Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Julho 2023

Isso dá duração ser no mínimo de 48 horas, para mim também não faz sentido... Então por exemplo, se num dia se atingirem os 50°c e noutro dia baixar para os 40°c, já não é emitido aviso vermelho? Mas isto é só a minha opinião....
Exatamente. E se nesse dia houver pessoas com problemas de saúde e até fogos florestais derivados da temperatura? Não havendo avisos ninguém se precaveu e depois como dão a volta a esta situação?

Na minha opinião deviam emitir avisos nem q seja só por um dia. Se nesse dia atingiu 38º então deviam emitir aviso. Quer dizer, só emitem se for mais q um dia??? O perigo não está lá? Que raio de critérios desculpem lá...

Isso dá duração ser no mínimo de 48 horas, para mim também não faz sentido... Então por exemplo, se num dia se atingirem os 50°c e noutro dia baixar para os 40°c, já não é emitido aviso vermelho? Mas isto é só a minha opinião....

Exatamente. E se nesse dia houver pessoas com problemas de saúde e até fogos florestais derivados da temperatura? Não havendo avisos ninguém se precaveu e depois como dão a volta a esta situação?

Sim, há situações especiais em que o critério devia ser mais lato. O critério como está definido assenta basicamente na persistência, talvez porque entre dois períodos diurnos com máximas acima do valor crítico haja quase sempre uma mínima muito elevada, impedindo o arrefecimento e descanso nocturno.

A dorsal a ceder às depressões e frentes atlânticas, mas travando significativamente e erodindo a actividade destas.

5ªfeira
ta7U6P9.gif

6ªfeira, 14
98nB0L3.gif

Sábado
rVIHlbu.gif

Isto significa menos calor do que o previsto?
Depende das regiões, mas especialmente para a costa ocidental sim. Circulação de noroeste, alguma nebulosidade. E precipitação no noroeste, como já ocorreu este Julho. Uma situação mais próxima do normal. Mas no interior sul, principalmente no sueste alentejano e sotavento, o calor continuará.

Isto significa menos calor do que o previsto?
A previsão das temperaturas, tal como se vê na antevisão automática do IPMA até 10 dias, vai reflectindo estas mudanças da circulação. Nesta altura, até ao fim de semana a previsão para o Litoral Centro mostra mesmo uma gradual mas lenta descida das máximas até ao fim de semana, e até ao fim do período uma recuperação ligeira que não levará as temperaturas nessa zona acima dos 28ºC na maior parte, menos no interior onde pode aproximar-se dos 30ºC. Nas capitais de distrito as máximas descerão até aos 24 a 26ºC, excepto Setúbal e Santarém onde já não chega tão fresca esta circulação de noroeste.

Última edição:
O IPMA é sempre o mesmo, o Algarve já devia estar com aviso laranja para amanhã e 4 feira, com máximas de 40°C amanhã e 38 °C para quarta-feira, mas não, está amarelo, afinal para que servem os critérios de emissão?
Hoje, para as 15h00, o AROME previa 30 a 32ºC para Faro...

11.07.2023_15h00.jpg

Previsões detalhadas a mais de 240 horas são quase sempre lixo, especialmente no GFS.
Compare-se a previsão de temperaturas máximas para dia 5 de Agosto:

Saída de hoje das 06z :scared:
kbcLVy0.gif

Saída de hoje das 12z :rolleyes:
sfEMnXW.gif

Confirmando que não se pode confiar.
Saída 18z :disgust:

3F13DVu.png

Note-se os 50ºC em Marrocos, dia 4.
qeKmEyK.gif

Última edição:
Já não é propriamente "lixo" mas ainda deve ser "reciclável", esta última saída (06z) do GFS com a previsão das temperaturas máximas para os quatro dias de Agosto na primeira semana ( 2 a 5).

eIU8VHX.png

vyvDub3.png

EawPJqw.png

uFoew3S.png

Note-se que o ECMWF (00z) não confirma estes valores, pelo menos para os dois primeiros dias. :nono:

Última edição:
Já não é propriamente "lixo" mas ainda deve ser "reciclável", esta última saída (06z) do GFS com a previsão das temperaturas máximas para os quatro dias de Agosto na primeira semana ( 2 a 5).

eIU8VHX.png

vyvDub3.png

EawPJqw.png

uFoew3S.png

Note-se que o ECMWF (00z) não confirma estes valores, pelo menos para os dois primeiros dias. :nono:

@StormRic , acho que não vale a pena encher este tópico de previsões com devaneios do GFS.
Não há nenhum modelo que vá ao encontro dessas previsões (ECMWF, GEM, JMA, NASA/GEOS....). E mesmo a saída controle e a média dos ensambles do GFS estão bem abaixo disso.