Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Dezembro 2022

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Nesta run das 6 o GFS coloca o grosso da precipitação longe da AML e onde realmente faz falta. (embora não com a intensidade prevista)

Capturar1.webp


Capturar2.webp
 
Mas estão a "modelar" a realidade que está chegar aos Açores como se pode ver nesta imagem das 9:00? Ainda acham que isto pode mudar? É um facto bem real e não um devaneio...
Ver anexo 3552

O ciclone em si estará muito longe do continente. Mas a configuração atmosférica permitirá a aproximação de uma ou mais frentes (depende do IM consultado).

IgOSg3a.gif
 
A grande depressão dos Açores vai numa trajectória para NE e depois NNE, tangenciar a Irlanda e colocar-se no dia 20 entre a Islândia e as Ilhas Britânicas.
O seu centro passará bem longe da Corunha.
Mas é na esteira das frentes no bordo sul que tentam formar-se núcleos secundários sobre os Açores. As frentes e um desses núcleos atingirão o Noroeste da península. As ondulações das frentes vão produzir a descida da corrente para sul, orientando-se as linhas quase paralelamente à costa ocidental.

Prestes a saírem as previsões baseadas na saída das 12h, ficam para comparação as últimas disponíveis neste momento:

lKzyEyS.gif
jMCR91Q.gif
Fob5bGP.gif
NbHOlVm.gif
Aim5b0Z.gif
LntWC4o.gif

Fica só à vista a previsão para as 12h de 3ªfeira dia 20. Situação de localização muito incerta, um mínimo desvio pode deixar quase tudo no oceano ou pelo contrário cavar uma cut-off sobre o continente. :unsure:

luRRY8W.gif
 
Comparação das saídas 06z e 12z do GFS de hoje. Diferenças significativas a nível dos horários de passagem das frentes (evidenciadas pelos acumulados tri-horários mais intensos) ou talvez apenas diferença da intensidade prevista?

Interessante também como passa de um Natal e ante-véspera de ano novo chuvosos para quase zero na primeira data e zero absoluto na segunda data.

ggAozdQ.jpg
 
2ªfeira às 12h

Comparação da previsão MetOffice baseada na nova saída das 12h com a previsão baseada na saída das 00h, de hoje: a primeira frente fria a atingir o continente, cuja ondulação se molda quase perfeitamente ao contorno da costa noroeste da península, é mantida exactamente na mesma posição (prestes a entrar em terra).
As diiferenças estão para trás dessa frente e no fluxo de pequenos núcleos de baixa pressão passando nos Açores, associados a várias ondulações da frente final ligada à depressão profunda que nessa altura estará à latitude da Irlanda. Parece haver uma subida em latitude destes sistemas.

Previsão mais recente:
MfT8GN7.gif


Anterior previsão:
kMJ8FUh.gif
 
A ideia pode ser;
Emitem aviso amarelo, se nao se confirmar..optimo..ninguem liga a avisos amarelos
Se agravar dia 20, no dia 19 atualizam o perido até dia 20

Esta notícia, que coloquei há pouco no seguimento livre, é bastante esclarecedora, a situação, apesar de não estar assim tão longe, ainda é um pouco incerta:


O agravamento previsto no dia 19 é maioritariamente para as regiões (e citando)

"Considerando as previsões para o território continental, o IPMA vai emitir já esta tarde aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) para segunda-feira, para algumas zonas, "provavelmente o litoral a norte de Setúbal e eventualmente os distritos de Viseu e Vila Real".
 
Acho que o IPMA precipitou -se, vendo os modelos, grande parte da chuva será dia 20.
Talvez estejas a ver no GFS, no ECMWF começaria mais cedo,

Isto seria apenas no dia 19, e não ficaria por aí, ainda sobraria alguma coisa para dia 20:
ECMWF dia 19:

XvOWndX.gif


Esses pormenores ainda estão um pouco em aberto como é habitual