Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Previsão para 6ª feira, 23.janeiro.2026

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, mais frequentes nas regiões Norte e Centro, podendo ser
sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada.
Queda de neve acima dos 700/900 metros nas regiões Norte e Centro,
podendo também ocorrer nos pontos mais altos da serra de São Mamede
.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando
moderado a forte (até 45 km/h) no litoral e nas terras altas, com
rajadas até 70 km/h e 90 km/h, respetivamente.
Formação de gelo no interior Norte e Centro.
Descida de temperatura.

METEOROLOGISTA(S):
Paula Leitão e Pedro Sousa

Atualizado a 19 de janeiro de 2026 às 12:25 UTC, IPMA

Previsão para 6ª feira, 23.janeiro.2026

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, mais frequentes nas regiões Norte e Centro, podendo ser
sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada.
Queda de neve acima dos 700/900 metros nas regiões Norte e Centro,
podendo também ocorrer nos pontos mais altos da serra de São Mamede
.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando
moderado a forte (até 45 km/h) no litoral e nas terras altas, com
rajadas até 70 km/h e 90 km/h, respetivamente.
Formação de gelo no interior Norte e Centro.
Descida de temperatura.

METEOROLOGISTA(S):
Paula Leitão e Pedro Sousa

Atualizado a 19 de janeiro de 2026 às 12:25 UTC, IPMA
Lá vou eu voltar a Marvao...
Estive la aquando da Filomena e estava lindo...

Acham que isto é realista?Poderá ser um dos maiores nevões a cotas baixas em Portugal?
Captura de ecrã 2026-01-19 154516.webp

Acham que isto é realista?Poderá ser um dos maiores nevões a cotas baixas em Portugal?
Ver anexo 28825
Neste momento situação prevista tem muito potencial mas há alguns pormenores que ainda faltam definir por parte dos modelos

Acho que a partir desta tarde a previsão até pode melhor mas também pode piorar e termos as cotas habituais de 700ou 800 metros

Poderá ser um grande nevão nas serras, há bastante precipitação e instabilidade, eu aponto para cotas mais realistas como o IPMA indica nos 700/900 m.

Apesar do frio arrastado pelas depressões é uma entrada marítima, nada de cotas baixas ou muito baixas, nestas cotas só mesmo o granizo.

Última edição:
A run das 12Z do GFS desiludiu um pouco, mostrando o núcleo da depressão a vir até nós diretamente mas trazendo pouco ar frio. A cota segundo o meteograma manter-se ia na ordem dos 500/600 metros, pontualmente descendo um pouco...

É de notar que a run das 12z do GFS é um outlier positivo do ensemble em termos de temperatura, o que até é um bom sinal.

De qualquer das formas, a esmola está a ser tão grande - aqui, mesmo este cenário do GFS significaria o maior nevão desde meados dos anos 90 - que aqui o pobre ainda está muito desconfiado que pode acabar tudo a ir cano abaixo, até porque já não seria inédito. Ainda faltam 4 dias, aguardemos calmamente :D

Última edição:
É de notar que a run das 12z do GFS é um outlier positivo do ensemble em termos de temperatura, o que até é um bom sinal.

De qualquer das formas, a esmola está a ser tão grande - aqui, mesmo este cenário do GFS significaria o maior nevão desde meados dos anos 90 - que aqui o pobre ainda está muito desconfiado que pode acabar tudo a ir cano abaixo, até porque já não seria inédito. Ainda faltam 4 dias, aguardemos calmamente :D
Entretanto, a run das 12z do ECMWF melhorou um pouco em termos de temperatura a 850 hPa. No entanto, os mapas de neve do WRF retiraram a neve em Vila Real mas carregaram muito na neve para as serras

Última edição:
Como disse anteriormente, a run das 12Z do ECMWF está bastante promissora. Uma descida brutal das cotas da neve, muito em função de temperaturas mais baixas que também ocorreriam á superfície.
O meteograma para Vila Real fala por si. Mas... Bom demais para ser verdade. Podia era carregar na precipitação.
8863.webp

A previsão automática do IPMA também já atualizou
8865.webp

Última edição:
Esta saída do ECMWF foi bastante boa, não estava á espera de tanto. Espero que não pior com o aproximar do evento. A cota mais baixa que tenho é 450 metros quase no limite. Já me contentava algo parecido com 27 Fevereiro de 2016. De realçar que está previsto trovoada e pela convecção que pode provocar surpresas com alguns flocos em altitude mais baixas misturado com chuva por isso a cota algo incerta.

Essa de 1994 deu boa neve para a nossa vertente? Já não me lembro.
Também não me lembro especificamente, na altura era um fenómeno que acontecia todos os anos aqui na zona, mas no resto do continente houve cotas baixas e acumulações significativas nas vertentes mais favoráveis

Diria que a cumpri se a previsão do europeu desta tarde a cota nesta vertente poderia ir aos 400/500

Estou a notar uma certa excitação comedida, com medo de saíram as coisas defraudadas!
Rapaziada expriman se !!
Se eu tivesse garantias de que vinha aí um bom nevão, exprimir-me-ia muito mais :D
Mas como os modelos nos desiludem bastante, temos de ter cautela