região depressionária entre o norte de África e a Península Ibérica, origina sobre Portugal continental, o transporte de uma massa de ar quente e seco provenientes do norte de África.

Aconselha-se o acompanhamento das previsões e dos avisos meteorológicos que serão atualizados nos próximos dias.

Este comunicado será atualizado caso se justifique.


Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Para mais detalhes sobre o Perigo de Incêndio Rural consultar:
https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/

Para recomendações à população em situações de calor, consultar:
https://www.dgs.pt/

Para mais detalhes sobre os cuidados a ter com a exposição solar:
https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.uv/index-iuv.jsp

Para acompanhamento das observações na rede meteorológica:
Data de edição: 2025-08-06 17:48:20