Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
NWS não gosta da AML (LIsboa)... :scared:

A_sfc_full_ocean_color_20260127-18h.webp

O anticiclone, dito "dos Açores", está cada vez mais longe, ESE das Canárias...
penso que ele é um dos responsáveis pela geração da Kristin, bombeou demasiado ar tropical de encontro à corrente polar criada pelas Joseph/Chandra.

Eu adoro temporais e presencia-los, mas penso que este evento e olhando a todas as cartas, será mais para Centro / Centro-Sul, posso estar errado mas é o que me parece. No satélite já da para tentar imaginar mais ou menos a deslocação (ainda está em formação). Também aqui concordo no facto de que, quanto mais a Sul menos intenso será o vento.
Pela imagem satelite deve entrar pela zona de Lisboa, não?

Anexos

• EUMETSAT_MSG_IR108_WesternEurope.webp
    EUMETSAT_MSG_IR108_WesternEurope.webp
    186.4 KB · Visto: 3
Consegues identificar o centro debaixo da cobertura de nuvens altas?

Provavelmente podes inferir mediante as bolsas de ar mais seco no centro e ilusão de ótica na rotação.

Em teoria, o aumento da expressão em altitude está literalmente a ocorrer em tempo real.

y091g6J.gif

• Gosto
Reactions: StormRic
ECMWF, mesmo numa ciclogénese explosiva saída do quase nada e aonde há 10 horas era uma ondulação, fico sempre boquiaberto quando faço estes exercícios, aonde hoje em dia chegámos nos modelos de previsão.

9FJFFOY.png

Em relação à zona de maior impacto penso (pessoalmente, sem valor, sigam entidades protecção civil) que será Aveiro ou ligeiramente a sul, mas não dá para relaxar numa zona mais vasta.

Também é interessante o split posterior de ventos em altura noutro ramo muito mais a sul.
Na "tempestade do oeste" também não sucedeu algo idêntico ? Noticias era mais sobre a zona oeste mas nas serras do algarve também foram muitos danos na rede elétrica de média e alta tensão. Tenho essa ideia.
A rapidez disto tudo também tem certos "vibes" de tempestade do oeste.

Última edição: