Tenho o Festival do Panda com a minha filha em Oeiras no próximo Sábado. Visto as previões de 38º para Sábado e 41 para Domingo para Lisboa (alerta Laranja e Vermelho), não seria mais sensato cancelarem o evento?
Oeiras é beira-mar... Tenta hidratar ao máximo e levar chapéu de sol e até um borrifador para refrescar a pequena.Tenho o Festival do Panda com a minha filha em Oeiras no próximo Sábado. Visto as previões de 38º para Sábado e 41 para Domingo para Lisboa (alerta Laranja e Vermelho), não seria mais sensato cancelarem o evento?
Esquece lá isso.. Há uns 3 ou 4 anos atrás fui ao festival do Panda em Oeiras, estavam uns 30 graus certamente. Não se podia estar ao Sol, e o chão era sintético, mas em mau estado de conservação, já todo trilhado aos bocadinhos (conseguia apanhar do chão aos punhados). Enfim um odor horrível a borracha, com aquele calor ao Sol.Tenho o Festival do Panda com a minha filha em Oeiras no próximo Sábado. Visto as previões de 38º para Sábado e 41 para Domingo para Lisboa (alerta Laranja e Vermelho), não seria mais sensato cancelarem o evento?
Atenção que o aumento da humidade pode ser contraproducente. Para usar borrifadores é preciso que haja depois brisas, naturais ou criadas artificialmente com ventiladores ou o simples leque...Não havendo essa turbulência do ar, borrifar pode ser mesmo prejudicial. Só estando dentro do mar.Oeiras é beira-mar... Tenta hidratar ao máximo e levar chapéu de sol e até um borrifador para refrescar a pequena.
Yap. É como ano passado, no estádio de futebol em relva sintética.Esquece lá isso.. Há uns 3 ou 4 anos atrás fui ao festival do Panda em Oeiras, estavam uns 30 graus certamente. Não se podia estar ao Sol, e o chão era sintético, mas em mau estado de conservação, já todo trilhado aos bocadinhos (conseguia apanhar do chão aos punhados). Enfim um odor horrível a borracha, com aquele calor ao Sol.
Se não fores a tempo, todas as sombras e bancadas ficam ocupadas. Há filas para tudo (água, gelados, recordações..). Mas pronto, frente ao palco as famílias sentam-se no chão e lá aguentam.
Duas cartas muito simples do UKMO 18z, mas que na minha opinião podem ajudar a compreender a situação para o fim de semana.
A dorsal vai produzir um corrente de nordeste sobre a parte ocidental da península. Não haverá a típica entrada da brisa marítima na costa ocidental com força suficiente para reter a massa de ar quente no interior. Em vez disso, esse ar já aquecido continuará o percurso desde o interior até à costa, mantendo a sua temperatura ou até continuando a aquecer enquanto não chegar ao oceano. Toda a zona urbana da AML contribuirá para esse aquecimento e as temperaturas nesta previsão podem rivalizar com as de locais tipicamente mais quentes como o vale do Tejo alargado, Santarém, Entroncamento, Abrantes, Tomar, etc.
Repare-se na previsão do IPMA por localidades: Cascais com 40ºC, Lisboa 42ºC, península de Setúbal nos quarentas também, ou seja as últimas zonas por onde passa a corrente de NNE/E antes de entrar no oceano. Ainda por cima zonas de grande densidade urbana.
O que queres dizer com prejudicial??Atenção que o aumento da humidade pode ser contraproducente. Para usar borrifadores é preciso que haja depois brisas, naturais ou criadas artificialmente com ventiladores ou o simples leque...Não havendo essa turbulência do ar, borrifar pode ser mesmo prejudicial. Só estando dentro do mar.
A sensação de calor, para uma mesma temperatura do ar, aumenta com a humidade atmosférica. Calor seco suporta-se melhor do que calor húmido, é a evaporação da transpiração que baixa a temperatura corporal periférica. Se o ar estiver mais húmido a evaporação faz-se mais dificilmente. A turbulência do ar (vento) ajuda a evaporar.O que queres dizer com prejudicial??
Lisboa já está com aviso vermelho??
No entanto o GFS não tem resolução suficiente para ver detalhes como ilhas de calor urbanas, e no caso específico da AML esse factor pode elevar a temperatura de 1º a 2ºC pelo menos.o gfs já começou a cortar, já nem mete 40ºc em lisboa.
Por outro lado continua com 42º, 43º, 44ºC pela maior parte da região a sul da cordilheira central.o gfs já começou a cortar
Falei do aviso porque alguem por aqui mencionou isso por aqui porque no site do IPMA ainda nao está nada de facto...A sensação de calor, para uma mesma temperatura do ar, aumenta com a humidade atmosférica. Calor seco suporta-se melhor do que calor húmido, é a evaporação da transpiração que baixa a temperatura corporal periférica. Se o ar estiver mais húmido a evaporação faz-se mais dificilmente. A turbulência do ar (vento) ajuda a evaporar.
A quatro dias de distância ainda não se emitem avisos. Provavelmente amanhã já existam.
Sim, todos esperamos que não se concretize, excepto talvez quem tenha negócio de refrigerantes, ventoinhas, etc...
Quanto maior a temperatura, maior a capacidade de o ar conter vapor de agua, logo a sensação térmica aumenta.A sensação de calor, para uma mesma temperatura do ar, aumenta com a humidade atmosférica. Calor seco suporta-se melhor do que calor húmido, é a evaporação da transpiração que baixa a temperatura corporal periférica. Se o ar estiver mais húmido a evaporação faz-se mais dificilmente. A turbulência do ar (vento) ajuda a evaporar.
A quatro dias de distância ainda não se emitem avisos. Provavelmente amanhã já existam.
Sim, todos esperamos que não se concretize, excepto talvez quem tenha negócio de refrigerantes, ventoinhas, etc...