Na origem desta instabilidade temos um choque de massas de ar; vê-se claramente a N-NE dos Açores um núcleo de ar mais frio por detrás da zona mais convectiva. O detector do IPMA já regista trovoada.
Ui, ui, ui! E eu com um voo do Porto para a Ilha Terceira às 6h da madrugada…Temos conveccção a oeste do continente, com topos bem arrefecidos:
Ver anexo 26506
Na origem desta instabilidade temos um choque de massas de ar; vê-se claramente a N-NE dos Açores um núcleo de ar mais frio por detrás da zona mais convectiva. O detector do IPMA já regista trovoada.
Ver anexo 26507

Boas.Pessoal, uma ajudinha.

Obrigado. Sim eu sei que ainda falta algum tempo, mas se puderem ir dando feed-back agradecia...Boas.
O horizonte temporal é longo, até lá tudo pode mudar, mas a previsão de hoje para dia 14 é esta, chuva
![]()
Rain and mean sea level pressure
Base time: Wed 05 Nov 2025 00 UTC Valid time: Fri 14 Nov 2025 18 UTC (+234h) Area : South West Europe Interval (hr) : 6charts.ecmwf.int
Na minha perspetiva, como morador aqui neste cantinho "semi-árido" (estou a exagerar, claro) chamado Setúbal, melhorou. Dos magros 24 mm para os simpáticos 55 mm. Já peço pouco (que me desculpem os participantes do Baixo Alentejo e Algarve, estou solidário com o vosso desespero face à secura que por aí graça).ECMWF tem uma previsão típica da época, "desagravou" ligeiramente da saída 00z para a 06z.
Antes
Ver anexo 26675
Depois
Ver anexo 26674
Nada de novo a Sul do Tejo.