Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Fevereiro 2024

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,154
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A dorsal vai resistir mesmo remetida para o norte de África, de tal modo que protela um pouco a entrada definitiva da corrente de Oeste/Sudoeste.
O UKMO tem vindo a atrasar os acumulados e de certo modo mostrando a sua erosão, mas é apenas uma questão de tempo.




Acumulados em 3 horas/6 horas até Sábado à noite.


Segundo o ECMWF 00z e GFS 06z, o Domingo de Carnaval será mais ou menos poupado à chuva,, em especial no Sul. O mesmo em princípio também para a 3ªfeira.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,154
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tempestade de 5ªfeira dia 8 vai provavelmente ser nomeada.

A 60 horas de distância já foram emitidos Avisos Amarelos para precipitação, vento e agitação marítima.
Se o vento aumentar ligeiramente (+6Km/h nas rajadas no litoral norte e/ou +1Km/h nas terras altas a norte do Tejo) em relação ao que está neste momento previsto, o Aviso passa a Laranja e a tempestade terá nome.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Informação especial
Comunicado válido entre 2024-02-05 17:56:00 e 2024-02-07 23:59:00
Assunto: Mudança do estado do tempo em Portugal continental: Comunicado Nº 1
Após um período longo sob influência de um anticiclone, resultando em tempo estável, com temperaturas bastante acima da média e registo de uma onda de calor em cerca de 30% das estações meteorológicas de Portugal continental, nos próximos dias prevê-se um enfraquecimento gradual do referido anticiclone, permitindo a aproximação ao continente de depressões atlânticas e superfícies frontais associadas.

Assim, nos dias 6 e 7 notar-se-á um aumento da nebulosidade, com ocorrência de precipitação, embora ainda fraca e em especial nas regiões Norte e Centro.

Já no dia 8, quinta-feira, com a aproximação de uma depressão ao noroeste da Península Ibérica e passagem da superfície frontal fria associada, esperam-se períodos de chuva, por vezes forte, inicialmente no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao restante território.

O vento aumentará de intensidade, soprando de sul/sudoeste com rajadas, que nos dias 8 e 9 irão atingir 60 a 70 km/h na generalidade do território, podendo registar-se rajadas na ordem dos 80 a 90 km/h no litoral Norte e Centro e até 110 km/h nas terras altas.

No dia 9, está prevista igualmente a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, que pontualmente poderão ser acompanhados de trovoada e ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde.

A temperatura deverá manter valores acima do normal para a época do ano até dia 7, descendo gradualmente a temperatura a partir do dia 8, após a passagem da superfície frontal fria anteriormente referida, para valores próximos ao normal.

Salienta-se igualmente um aumento da agitação marítima, com ondas de sudoeste no dia 8 entre 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste a partir de dia 9.

Devido a esta situação meteorológica, serão emitidos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias.

Aconselha-se o acompanhamento das atualizações dos mesmos e das previsões, que tendo em conta a distância temporal e a incerteza associada, poderão sofrer alguns ajustes.

Este comunicado será atualizado amanhã, dia 6, pelas 18h00.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:

Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar:
Data de edição: 2024-02-05 17:56:18

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,154
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
UKMO 12z põe rajadas de Aviso Laranja (>90 Km/h) no litoral para norte do Cabo Mondego, durante o dia 8.

sHwfYCS.png




Note-se o reduzido espaçamento das isóbaras no pré-frontal da frente fria, na previsão do MetOffice/UKMO para as 12h de 5ªfeira.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,154
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Diminuição significativa da rajada máxima de vento, em geral, segundo esta mais recente previsão do UKMO (12z).
Mesmo assim ainda não está excluída a possibilidade de emissão de Aviso Laranja para o litoral para norte do Porto (rajadas > 100Km/h).
Há um aparente agravamento no litoral sul do Algarve, em especial no Sotavento, pois o limite da área com previsão de rajadas superiores a 90Km/h toca toda essa costa.

n47L0Hk.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,154
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A depressão complexa Karlotta não tem previsão fácil, nota-se na evolução entre as saídas das 12z de ontem e 00z de hoje, ambas para a meia-noite de hoje (00:00 de 5ª, dia 8).

Antes (12z, previsão a 36 horas)

eL5u9mz.gif



Depois (00z, previsão a 24 horas)

yzhdgLb.gif



Nesta última saída, a previsão dos acumulados em 24 horas (o dia de hoje) é esta, e corresponde ao fluxo de sudoeste pré-frontal mas ainda longe da frente fria:

Vp5mKK8.png



E em 48 horas (hoje e amanhã) ilustra a passagem da frente até à zona de Setúbal. Descontando os fracos acumulados da carta anterior, dá uma ideia do que esperar para a frente.
Note-se as 'ilhas' de maiores acumulados, nomeadamente, as serras do Alto Minho, Caramulo, AML norte, S.Mamede, Ossa (Èvora), Monchique e Caldeirão oeste.

qFqnKvg.png



Mas a passagem completa da frente pelo continente só terminará ao início da noite de 6ª dia 9, carregando neste dia especialmente a região Sul, em particular o Algarve:
As 69 horas têm esta previsão de acumulados totais, segundo a saída 00z do UKMO:

qNC4LHz.png



Há uma área importante do Algarve dentro da isoieta dos 60mm, precisamente numa das zonas mais carenciadas de recarga das albufeiras.

E na continuação da precipitação sob a influência da corrente de Oeste/Sudoeste associada à Karlotta, vê-se aquelas 'ilhas' a destacarem-se, atingindo valores de 80 até 100m ou mais (previsão até às 00:00 da 4ªfeira 'de cinzas').
KY6Fu5G.png


Quanto ao vento, as rajadas máximas esperadas à passagem da frente mantém nesta saída a previsão de que pode ser necessário elevar o aviso para o litoral a norte do Porto.
xBTqduK.png
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,154
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Como acabou de sair a "reformulação" do horário da frente, já é possível explicar o que pareciam ser acumulados algo excessivos para antes da sua passagem na região Sul: é que a frente vai ondular, e não é pouco, o que torna complicado prever quando e onde passa a que horas.

Meio-dia de 5ªfeira, um pré-frontal já violento:
vdVjEDy.gif


À meia-noite, já terá entrado por todo o litoral até Faro!
jd0zoGb.gif


Ao meio-dia de 6ªfeira dia 9, um pós-frontal com cavamento de vale depressionário a fazer descer a pressão a cerca de 988hPa no Litoral Norte e menos de 998hPa no litoral sul do Algarve. A instabilidade vai ser forte, até com trovoadas.
NAT5X1j.gif


O GFS 00z de hoje mete menos de 994hPa para Lisboa, cerca das 15h de 6ª. O ECMWF 18z de ontem já tinha posto o mesmo valor de pressão para essa hora.
2oqdwKN.png


O UKMO 00z diminui a pressão em Lisboa até aos <993hPa, igualmente por essa hora:
nNgptJe.png
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,154
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais um pouco de estreitamento entre isóbaras para amanhã à tarde.

A previsão frontal ainda tem a lacuna da manhã de 6ªfeira e de nova ondulação da frente vinda rapidamente de sudoeste.

Edição final: todas as cartas, excepto as duas primeiras,

da última saída (12z).
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,154
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Actualização da sequência frontal até 2ªfeira dia 12.
A frente fria de Karlotta terá quatro ondulações até finalmente ser varrida do continente, na 6ªfeira à tarde, pela corrente de ar polar modificada de noroeste, atirada pela circulação da depressão no seu flanco ocidental.
Depois desta corrente se afastar para Leste, passará uma crista de altas pressões durante a noite de Sábado para Domingo, sensível logo durante o avançar da tarde de Sábado. A manhã de Domingo verá a aproximação do ramo quente do sistema frontal associado a nova depressão vinda de Oeste. Esta terá um trajecto bem mais a sul do que Karlotta, fazendo o seu centro cruzar o norte da península. Ao meio-dia do Domingo Gordo a frente quente estará sobre a AML. Em movimento muito rápido para Leste todo o sistema frontal abandonará a península nas 24 horas seguintes. Ao meio-dia de 2ªfeira nova crista anticiclonica antecederá nova frente de uma depressão mais cavada em movimento para E/ENE a norte dos Açores. Essa frente poderá molhar bem o Dia de Carnaval, mas ainda é uma previsão a mais de 120 horas.