joralentejano
Super Célula
A subida e descida de temperatura não tem qualquer classificação. Para se considerar uma onda de calor é necessário ter em conta alguns critérios que como o @Snifa disse, neste caso a temperatura máxima diária tem de ser 5°C superior em relação à média diária do período de referência durante pelo menos 6 dias. No entanto, por aquilo que interpreto no site do IPMA, pode ser igualmente considerada onda de calor se forem registados 3 dias com temperatura máxima diária 10ºC superior à média, o que também não se verifica neste caso.Ele quando falava em 2, ou 3 dias falava em ontem e hoje...
E são palavras dele, não minhas...
E pelas previsões do IPMA, neste momento até onde se consegue ver já vamos em 3 dias, que começa com 30 graus, na proxima Quarta- Feira e depois já vai nos 38 na proxima Sexta Feira, dia 25...
Ou seja 8 graus de subida em 3 dias, não sei como se classifica, mas não vai ser algo de confortável...
Não existem nem verdadeiras, nem falsas ondas de calor, tal como também não existem pequenas. Os valores de ontem e hoje são de facto elevados, mas normais para a altura do ano, além de que são apenas 2 dias.
Às vezes utilizam-se expressões que posteriormente são alvo de “gozo”, tal como vi muitos comentários com esse intuito: "até parece que não estamos no verão", "é incomum estarem 40ºC em julho". Neste caso até acabo por concordar porque sou alentejano e sei perfeitamente que é normal haver dias assim. É por estas e por outras que é colocada em causa a credibilidade da informação que é transmitida. A comunicação social já tem sempre a tendência de dramatizar tudo e com estes argumentos aproveita-se ainda mais para o fazer.
É verdade que a partir da próxima semana todos os modelos mostram a tendência de uma possível onda de calor e neste momento as previsões indicam que a dorsal pode sim persistir durante vários dias sobre a Península, mas para já é somente tendência, não sendo ainda certa a sua duração. Ondas de calor são sempre menos difíceis de prever, mas também pode haver alterações ao longo dos dias e acabar por não ser tão significativa e duradoura como se previa inicialmente e também não se sabe de que forma vai afetar todo o território.
Última edição: