Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Julho 2022

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
IPMA a colocar 44ºC amanhã em Lisboa :sweat:

Imagens para mais tarde recordar...

ZOtsocR.png


IQFZAh5.png


SA92wNb.png
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
IPMA a colocar 44ºC amanhã em Lisboa :sweat:

Imagens para mais tarde recordar...

ZOtsocR.png


IQFZAh5.png


SA92wNb.png
Acho que neste momento já se pode afirmar que hoje Lisboa não chegará aos 40°C (ao meio dia ambas as EMA estavam abaixo dos 30, não deverão passar dos 35), e vejo muito improvável que amanhã se atinjam os 44°C. Pelo menos nenhum modelo o prevê...
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Acho que neste momento já se pode afirmar que hoje Lisboa não chegará aos 40°C (ao meio dia ambas as EMA estavam abaixo dos 30, não deverão passar dos 35), e vejo muito improvável que amanhã se atinjam os 44°C. Pelo menos nenhum modelo o prevê...

Também acho que não vão chegar nem perto dos valores previstos, mas tenho sempre em mente que "eles percebem mais que eu" :hehe:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Peripécias de uma cut-off
Não sei até que ponto Lisboa vai chegar aos 44ºC, GFS já tirou tudo... nem aos 38ºC dá. :eek:

Depende do momento em que o vento de sul corta a lestada, isto parece alargar-se para uma faixa de Leiria e Santarém.

AROME cortou o calor todo na faixa Lisboa-Leiria, diferença abismal da saída das 00z que dava +46ºC para o Ribatejo todo:

a6CrLr3.png
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Peripécias de uma cut-off
Não sei até que ponto Lisboa vai chegar aos 44ºC, GFS já tirou tudo... nem aos 38ºC dá. :eek:

Depende do momento em que o vento de sul corta a lestada, isto parece alargar-se para uma faixa de Leiria e Santarém.

AROME cortou o calor todo na faixa Lisboa-Leiria, diferença abismal da saída das 00z que dava +46ºC para o Ribatejo todo:

a6CrLr3.png

As cut-off têm o poder de deixar os modelos e os profissionais à beira da "esquizofrenia". :D

Só mesmo o nowcasting.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Tenho reparado nos modelos que sigo mais têm vindo colocar à algumas saídas um aumento de temperatura junto com o aumento do vento nesta próxima noite.
Ainda aparecem várias zonas acima dos 32°C, algumas acima dos 34°C e vê-se uma ou outra pelos 36°C, como na zona do Porto.

O Arome até prevê umas pequenas manchas de precipitação vinda das nuvens que estão previstas passar durante a madrugada juntamente com umas rajadas mais fortes provocadas por elas. Será que poderá haver um heat burst?

Previsão do Arome

Precipitação:
TRcl80v.gif


Nuvens:
dXiRLqs.gif


Rajadas:
asj7gA1.gif


Temperatura:
A2cfZx0.gif


Previsão de temperatura do Arpege onde também se nota esse aumento:
FnGhw6g.gif
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Tenho reparado nos modelos que sigo mais têm vindo colocar à algumas saídas um aumento de temperatura junto com o aumento do vento nesta próxima noite.
Ainda aparecem várias zonas acima dos 32°C, algumas acima dos 34°C e vê-se uma ou outra pelos 36°C, como na zona do Porto.

O Arome até prevê umas pequenas manchas de precipitação vinda das nuvens que estão previstas passar durante a madrugada juntamente com umas rajadas mais fortes provocadas por elas. Será que poderá haver um heat burst?

Previsão do Arome

Precipitação:
TRcl80v.gif


Nuvens:
dXiRLqs.gif


Rajadas:
asj7gA1.gif


Temperatura:
A2cfZx0.gif


Previsão de temperatura do Arpege onde também se nota esse aumento:
FnGhw6g.gif
Isso não seria nada bom para o incêndio de Aveiro...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais cinco dias marcados pela presença da cut-off ao largo, longe, da costa ocidental.
Já desapareceram da previsão do MetOffice as frentes anteriormente delineadas perto ou mesmo sobre a costa.
Ainda é sugerida alguma instabilidade organizada mas apenas em torno do centro da cut-off, sem vir a afectar o continente neste período de previsão.

rmu5nVB.gif

IvPJ0wM.gif

FLQW6B5.gif

YZUwGlz.gif

3vA2quy.gif

K1PPmYp.gif

6VDO094.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Aproveitar a próxima noite que a partir de amanhã vem aí nova dose e os dias prometem ser bem quentes: :calor:

1060.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
O ECM tem vindo a insistir para a ocorrência de temperaturas muito altas entre Domingo e 3ª feira no Algarve.

Previsão do ECM para 2ª feira dia 25/07

1061.jpg


No dia 25/07/2004 Faro atingiu 44.3ºC, ainda dá uma loucura e bate o recorde. :unsure:

AEMET coloca 40ºC no Domingo e 43ºC na 2ª feira para Ayamonte.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
AEMET prevê 41ºC para Domingo e 44ºC para 2ª feira em Ayamonte

O ICON deu-lhe forte na saída das 12:

1062.jpg


ECM

1063.jpg


UKMO

1064.jpg


Não estou a gostar nada, das previsões tirando o GFS que está mais soft mas não lida bem com estas situações, todos os outros modelos estão consonantes em temperaturas a rondarem os 40ºC ou mais.

Era giro, passado 18 anos quebrar o recorde e no mesmo dia. :wacko:
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Ayamonte e todo o Litoral de Huelva com aviso vermelho na 2ª feira, algo inédito

22332134_YFljK.jpeg


O IPMA só lançaria o aviso vermelho no Algarve, se Faro tivesse uma máxima superior a 41ºC.