Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Março 2023

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Já diz o ditado.. Março, marçagão, manhãs de inverno, tardes de verão.

off-topic:
Hoje foi ao contrário :lol:

Ficam aqui os acumulados que o WRF prevê até 5ªfeira às 12h, comparando a saída 06z com a 12z. Alguma diferença, para menos, pode ser devida ao que entretanto acumulou entre as 6h e as 12h de hoje (Litoral Norte).

V70qjQG.png
n9PgvFA.png


Há um aumento da área de acumulado superior a 30 mm, nas regiões Norte e Centro.
 
Última edição:
Olhando os modelos, creio que se adivinham umas belas de umas semanas de chuva na 2ª quinzena do mês/inicio de Abril. A ver vamos!
Não sei que modelos falas mas eu vejo é o contrario, e nem na bola de cristal ainda se consegue ver o tempo para inicio de Abril.
O que está previsto é a típica situação de rio atmosférico, com bastante precipitação no Litoral Norte e Centro e praticamente nada a Sul: :rain: :angry:
Tw0Fie1h.png

898lr6Mh.png

Z9ha3nKh.png
 
O que está previsto é a típica situação de rio atmosférico, com bastante precipitação no Litoral Norte e Centro e praticamente nada a Sul

O panorama deste início de Primavera começa a ficar sombrio a sul do Tejo, quando as expectativas de precipitação suficiente para atravessar o Verão sem penúria começam a ser remetidas para o Abril e o Maio.

A run 00z de hoje do ECMWF marca o contraste Noroeste/Sueste de forma quase extrema, até dia 23 do corrente:
cfcWRKB.png
 
O panorama deste início de Primavera começa a ficar sombrio a sul do Tejo, quando as expectativas de precipitação suficiente para atravessar o Verão sem penúria começam a ser remetidas para o Abril e o Maio.

Actualização da previsão de acumulado de precipitação nos 10 dias seguintes (até dia 25 às 12h), run 12z do ECMWF.
Mais precipitação a norte do Tejo, alargando-se a área de acumulado superior a 100 mm e estendendo-se até à Estrela e superior a 20 mm até parte do Ribatejo e Oeste; daí e mais para sul, continua a mesma escassez inferior a 10 mm, podendo mesmo ser zero no extremo do Sotavento.

moCgp1a.png


Acumulados desta ordem no Sueste do território desaparecem em menos de três dias pela evapotranspiração potencial:
msESCo9.png
LNbzSYl.png


Com o conteúdo de água no solo inferior a 60% na maior parte da região Sul e até inferior a 40% (área < amarelo) em extenza zona do Alentejo e Algarve centrais, assim como em zonas do vale do Tejo e Sado, a recarga de albufeiras no Sul será nula até àquela data.
 
Última edição:
A frente tem actividade mínima ou nula do Cabo Carvoeiro para sul.
Acumulados até Domingo à noite (00h de 2ª):

i2u1u8E.png


Edição: para esta primeira frente, o WRF tinha na previsão precipitação residual, nula ou inferior a 0,5 mm para quase todo o Sul do continente, incluindo o litoral Centro.

JNlMA8t.png
 
Última edição:
Saída após saída não há variação na previsão dos vários modelos até praticamente ao fim do mês.
O GFS a 384 horas (meteogramas) mete mesmo zero de acumulado em Faro até 3 de Abril, por exemplo.

Até dia 28, a configuração da distribuição dos acumulados no continente mantém o mesmo padrão dos últimos dias, ou pior, diminuindo os valores e anulando-os em grande parte da região sul. Dicotomia Noroeste/Sueste acentuada:

wOlatYC.png


GFS mais "secamente" agressivo:

Dx5cK7R.png


Off-topic:
Começa a fazer-se tarde para esperar ainda uma compensação no sul do território, na minha opinião. Deviam tomar-se desde já medidas e planear atempadamente o uso racional da água nas albufeiras.