GFS 18Z a meter este "sting jet" a entrar pelo sul, loucuras a +66h:
É a saída 18z e não é propriamente uma loucura, outros modelos estavam a vê-lo na mesma saída.
O ECMWF 18z também viu essa depressão satélite, mas nessa posição cerca de 3 horas mais tarde (às 15:00utc) e menos cavada (993hPa) e menos próxima da costa. E será mais o litoral de Huelva a apanhá-la.
O UKMO 18z só vejo a carta a 66h e a depressão também está lá e estará provavelmente na mesma posição que o ECMWF às 15:00.
O ARPEGE é muito mais agressivo, coloca a depressão completamente em terra sobre o Sotavento/Sudeste Alentejo, mais precisamente centrada ás 12:00 de Sábado sobre a zona de Alcoutim e com menos de 984hPa. Nas cartas horárias de precipitação acumulada em 1 hora define claramente o stingjet a percorrer o Baixo Alentejo desde a entrada em Odemira e a sair por Barrancos.
O ICON-EU 00z de hoje, já nada vê dessa satélite, não existe no registo de pressão à superfície, mas provavelmente na 18z ainda lá estava alguma coisa. E a forma das isoietas dos acumulados horários sugere que passou ali uma circulação local, com centro ao largo da costa, como o ECMWF e o UKMO.
Finalmente o WRF-NMM 0,05º tem o núcleo na mesma posição e hora do GFS, com 990hPa, e o stingjet também aparece no traçado das isoietas, com a ponta a percorrer a linha de costa do Sotavento.
Não vale a pena pôr aqui as cartas disto tudo, aguardemos porque ainda faltam muitas saídas até lá, especialmente veremos como aparece nas saídas 00z de hoje (o ICON já rejeitou a sua formação).
Parece no entanto que será provável algures aparecer um núcleo satélite, pois todos os modelos vêem algo do género.
A carta a 72horas da 12z do UKMO é típica de um "não sei bem o que desenhar aqui" e o traçado das isóbaras alarga-se demasiado para nada surgir.