Continuo a achar que neste tipo de entradas, a neve a cotas inferiores 600/800m e praticamente impossível.
Não tem qualquer componente continuental
Não tem qualquer componente continuental
Dispenso a trovoada. Agora, neve, pode cair com forçaCada saída, cada melhoria dá para desconfiar muito. O GFS nesta saída já dá cota de 400 metros. Na previsão automática do IPMA já teve nos 5 graus, 4, 3 e agora 2 graus. Para ser em grande, era neve e trovoada ao mesmo tempo.
Cada saída, cada melhoria dá para desconfiar muito. O GFS nesta saída já dá cota de 400 metros. Na previsão automática do IPMA já teve nos 5 graus, 4, 3 e agora 2 graus. Para ser em grande, era neve e trovoada ao mesmo tempo.
Normalmente nas primeiras previsões descritivas do IPMA costumam ser conservadoras até porque ainda existe incerteza neste tipo de evento. Com o aproximar do evento começam a aparecer aquelas expressões "Podendo descer pontualmente" se estas últimas saídas se confirmarem.A previsão do IPMA está mais conservadora, com cotas de 600/800m e apenas neve nos pontos mais altos da serra de S.Mamede, vamos ver, provavelmente vai ficar ali no meio termo.
IPMA - Previsão descritiva
www.ipma.pt
Sim é possível, até porque a distância temporal já não é grande, mas melhor moderar as expectativas... Eu já me dava por satisfeito com cota a 500/600m, já daria para ver o elemento branco aqui."Podendo descer pontualmente" se estas últimas saídas se confirmarem.
E deve ser isso que provavelmente irá acontecer os 500/600m.Sim é possível, até porque a distância temporal já não é grande, mas melhor moderar as expectativas... Eu já me dava por satisfeito com cota a 500/600m, já daria para ver o elemento branco aqui.
Mesmo nas previsões aqui ao lado em Portalegre ( cota média de 500m), há ali previsão de precipitação com temperaturas de 0/1°c, mas provavelmente o excesso de humidade vai " matar" essa possibilidade de nevar a cotas inferiores a isso. No entanto, podem sempre existir surpresas como água neve ou uns flocos perdidos abaixo disso.Existe bastante humidade para acumulação a cotas mais baixas.
Se houver muito frio em altura a neve cai nas cotas previstas, disso não há dúvida. Para chover com temperaturas muito próximas de 0 só se houver nevoeiro ou se houver inversão térmica. Com muito frio em altura e precipitação intensa a neve cai até com temperaturas positivas mesmo que não acumule. Claro que quanto menos humidade melhor.