Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Novembro 2025

1762278955070.webp

Previsão do UKMO 12z para as 48 horas deste evento:

Acumulados horários:

Acumulado total, até 5ª dia 6 às 12:00:
lqdMvEz.png

wn91Jzz.png

>150mm para o PNPG.
Até 90mm para o Caramulo.
Apenas 60 mm para a Estrela.
30 mm para uma parte da AML península de Setúbal incluída, sendo >40mm de Cascais a Oeiras, provavelmente deve incluir também Serra de Sintra.
20 mm em algumas largas áreas dispersas pelo Sul, > 30 mm para uma zona alargada no distrito de Portalegre.

Última edição:
Temos conveccção a oeste do continente, com topos bem arrefecidos:
Eumetsat.webp

Na origem desta instabilidade temos um choque de massas de ar; vê-se claramente a N-NE dos Açores um núcleo de ar mais frio por detrás da zona mais convectiva. O detector do IPMA já regista trovoada.
Eumetsat2.webp

Na origem desta instabilidade temos um choque de massas de ar; vê-se claramente a N-NE dos Açores um núcleo de ar mais frio por detrás da zona mais convectiva. O detector do IPMA já regista trovoada.

Nas cartas do UKMO para amanhã vê-se bem a segunda frente associada à depressão a NO e que irá enviando linhas de instabilidade que serão as responsáveis pelos aguaceiros pós-frontais, trovoadas e eventualmente granizo em algumas zonas.

Também bastante vento em perspetiva, sobretudo no litoral e terras altas.

OIXE8t5.gif

Temos conveccção a oeste do continente, com topos bem arrefecidos:
Ver anexo 26506

Ver anexo 26507
Ui, ui, ui! E eu com um voo do Porto para a Ilha Terceira às 6h da madrugada…

Bastante atividade ao largo da costa, já vi um clarão fraco amarelado e muito ao longe sobre o horizonte a ONO: :trovao:

1762295433917.webp

1762295637959.webp

1762295356646.webp

Última edição:
Pessoal, uma ajudinha.
Previsoes para o Ribatejo mais concretamente a regiao da Golega, para o fds de 14 e 15 de Novembro??
Vou "picar o ponto" á festa da Golegã como de costume, e daquilo que já vi pelas previsões do Ipma, parece que vai chover, pelo menos pingar...
Será que se concretiza?? E a nivel de frio? Temos sempre tido dias bem quentes, pelo menos durante o dia, nos ultimos anos, (mais de 20 graus) mas este ano parece que estará mais fresco...
Opinioes dai???

Pessoal, uma ajudinha.
Boas.
O horizonte temporal é longo, até lá tudo pode mudar, mas a previsão de hoje para dia 14 é esta, chuva:rain:

Boas.
O horizonte temporal é longo, até lá tudo pode mudar, mas a previsão de hoje para dia 14 é esta, chuva:rain:

Obrigado. Sim eu sei que ainda falta algum tempo, mas se puderem ir dando feed-back agradecia...

ECMWF tem uma previsão típica da época, "desagravou" ligeiramente da saída 00z para a 06z.

Antes
Ver anexo 26675

Depois
Ver anexo 26674

Nada de novo a Sul do Tejo.
Na minha perspetiva, como morador aqui neste cantinho "semi-árido" (estou a exagerar, claro) chamado Setúbal, melhorou. Dos magros 24 mm para os simpáticos 55 mm. Já peço pouco (que me desculpem os participantes do Baixo Alentejo e Algarve, estou solidário com o vosso desespero face à secura que por aí graça).

• Gosto
Reactions: joselamego