Previsão de chegada dos sistemas frontais associados ao vale da baixa pressão que vai destacar-se da grande depressão complexa a caminho das Ilhas Britânicas.
De hoje para amanhã à tarde haverá uma substituição de massa de ar, sendo removido o ar frio e instalada uma circulação de sudoeste de ar sub-tropical, correspondente ao sector quente de um sistema frontal cuja frente quente estará pouco definida ao entrar na península.
A frente fria ao meio-dia de amanhã já terá atravessado todo o Arquipélago dos Açores. Atrás dessa frente vem uma circulação rápida frontal associada à formação de um núcleo satélite da depressão complexa.
2ªfeira esse núcleo satélite tem assinalada pressão central de 997 hPa ao meio-dia. A frente associada ter-se-á aproximado rapidamente da frente fria que se demora a entrar na península pois tem ondulações.
2ª dia 12 à noite, o cavado ficará encaixado entre o largo anticiclone centrado no litoral mediterrânico, em movimento para Leste desde a Argélia à Líbia com o bordo noroeste formando uma dorsal desde a península ibérica à Europa Central, e uma emergente crista anticiclonica estendendo-se dos Açores à Gronelândia.
A primeira frente fria é travada à entrada na costa ocidental da península devido a essa dorsal, enquanto se alinha com circulação de Sul criada no flanco Leste do cavado.
Vento forte de Sul.
3ªfeira, a dorsal é erodida e todos os sistemas frontais entram no território do continente, com o vento a enfraquecer e a rodar para Oeste e Noroeste.