Cesar
Nimbostratus
Acredito que vai ser um evento interessante no que respeita a neve.
Muito parecido ao ultimo evento com pouca precipitação e muito pouco duradouroAcredito que vai ser um evento interessante no que respeita a neve.
A nova run do gfs coloca o núcleo depressionario em frente daLogo pelas duas primeiras previsões se percebe que os modelos estão com sérias dificuldades na previsão de precipitação, quanto mais de neve.
![]()
![]()
![]()
![]()
A análise frontal irá ser confusa a partir de 5ª à noite.
Hoje à noite a frente já terá passado da AML para sul:
![]()
E no fim da próxima madrugada largado o Algarve:
![]()
![]()
A partir da noite de amanhã começa a imprecisão relacionada com a posição inicial e movimento do pequeno núcleo depressionário no golfo da Biscaia e oclusões associadas:
![]()
![]()
![]()
![]()
Na saída das 18h de ontem o UKMO já dava a quase dissipação do núcleo e estagnação da circulação para Domingo.
![]()
Também já vi esse cenário. No meteograma, a cota prevista para Vila Real é no momento mais frio da madrugada de 500 m, como podem ver na imagem. Ora, considerando que a cidade está em média a 450m e a minha aldeia entre os 480 e os 520m, cheira-me a fiasco, pois estamos mesmo no limite. Ainda por cima, a neve que cai com uma T850 de -2ºC e uma T500 de -27ºC não dura muito. Espero que o S. Pedro carregue um pouco mais no frio em altitude, e já agora em superfície também!A nova run do gfs coloca o núcleo depressionario em frente da
Costa galega o que traria muita precipitação e neve ao interior norte e centro
Vamos aguardar as próximas runs
Com precipitação intensa como é o caso a cota tende a baixar, o ipma já lançou avisos com acumulações de 5 cm acima dos 800 metrosTambém já vi esse cenário. No meteograma, a cota prevista para Vila Real é no momento mais frio da madrugada de 500 m, como podem ver na imagem. Ora, considerando que a cidade está em média a 450m e a minha aldeia entre os 480 e os 520m, cheira-me a fiasco, pois estamos mesmo no limite. Ainda por cima, a neve que cai com uma T850 de -2ºC e uma T500 de -27ºC não dura muito. Espero que o S. Pedro carregue um pouco mais no frio em altitude, e já agora em superfície também!
Ver anexo 4512
Sim parece seguir o gfs já acedi aos mapas da neve e tem bastante acumulacao no norte e centroA run das 12Z do ECM está a sair neste momento. Segue um pouco o modelo GFS.
O IPMA diz acima dos 600/800m para sexta.Poder-se-ia esperar queda de neve a partir de que altitude?