E eis que, em poucos dias, a previsão mudou de bloqueio anticiclónico quase permanente para um cenário de instabilidade a curto/médio prazo. Uma cut-off deverá vir de leste, chegando cá a Portugal e quebrando o padrão de estabilidade da última semana, já a partir de quarta:
Esta cut-off deverá trazer o primeiro nevão da temporada, nas serras da Estrela e de Montesinho e em zonas da Meseta setentrional em território português (em Miranda do Douro e Mogadouro):
Ao nível de precipitação, está prevista bastante queda de água em todo o território, mas sobretudo a sul. Desta vez parece que a depressão estará numa posição mais favorável a que chova mais por cá. Veremos se o ditado "à terceira é de vez" realmente é certo ou se estaremos perante a terceira gota fria que acaba por levar o grosso da precipitação para o lado errado da fronteira.
A Dina Chuviscosa também vai levar a uma quebra do padrão NAO+ que tem dominado desde meados de outubro, o que permitirá a posterior entrada de depressões vindas de noroeste e a quebra parcial do anticiclone.
Esta entrada de ar frio de noroeste trará de novo nevões, desta vez inclusive em serras mais perto do mar como o Gerês, o Marão ou na zona de Arouca, bem como mais precipitação especialmente a norte do país. Ainda falta algum tempo portanto é ir acompanhando para ver o que acontece...