Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Junho 2023

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
A catástrofe. O Horror. o Drama. Nada de novo nestes tempos que vivemos, com profetas sempre na busca do fim do mundo. Haja paciência.

:huh:


Tenho a impressão de que isto vai mesmo para os tesourinhos deprimentes... :huhlmao:

A propósito, alguém sabe quem é o "meteorologista e climatologista Mário Marques, fundador da Planoclima" ?

Confiar no GFS a mais de 240 horas pode ser perigoso...
5ZVCzOi.gif
MnKQ3Wg.gif
jJxJFKv.gif
JC4mbQA.gif


Sem estar baseado em modelos penso que esta previsão não devia estar aqui.
 
O modelos vão ameaçando com calor, mas ainda a uma distância considerável.

A confirmar-se, poderá ser o primeiro evento de calor mais "severo" deste ano :calor:

Como a distância é grande, e andam sempre no "tira/põe" é melhor aguardar mais uns dias.

animdmk0.gif


O ECMWF também já vê algo para a mesma altura:

animglo8.gif



Regiões do interior, naturalmente mais vulneráveis com máximas já nos 40ºc ou ligeiramente superiores nos locais "habituais" do que as costeiras, onde as brisas vão atenuando um pouco.:calor:

Com a seca que muitas regiões, em especial mais a Sul atravessam, é tudo menos o que precisavamos. :unsure:

Para a semana já se saberá melhor com o que contar a partir de 23/24 de Junho.
 
Avizinha-se chuva para segunda feira? Este topico anda muito parado...

Sim, e consoante as regiões até mais cedo do que 2ªfeira:

Trata-se de um vale depressionário ocupado por uma frente com ondulações. A evolução da posição desta frente pode ser visualizada nas previsões de ontem dia 17 do MetOffice baseado no UKMO, saída das 12z ( e 18z para a previsão a 24horas de hoje às 18:00 e para dias 21 e 22)

eBDKflt.gif
rAjw1c7.gif
HSOiSJD.gif
ffjln1x.gif
BnTS0eM.gif
SpSufaI.gif
X3A6eQi.gif
e30z0tN.gif
 
Última edição:
Avizinha-se chuva para segunda feira?
Embora mais centrada na 2ªfeira, a precipitação estará já a começar nesta altura no extremo noroeste do Litoral Norte, esporádica, mas aumentará ao fim do dia de hoje estendendo-se ao litoral centro durante a madrugada de segunda. Durante a tarde de 2ºFeira dia 19 terá chegado a praticamente todo o continente, devido à passagem da frente e ondulação associada.
Até dia 21 ao fim da tarde terá passado todo o vale depressionário e os aguaceiros ocasionais associados.

No fim desse período (cada modelo tem uma hora diferente de término da precipitação) os acumulados previstos são os seguintes:

ECMWF 12z (até 21 às 15:00utc)
S2CQI3M.png


UKMO 12z (até 21 às 21:00utc)
Vxro0kH.png


ARPEGE 12z (até 20 às 14:00utc)
4okLEqP.png


ICON-EU 18z (até 21 às 12:00utc)
Qbn2WPl.png


GFS 18z (até 22 às 00:00utc)
CCVL7V9.png


Em geral é a cordilheira central ou o vale do Tejo a separar os acumulados significativos, a norte, das precipitações residuais ou até quase nulas, a Sul.
 
Última edição:
É impressão minha ou isto é já o início da época das chuvas este ano?!? Desde 20 de Maio o tempo tem estado muito instável, com trovoadas e agora passagem de superfícies. Para início de julho já temos previsão de precipitação. É a longo prazo, vale o que vale, mas noto muita instabilidade atmosférica.
Posso estar enganado, mas poderá ser um verão atípico.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
É impressão minha ou isto é já o início da época das chuvas este ano?!? Desde 20 de Maio o tempo tem estado muito instável, com trovoadas e agora passagem de superfícies. Para início de julho já temos previsão de precipitação. É a longo prazo, vale o que vale, mas noto muita instabilidade atmosférica.
Posso estar enganado, mas poderá ser um verão atípico.
Muita instabilidade? Ainda para mais no sul?:huh:
Tirando o interior mais a norte, que de facto tem sido fustigado por trovoadas e granizo nalguns locais, no resto do país, não tem sido nada de anormal.
Agora veremos o que o verão reserva.
 
Muita instabilidade? Ainda para mais no sul?:huh:
Tirando o interior mais a norte, que de facto tem sido fustigado por trovoadas e granizo nalguns locais, no resto do país, não tem sido nada de anormal.
Agora veremos o que o verão reserva.
Maio e este mês já ultrapassaram a média de precipitação, pelo menos em Alvalade Sado e graças às trovoadas.
 
Saída muito quente do ECMWF 0Z.


animjlj8.gif


GFS 0z para um período semelhante, bastante quente também:

animoxx9.gif
 
Informação especial
Comunicado válido entre 2023-06-19 18:10:00 e 2023-06-22 23:59:00
Assunto: Tempo quente em Portugal continental - COMUNICADO Nº2
A partir de dia 22 de junho a imposição de uma crista anticiclónica entre o Golfo da Biscaia e o arquipélago da Madeira dará origem a uma circulação que trará em altitude uma massa de ar com origem no Norte de África, favorável a uma situação meteorológica de tempo quente, seco e estável.

Assim, prevê-se uma subida generalizada dos valores da temperatura a partir desse dia, em especial da máxima, sendo de esperar valores acima de 30°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre os 35 e 40°C no interior, em especial na região Sul onde deverão ser ultrapassados os 40°C.

A temperatura mínima também irá aumentar, sendo previstas noites tropicais (mínimas acima de 20°C) em vários locais do Centro e Sul, com destaque para a região do Sotavento Algarvio onde as mínimas poderão mesmo ser próximas de 25°C.

Estarão em vigor avisos de tempo quente válidos a partir de dia 23 de junho na região sul, dia em que as temperaturas máximas terão uma subida generalizada de 4 a 7°C. Estes avisos deverão ser estendidos no tempo e no espaço, uma vez que a tendência aponta para uma nova subida de temperatura no dia 24, e para a persistência de valores elevados de temperatura nos dias seguintes em praticamente todo o continente. Desta forma, é também expectável a ocorrência de uma onda de calor no final do mês de junho, de modo que se aconselha a seguir as orientações da DGS para situações de tempo quente.

O vento soprará geralmente fraco a moderado, predominando do quadrante norte, soprando por vezes forte no litoral a partir da tarde devido ao reforço do efeito de brisa.

Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com diversos concelhos do interior Norte e Centro, bem como na região Sul, a serem classificados com valores de PIR máximo ou muito elevado, com implicações na restrição ao uso do fogo e das atividades permitidas em meio rural.

Acrescenta-se também que em condições de céu pouco nublado ou limpo nesta época do ano, muito próxima ao solstício de verão, o índice de radiação ultravioleta irá atingir valores muito elevados.

O IPMA irá continuar a acompanhar a situação, atualizando este comunicado caso se justifique.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:

Para mais detalhes sobre o Perigo de Incêndio Rural consultar:

Para mais detalhes sobre os cuidados a ter com a exposição solar:

Para recomendações à população para proteção contra o calor, consultar:
Data de edição: 2023-06-20 18:21:51
 
Juntemos as previsões do ICON-EU e do ARPEGE e a confusão ainda é maior: o segundo mostra uma influência mínima da brisa marítima, propagando as isotérmicas das máximas à volta ou perto dos 40ºC até ao Litoral Centro e Norte.

ICON-EU
JqSs0Xe.png


ARPEGE
zUVlCvf.png


Assinale-se no entanto a notável concordância entre o WRF e o ICON-EU.
 
Última edição:
Évora e Beja em aviso laranja para amanhã e 2ªfeira e pergunto e Faro não cumpre com máximas de 39 e 38 respectivamente. Se o critério é entre os 38 e os 41°C, devia ser colocado em aviso laranja.