Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Desse nevão em 1994 lembro me bem, pois estudava na UBI e morava em santo Antônio. Começou a nevar ao fim da tarde até o outro dia, e rendeu um palmo de altura. Ao final da tarde do segundo dia ja era tipo agulhas de granizo. Ficaram restos de neve durante uns 3 ou 4 dias, nas zonas á sombra,, pois seguiram se dias gelados.

Um coisa que noto de diferente na melhoria nesta última saída é que no site do IPMA na previsão por localidade anteriormente tinha no sábado vento de componente oeste e agora aparece vento da componente noroeste. Depois da quase certeza nomeação da depressão " Ingrid" seria interessante criar uma página aqui no fórum para acompanhamento do evento.

Carta de acumulado de precipitação até dia 29 de janeiro.

webp-worker-commands-f89c74f5d-5d46n-6fe5cac1a363ec1525f54343b6cc9fd8-36szg2k4.webp

:hehe: Podia ser toda sob a forma de neve:inocente:

Run das 18Z do ECMWF (disponível no Meteociel) também não está má, mas cheira-me a ligeiro corte na precipitação

Bom dia a todos!
Pelo que percebo e vejo nos modelos, o frio foi cortado um pouco... as cotas subiram. No sábado, por exemplo para Bragança, onde vou estar no fim de semana, a partir de sábado à tarde, as cotas ontem rondavam os 500mts hoje subiram... Para neve só na sexta feira a cotas mais baixas!... Infelizmente este tipo de eventos tendem sempre a ser adiados. O que me dizem!? É possível nevar ao longo do dia de sábado em bragança, ao uma cota de 600 mts?:confused::confused:

Bom dia a todos,

Previsões muito animadoras para este fim-de-semana, que podia ser prolongado (podemos fazer de 6ª-feira feriado?). Estamos, porém, a passar pela típica fase de grande expectativa e ainda precisaremos de mais algumas runs para termos as coisas mais definidas. O que é certo é que está garantido um bom espetáculo a cotas médias (e altas, claro). Quão baixo descerá, provavelmente só conseguiremos avaliar com menor incerteza muito mais próximo do evento.

Pessoalmente, parece-me que será natural haver ainda uma pequena atenuação à excepcionalidade do evento, sem no entanto estragar o que será um excelente fim-de-semana. Em pensamento semelhante ao do @Mindz, também já convenci a minha mulher a dar um pulinho ao Gerês. :lol:

Os modelos de mesoscala começam agora a cobrir melhor o período de previsão para o evento. Para efeitos de registo, deixo a precipitação prevista pelo ICON, em forma de neve, até à manhã de Domingo. Apelativo! :malandro:

1768907371358.webp